terça-feira, 8 de novembro de 2016

Campina Verde - Agentes de Saúde alegam suspensão do trabalho
Agentes de Saúde do Município compareceram na Câmara Municipal nesta terça-feira (08/11),durante Reunião Ordinária, alegando que estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Saúde nesta data, onde foram comunicados que estariam suspensos de seus postos de trabalho até o dia 31/12.
De acordo com os agentes, o secretário informou que a decisão tomada pelo prefeito municipal seria em razão de reformas nas instalações dos PSFs e que os mesmos só retornassem ao trabalho no dia 03 de janeiro e que não receberiam remuneração neste período.
Indignados os agentes comunitários, acompanhados pelo Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais procuraram o Legislativo em busca de apoio dos vereadores já que todos possuem contrato de trabalho com início em 18 de janeiro de 2016 (após aprovados no Processo Seletivo de 2015) e vigência enquanto durar o Programa de Saúde da Família no município, programa este implantado pelo governo federal o qual tem a responsabilidade de complementar 95% do piso salarial dos agentes em cada município, ou seja, cabe a prefeitura arcar com 5% do valor do piso salarial dos agentes comunitários de saúde que atualmente é no valor de R$1.014,00.
Os agentes de saúde que compareceram na Câmara Municipal foram orientados a voltarem aos postos de trabalho nesta quarta-feira, já que indagados sobre a notificação por escrito, os mesmos informaram que não haviam recebido nenhum documento oficial sobre a suspensão dos trabalhos.
A maioria dos vereadores se pronunciaram durante a reunião ordinária em apoio aos agentes de saúde, inclusive o Presidente do Legislativo, vereador João Batista Barbosa o qual disponibilizou todos os meios necessários em favor dos profissionais.
Os vereadores, Franco Nero, Cláudio e Alexandre Macedo informaram que haviam mantido contato por telefone com o prefeito municipal que está viajando para indagar sobre o fato e que o prefeito vai receber os vereadores nesta quarta-feira (09/11) para tratar do assunto.
Os vereadores foram unanimes em reconhecer a importância de manutenção do programa no município, já que de acordo com informações de alguns agentes, caso sejam suspensos do trabalho, e na falta de envio de relatório por dois meses seguidos, os recursos são suspensos pelo governo federal, ou seja, possivelmente os recursos deixam de ser creditados para o município já no início do próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário