sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Prefeitura de Campina Verde recorreu de liminar que proibiu o município de gastar dinheiro público com carnaval 2015

Carnaval continua indefinido em Campina Verde enquanto recurso estiver pendente de julgamento

O município de Campina Verde interpôs recurso de Agravo de Instrumento junto ao Tribunal de Justiça (2ª Instância) nesta sexta-feira (30/01) para garantir a realização do carnaval na cidade bancado com dinheiro público.
O Recurso Agravo de Instrumento foi recebido pela Coordenação de Protocolo (CPROT) no Tribunal de Justiça nesta sexta-feira e encontra-se no setor de Coordenação de Distribuição (CODISTR) de onde será redistribuído ao desembargador que irá analisar e julgar referido recurso, já que o desembargador o qual foi destinado, proferiu despacho ainda na tarde desta sexta-feira, determinando a redistribuição.
A liminar deferida pelo juízo da comarca em ação proposta pelo MPMG, proíbe que o município gaste com a contratação de artistas, serviços de bufê, montagem de palcos, conforme matéria já publicada neste Blog no  último dia 27. Além disso, determina que a prefeitura desfaça toda a obra que já havia sido realizada para receber o evento. A multa para o descumprimento da decisão é de R$ 20 mil por dia.
Portanto, até esta data, continua valendo a medida liminar que proibiu o município de gastar dinheiro público com o carnaval, enquanto o recurso de Agravo de Instrumento, interposto pelo município estiver pendente de julgamento no Tribunal de Justiça. 
Campina Verde - Polícia Militar prende acusado de roubo

Roubo praticado pelo acusado foi o único crime violento ocorrido na cidade este ano

Uma guarnição da Polícia Militar composta pelos militares, Sd Teodoro e Sd Brasil em patrulhamento no Bairro Jovina de Oliveira, nesta sexta-feira (30/01), efetuou a prisão do acusado Luciano A. A. que possuía em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela justiça.
Luciano A. A. é acusado de roubo ocorrido no último dia 28, quando a vítima K. G. O. relatou que ao sair do Bairro Jovina de Oliveira e chegar na Avenida Fradique Correa da Silva foi abordado pelo acusado que o agrediu com murros na face, foi jogado ao solo recebendo ainda vários chutes na região do abdômen e  a seguir lhe foi roubado uma blusa, um boné e seu aparelho celular.
De acordo com a Polícia Militar o roubo praticado pelo acusado, consta até o momento. como o único crime violento ocorrido na cidade neste ano de 2015.

Certidões do registro civil poderão ser solicitas pela internet
Nesta sexta-feira (30/01), às 10h, no 1º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registo Civil de Minas Gerais (Recivil), Paulo Alberto Risso de Souza, assinam documentos que implantam e divulgam a consulta pública à Central de Registro Civil de Minas Gerais (CRC-MG). Os documentos serão firmados durante a audiência pública de instalação da correição ordinária da comarca de Belo Horizonte.
A CRC-MG permite que qualquer pessoa verifique a existência de atos de registro civil (certidões de nascimento, casamento e óbito) em todas as serventias de registro do Estado de Minas Gerais e solicite a expedição de uma nova certidão do registro. Atualmente, o banco de dados contém registros realizados a partir de 1990. Até 2016, estarão disponíveis os registros realizados desde 1º de janeiro de 1950.
O serviço pode ser acessado no endereço www.registrocivilminas.org.br. O solicitante, que deverá se identificar, poderá optar por receber o documento em casa ou escolher um cartório para retirá-lo. Quem opta por retirar o documento no cartório paga somente os emolumentos e a taxa de fiscalização judiciária. Já quem escolhe receber em casa, paga também as despesas postais.
Em breve, a CRC-MG estará interligada à CRC Nacional, o que vai permitir que as consultas e solicitações sejam feitas em qualquer cartório do país, desde que já esteja em funcionamento uma CRC local. A facilidade atende também ao Provimento 38/2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A criação desse banco de dados único foi regulamentada nos artigos 602 a 618 do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais (Provimento 260/CGJ/2013). Desde 2013, todos os registradores civis de Minas Gerais alimentam o banco de dados de forma escalonada. Diariamente todos os registradores alimentam o sistema com os novos registros.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional  (TJMG) - Fórum Lafayette

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Polícia Militar cumpre mandado de busca e apreende armas de fogo em Campina Verde
A Polícia Militar de Campina Verde em cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido pela justiça em residência na Rua 18, nesta cidade de propriedade de L. C. V. apreenderam dois revolveres cal. 32, um revolver cal. 22, três munições de calibre 32 intactas e treze munições de calibre 22 intactas. 
Na ocasião o proprietário das armas e munições estava na residência e disse que as armas apreendidas bem como as munições seriam herança de seu pai. 
O material apreendido bem como o proprietário que foi preso pela Polícia Militar sob a acusação de posse ilegal de arma de fogo foi encaminhado à Delegacia de Polícia local. 
Participaram do cumprimento de mandado os militares Sd PM Danilo de Paula, Sd PM Samuel, Sd PM Matos, Sd PM Danilo, Sd PM Segawa, Sd PM Pinheiro e Sgt PM Valdemir.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Justiça manda suspender o carnaval em Campina Verde 

Festa no município é considerada a maior do município e por muitos anos foi considerada a maior da região, atraindo turistas de todo o País

Campina Verde - A juíza da Comarca de Campina Verde, Eleusa Maria Gomes, determinou que a Prefeitura Municipal se abstenha de fazer gastos com as festividades do carnaval em razão do município estar com dificuldade financeira, para efetuar o pagamento dos salários de seus servidores que estão recebendo sempre com atraso e outros gastos financeiros mensais tais como recolhimento de fundo de garantia pelo tempo de serviço, devendo então prevalecer o princípio da supremacia do interesse público. O efeito prático da liminar é a suspensão do Carnaval de Campina Verde, bancado com dinheiro público.
A juíza determinou, ainda, multa de R$20 mil para cada dia de descumprimento. Caberá à Prefeitura recorrer ou não ao Tribunal de Justiça, contra a decisão. 
Além das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, citadas acima, a juíza da comarca ressaltou ainda o desperdício de água ocorrido por ocasião das festividades: "É momento oportuno, para trazer à memória, sobre a quantidade de água que se gasta de maneira exagerada em todos os carnavais de nosso município. Pessoas que enchem caminhonetas de água para refrescarem ou brincar com as outras pessoas. A necessidade de inúmeros caminhões pipas de água gastos para lavarem as ruas, todas as manhãs de carnaval, para acabar com o mau cheiro exalado de urinas humanas que se encontram em todos os lugares".
A liminar deferida pela juíza da comarca, na tarde desta terça-feira (27/01) e que foi publicada no site do TJMG, atendeu à Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Estadual desta comarca. 
A notícia da decisão judicial que estava sendo aguardada, assusta a população e, deverá assustar os empreendedores que trabalham e geram renda com o período carnavalesco. Vai de vendedor ambulante aos donos de hotéis e das pessoas que trabalham com locação de casas que estão receosos com a possibilidade de perderem renda.
A sociedade está dividida, mas é consenso de que a saúde financeira do município precisa melhorar. "Parabéns Sr. Promotor, continua assim fazendo o que é certo, defendendo os direitos do povo trabalhador de Campina Verde. Carnaval não paga as dividas da prefeitura!", pontua uma leitora. 
Outro leitor, preocupado com a maior crise hídrica já vivida pelo País comentou: "Quero ver em Campina Verde, se realmente tiver o carnaval, como vai ficar o desperdício de água, que não é pouco".
Confira na íntegra a decisão judicial:


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Acidente tira a vida de ex-vereador de Iturama e sua esposa 

FERNANDÓPOLIS - Duas pessoas morreram e outra ficou gravemente em um acidente registrado na madrugada desta sexta-feira, às 5h25, na rodovia Percy Waldir Semeghini, próximo ao bairro rural do Caxi em Fernandópolis. 
As vítimas são Adelvan Donizete de Freitas Borges, ex-vice-prefeito da cidade de Iturama no período de 2000 a 2004 e ex-vereador pelo período de 2009 a 20012 e sua esposa, a professora Evanda Elizabete Vieira de Freitas. 
Segundo informações preliminares, Adelvan que dirigia um veículo Ford KA com placas da cidade de Iturama/MG, teria perdido o controle da direção, saindo da pista e capotando além do acostamento. Tanto o motorista e a sua esposa que estava como passageira no banco da frente foram arremessados para fora do veiculo. Evanda teria se chocado contra um poste de energia elétrica. Já o Adelvan  “voou” a uma distância de 40 metros do veiculo.
As posições do carro e dos corpos chamaram a atenção das autoridades que raramente veem este tipo de situação. O curioso é que o relógio de pulso do motorista Adelvan travou às 5h25, coincidentemente horário do acidente. Uma testemunha disse que escutou o barulho do capotamento e saiu para ver. Ela relatou que o fato teria acontecido pouco antes das 5h30. 
Uma passageira que estava no banco de trás e usava cinto de segurança foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis com vários ferimentos e não corre risco de morte. 
A Policia Militar Rodoviária informou que as vitimas saíram de Iturama/MG e seguiam para a cidade de São José do Rio Preto/SP.
Com informações do site: Região Noroeste

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Campina Verde - Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública para proibir o município de efetuar despesas com o carnaval 


 Promotor de Justiça
José Cícero Barbosa da Silva Júnior
A promotoria de justiça do município de Campina Verde, ajuizou nesta data (22/01), Ação Civil Pública, com pedido de liminar, em face do município com a finalidade de proibir a realização de despesas com o carnaval.
A ação se deve à resposta encaminhada pelo município na última quarta-feira (21/01), onde o prefeito manifesta o descumprimento da recomendação feita pelo Ministério Público para não aplicação de recursos públicos nas festividades do Carnaval.
A recomendação datada do dia 07/01 recomendando ao Prefeito Municipal que se abstivesse de realizar quaisquer despesas públicas com as festividades do feriado do Carnaval deste ano, incluindo a contratação de artistas, de bandas, de serviços de bufê ou similares e a montagem de estruturas, de palcos ou afins para eventos, enquanto perdurar a inadimplência no pagamento das verbas relativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de seus servidores., foi respondida pelo executivo nesta quarta-feira, informando da impossibilidade de atender à recomendação.
"Nada obstante, a municipalidade resolveu desacolher a recomendação da Promotoria e realizar, às expensas dos depauperados cofres públicos, o carnaval", enfatizou o promotor de justiça da comarca, José Cícero Barbosa da Silva Júnior.
"É imperioso ressaltar que a dívida da Prefeitura relativa à omissão de depósitos do FGTS de seus agentes públicos, consolidada de junho de 2013 a outubro de 2014, supera do milhão de reais, de acordo com comunicação oficial do Ministério do Trabalho e Emprego. Para envernizar de legalidade a enorme e irresponsável dívida, o Executivo municipal fez aprovar, em outubro de 2014, na Câmara de Vereadores – onde detém maciça maioria – lei autorizando o parcelamento do débito perante a CEF em vinte e seis vezes. 
Destaca-se, outrossim, que, neste janeiro de 2015, venceria uma parcela de aproximadamente R$260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais) concernente a verbas devidas a servidores temporários cujos contratos encerraram, a servidores demitidos sem justa causa e servidores aposentados. 
Às pressas, o Município demandado, por seu Prefeito, encaminhou, em 15 de janeiro p,.p., novo projeto de lei, visando a obter nova autorização para diferir, em seis meses, o prazo para pagamento da referida parcela. Como era de se esperar, o parlamento local prontamente sancionou o projeto de lei oficializando a moratória.
Em outras palavras, mesmo diante da recomendação ministerial anterior, o réu, ao invés de pagar as verbas rescisórias devidas a seus ex-servidores e servidores aposentados, ambos em estado de vulnerabilidade social e econômica, optou por aplicar-lhes o calote, rolando a dívida por mais seis meses, e fazer festa com o escasso recurso público, com o dinheiro do povo. É importantíssimo observar que o valor orçado para a realização do carnaval é superior ao da dívida trabalhista cujo pagamento o réu provocou a prorrogação.", destacou o promotor de justiça.
O município, através do Prefeito Municipal alega que o carnaval é um evento cultural realizado por mais de 25 anos, compondo a tradição cultural da cidade, pelo qual  toda população espera para ter seus momentos de lazer, descontração e convívio social. 
Destacou ainda que "a preocupação externada pelo nobre representante do Ministério Público, qual seja,  com o pagamento da dívida fundada de FGTS, reporta-se que a mesma já fora prontamente regularizada, após a autorização dada pela Lei Municipal nº 2.010, de 23 de outubro de 2014, a qual permitiu o parcelamento da dívida, estando, agora em fase de liquidação/pagamento, não existindo mais saldo em aberto como dívida do Município".
Em contrapartida, a Promotoria defende que o município frustrou os direitos dos servidores públicos municipais mais vulneráveis. "A bem da verdade e ao menos segundo a ideologia, a principiologia e a moral que norteia o grave múnus ministerial, confiado pela Constituição Cidadã, o Município réu frustrou os direitos de seus servidores mais vulneráveis, ou seja, os desempregados e os aposentados, tudo com o beneplácito da assembleia legislativa (leia-se Câmara Municipal), que, acredita-se, deveria zelar pelos direitos consagrados, pelo patrimônio pública e pela gestão responsável e ética da res publica. A documentação probatória aliada ainda fornece evidências outras do estado caótico financeiro do réu. Nesse sentido, verifica-se que o Município de Campina Verde tem, reiteradamente, descumprido decisões judiciais (conforme documentos juntados), mesmo as confirmadas pelo egrégio Tribunal de Justiça, proferidas em ações civis públicas propostas para a defesa de interesses coletivos e individuais indisponíveis, como a saúde de vários dependentes químicos internados na Casa de Recuperação desta comarca. Aliás, foi dentro desse cenário altamente desfavorável, quase sinistro, que, também ano passado, o Chefe do Executivo Municipal editou o Decreto nº 22/2014, com a finalidade de cortar gastos supérfluos. De acordo com o artigo 7º do citado decreto, estariam suspensas, por tempo indeterminado, as contratações de novas obras e serviços com recursos próprios do município. 
Ora, em tempos de arrocho econômico e de declarada crise financeira, o gasto de enorme receita pública com a promoção de festas e de oba-obas, por mais tradicionais que sejam, é gritantemente supérfluo, raiando às portas do insulto ao contribuinte e aos credores". alegou o RPM.
Na petição, o Representante do Ministério Público solicita à justiça, o deferimento da Liminar com Tutela Antecipada a fim de obrigar o município a abster-se de realizar quaisquer despesas públicas com as festividades do carnaval, bem como a desfazer toda e qualquer obra pública já realizada para servir ao carnaval, sob pena de multa diária, no valor sugerido de R$20.000,00 (vinte mil reais), enfatizando, dentre outras alegações que,  "Há ofensa, até mesmo, a decreto municipal emitido para racionalizar o gasto público, proibindo a assunção de obrigações supérfluas.(...) A verdade que salta aos olhos é que o Município está quebrado, por isso o edil-chefe baixou, via decreto, norma de contenção e racionalização de gastos, norma a qual ele próprio agora infringe ao autorizar o gasto de centenas de milhares de reais, raspados do erário, para realização farra. Neste país, realmente se faz farra com dinheiro do povo".
A referida Ação Civil Pública foi protocolada nesta data e o Ministério Público aguarda decisão da justiça ao pedido da liminar requerido da ação. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Campina Verde - Interno da Comunidade Terapêutica Renascer pede socorro 

Através de e-mail encaminhado à redação do Blog de Notícias Campina Verde, um interno, o qual terá o seu nome preservado, solicita ajuda à comunidade para manter o local em funcionamento, alegando possível suspensão do apoio financeiro da prefeitura.
Confira na íntegra a solicitação:

"Saudações Eneir,
Sou interno da Comunidade Terapêutica Renascer em Campina Verde, uma casa de recuperação para dependentes químicos que querem parar de usar drogas, nossa internação é de livre espontânea vontade ou por ordem judicial e em 2 anos de funcionamento já ajudou mais de 20 adictos - dependentes químicos a mudarem de vida, abandonando sua dependência,. Ultimamente viemos enfrentando alguns problemas no pagamento com a prefeitura que está sempre atrasando a mensalidade dos internos custeados por ela, oque prejudica nossa comunidade que além de simples e humilde sobrevive através de doações e a ajuda da prefeitura municipal. Temos também o problema do pagamento do aluguel que está atrasado há um mês, o qual deveria ser pago também pela prefeitura através de um acordo onde a comunidade diminuía o preço das internações em troca da prefeitura pagar o aluguel da casa, acordo que a prefeitura propôs e onde a comunidade abre mão de mais ou menos três mil e quinhentos reais. A prefeitura diz que o mês de dezembro é o último que será pago por esse acordo. Pedimos, encarecidamente, para que nos ajude da maneira que puder apoiando nossa comunidade em Campina Verde, pois estamos com medo de que sem o apoio da prefeitura a casa seja fechada e nós internos tenhamos que interromper nosso tratamento. Essa casa faz um lindo trabalho social retirando os dependentes químicos - adictos das ruas dando para eles uma chance de tratamento e para família e sociedade um sossego. Nossa comunidade é totalmente legalizada e fiscalizada pela ANVISA e aberta a qualquer cidadão que queira conhecer a casa e o tratamento. Temos apoio de algumas ONGs na cidade como o Lions Clube e mais algumas famílias mas continuamos precisando de doações, principalmente diante desse impasse do aluguel. Estamos nesse momento enviando apelos a todo e qualquer cidadão e político que possa nos ajudar a manter a casa funcionando. Por favor colabore com nossa causa. Contamos com sua ajuda".
Obs: Qualquer segmento ou membro da comunidade que tenha disponibilidade para realizar doações, a  Comunidade Terapêutica Renascer em Campina Verde está localizada na Praça São Vicente de Paulo nº314 - Bairro Medalha Milagrosa e o telefone de contato é (34) 9186-1132.
Campina Verde - Câmara Municipal aprova mais um parcelamento de FGTS dos servidores do município
Parcelamento foi aprovado com o voto dos vereadores, Isaías Neto, Janete Martins, Alexandre Macedo, Cláudio Borges e Franco Nero
O pagamento do FGTS em atraso dos servidores do município de Campina Verde, demitidos sem justa causa, dos contratados por prazo determinado cujos contratos foram encerrados e dos aposentados, regidos pela CLT foi parcelado em até seis meses com aprovação do Legislativo.

O Projeto de autoria do executivo solicitando autorização para parcelamento foi votado em reunião extraordinária na última segunda-feira (19/01) e recebeu o aval do Legislativo com o voto favorável dos vereadores, Isaías Neto, Janete Martins, Alexandre Macedo, Cláudio Borges e Franco Nero.
Votaram contrários ao parcelamento os vereadores, João Silva Filho, Alan Borges, João Batista Barbosa e Marcos Roberto Ferreira de Almeida. 
Os vereadores, Mário Machaim Franco e Olívia Nahass não compareceram na reunião, estando ausentes do município em razão de compromissos firmados anteriormente. De acordo com a vereadora Olívia Nahass, a convocação para a referida reunião extraordinária foi expedida quando ela já estava ausente do município. 
O FGTS em atraso desta parcela de servidores e ex-servidores do município (demitidos sem justa causa, contratados por prazo determinado cujos contratos foram encerrados e aposentados), totaliza, de acordo com a mensagem do projeto, o valor de R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais) e deveria ter sido quitado nesta data (21/01), porém alegando que o valor está demasiadamente excessivo aos cofres públicos, o prefeito municipal encaminho referido projeto solicitando o parcelamento que foi aprovado em seis parcelas. 
Os vereadores contrários ao projeto, pronunciaram de forma exaustiva alegando prejuízos aos servidores com a aprovação do projeto, porém não conseguiram reverter a aprovação do projeto de autoria do executivo.
O vereador Alan Borges conclamou ao ex-presidente do Sindicato dos Servidores, vereador Cláudio Borges para que seu voto fosse em favor dos servidores, porém não obteve êxito, já que o vereador votou favorável ao projeto.

Confira na íntegra, nos áudios abaixo o pronunciamento dos vereadores:

João Silva Filho e vereador Isaías:


Vereador João Batista Barbosa: 


Vereador Alan Borges: 


Vereador Marcos Roberto: 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dois acidentes com vítimas fatais na região nesta terça-feira
Foto: Arquivo pessoal
Frutal - No município de Frutal, um acidente entre uma motocicleta e um veículo Gol tirou a vida do jovem frutalense, Myller Stefany da Costa, de 28 anos.
De acordo com informações, o jovem seguia com sua motocicleta Honda Bis, de cor branca, com placas OQX-8144, no sentido Frutal à cruzeta, quando colidiu de frente com um veiculo Gol de cor prata com placas OMA-7700 de Frutal que seguia na direção contrária.
O acidente aconteceu próximo a ponte do Córrego Bebedouro. Ele foi arremessado para fora da pista vindo a falecer na hora. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o acidente, porém, não houve o que fazer com a constatação da morte do jovem.
Com informações: Site Alô Frutal


Distrito de Honorópolis - Caminhão desgoverna e mata motorista que verificava pane no freio 

Foto: Polícia Militar
A guarnição da policia militar do distrito de Honorópolis, composta pelos PMs Cb Souza e Cb Jefferson, foi solicitada e compareceu na região de São Domingos, zona rural deste município onde havia ocorrido um acidente.  
No local, o motorista Valdecir Pizolato, 52 anos, da cidade de Uberaba, havia descarregado uma carreta de calcário em uma propriedade rural na localidade e ao retornar o veiculo, uma SCANIA 112-H, placas BJP-7704 de Santa Juliana, apresentou problemas no freio, o motorista desceu para verificar e ao entrar embaixo do veiculo o mesmo se locomoveu e atingiu a vitima que ficou prensada.

O acidente ocorreu por volta das 14:40hs desta terça-feira (20/01). De acordo com os militares, ao chegarem ao local o motorista Valdecir ainda estava vivo, mas, devido ao peso do caminhão, não resistiu e faleceu antes de ser retirado debaixo do veículo.

A perícia foi acionada, bem como uma guarnição do Corpo de Bombeiros do 8º Pelotão de Iturama que compareceram ao local para os trabalhos de praxe.
Com informações: Site Diário do Triângulo

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Campina Verde – Prefeito solicita novamente autorização legislativa para parcelamento de FGTS
Desta vez o parcelamento é relativo ao FGTS em atraso dos trabalhadores demitidos sem justa causa, os contratados por prazo determinado cujos contratos foram encerrados e os aposentados, regidos pela CLT 

Deverá ser votado nesta segunda-feira (19/01), na Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria do executivo que solicitando novamente autorização do Legislativo para parcelamento de dívida do FGTS. Desta vez, o parcelamento é referente ao FGTS em atraso dos trabalhadores demitidos sem justa causa, os contratados por prazo determinado cujos contratos foram encerrados e os aposentados, regidos pela CLT. 
Em outubro do ano passado, um projeto desta natureza foi votado na Casa de Leis, quando o prefeito solicitava autorização para parcelamento do FGTS em atraso de todos os servidores em 180 meses. Na ocasião, o prazo foi rejeitado por maioria dos vereadores e o projeto sofreu emenda, reduzindo o prazo para 26 meses. Já o FGTS em atraso referente a esta parcela dos servidores (demitidos sem justa causa, contratados por prazo determinado cujos contratos foram encerrados e aposentados) não foi atingido pelo parcelamento já que os vereadores Isaias Geraldo, Franco Nero, Cláudio Antônio, Alexandre Freitas e Janete Martins apresentaram uma emenda, a qual foi aprovada por maioria, deliberando que FGTS em atraso referente a estes servidores seriam devidamente corrigidos e depositados em sua conta vinculada, na Caixa Econômica Federal, em até 90 dias. 
Na ocasião, os vereadores Olívia Nahass, Mário Machaim, Alan Borges, João Silva e Batista votaram contra a emenda que autorizava o prazo de 90 dias para pagamento do FGTS desta parcela de servidores já que tanto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), quanto na Lei do FGTS (8.036/90) são claras as circunstâncias legítimas ao saque, seja nas circunstâncias de desemprego involuntário, também como para o provimento do direito à moradia, do direito à saúde, do direito à vida, no caso fortuito ou força maior, na necessidade grave e premente e também em caso de aposentadoria, bem como sobre os prazos para o saque, portanto, entenderam que seria irrelevante a emenda já que a obrigatoriedade do depósito e consequentemente da liberação nos casos elencados é previsto em legislação específica.  Portanto, a emenda não poderia sobrepor à lei federal, a qual já resguarda os direitos trabalhistas. A vereadora Olívia Nahass alegou ainda que a referida emenda prejudicaria mais ainda o funcionário, pois nela dilata o prazo, já que previa 90 dias para  o depósito, "portanto aquele servidor que porventura não tiver o seu FGTS depositado nos casos acima, basta procurar a justiça" afirmou ela na ocasião.
Mas a emenda foi aprovada por maioria na ocasião e como o prazo para este pagamento expira na próxima sexta-feira (23/01), um novo projeto de autoria do executivo foi encaminhado à Câmara Municipal. 
Em sua mensagem o prefeito solicita autorização legislativa para que o Município possa proceder o parcelamento do referido débito em até 06 (seis) parcelas, vencendo a primeira em 23.01.15 e as demais sucessivamente. Ainda na mensagem, o prefeito informa que o valor devido de FGTS em atraso relativo a estes servidores, perfaz uma quantia de R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais). Ele alega que referida autorização se faz necessária tendo em vista que o valor está demasiadamente excessivo aos cofres públicos, especialmente porque o Município está arcando com o parcelamento do FGTS atrasado, bem como pagando pontualmente o FGTS devido mensalmente, sendo imprescindível para que o Município consiga suportar todas as parcelas sem novos atrasos, regularizando em definitivo a situação. 
A reunião extraordinária para deliberar sobre o assunto está prevista para esta segunda-feira (19/01), ás 15 horas na Câmara Municipal.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ventos de aproximadamente 80 km por hora com chuva de granizo causaram prejuízos em São Francisco de Sales
* Com informações e fotos: Márcio Antônio
A cidade de São Francisco de Sales foi atingida na tarde desta quinta-feira (15/01) com uma chuva de granizo e ventos de aproximadamente 80km/h, causando diversos estragos e assustando os moradores.
De acordo com informações, alguns prédios foram danificados, dentre eles, uma tecelagem, a cobertura de uma quadra de escola, bem como coberturas metálicas no interior do Parque de Exposições daquela cidade.
A Prefeitura Municipal ainda não sabe calcular o valor dos prejuízos causados pela tempestade.  
Confira mais algumas fotos dos estragos na cidade com registro do radialista Márcio Antônio:





Campina Verde - Ministério Público encaminha recomendação ao Prefeito para que se abstenha de realizar despesas com o carnaval

Promotor de Justiça - José Cícero 

O Ministério Público de Minas Gerais, através do Promotor de Justiça da comarca de Campina Verde, José Cícero Barbosa da Silva Júnior, encaminhou recomendação ao Prefeito Reinaldo Assunção Tannús para que se abstenha de realizar quaisquer despesas públicas com as festividades carnavalescas do município. A festa está prevista para o período de 13 a 17 de fevereiro de 2015.
O Promotor de Justiça alega que é de conhecimento oficial, público e notório que o município possui dívida superior a R$1.000.000,00 (um milhão de reais) em razão do não recolhimento, desde junho de 2014, das verbas referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos servidores públicos municipais, por isso a realização de despesas com o carnaval configura violação ao “principio da administração insculpidos na constituição federal”.
O promotor também alega que de acordo com o princípio da responsabilidade fiscal, é dever da Administração Pública promover os ajustes necessários no orçamento afim de arcar com as despesas programadas, ressaltando que todo gestor deve pautar-se pelo princípios básicos da Administração Pública, quais sejam: legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, lembrando que a não observância de um dos princípios supracitados caracteriza improbidade administrativa.
Para o Ministério Público, a inadimplência quanto ao recolhimento do FGTS é incompatível com o dispêndio financeiro proveniente de contratação de bandas, da realização ou promoção de festas por parte do Poder Público Municipal no período do carnaval, o que viola o princípio da moralidade e configura conduta improba, lembrando também que as verbas salariais têm caráter nitidamente alimentar e que o atraso reiterado no seu pagamento, no âmbito do município, provoca lesão, não só aos interesses dos servidores públicos, como a toda à coletividade, já que nos pequenos municípios, a economia, em grande parte, gira em torno dos salários dos servidores públicos municipais. 
O prefeito Reinaldo Tannús, tem o prazo de 10 dias para se pronunciar sobre a medida do Ministério Público, caso contrário deverá responder judicialmente.
Confira abaixo, na íntegra, o teor da recomendação: (click nos arquivos para ampliar)
 

 


Presidente do Sindicato Rural divulga programação da 44ª EXPOVERDE
Conforme prometido pelo Presidente no ano passado, este ano a população será beneficiada com a cobertura das arquibancadas do recinto de rodeio

Visando medida de economia para a entidade, a diretoria antecipou e já realizou a contratação de todos os shows da 44ª EXPOVERDE

O Sindicato Rural de Campina Verde, através do Presidente Wagner Borges de Faria divulga oficialmente os shows da 44ª Expoverde, festa tradicional do município que se tornou o maior evento do setor no município e na região. 
A festa tem início no dia 31 de maio com a realização da tradicional cavalgada e vai até o dia 07 de Junho quando acontece o encerramento com o final do rodeio. 
Com a expectativa de receber inúmeros visitantes durante os dias de realização da festa, o presidente antecipou uma novidade para este ano que será uma grande conquista da atual diretoria que é a cobertura das arquibancadas no recinto de rodeios.
"O ano passado eu disse durante a abertura da 43ª EXPOVERDE que caso não conseguisse cobrir as arquibancadas esse ano não teria a festa e com a ajuda da população de nosso município e de toda minha diretoria nós vamos conseguir realizar esta obra para dar maior conforto à população que aprecia o rodeio e que não possui camarote. Não iremos medir esforços para realizar esta obra em tempo hábil, sendo que todo material já foi adquirido e para concretizar a mão de obra iremos realizar um leilão especial no dia 21 de março, onde queremos contar com o apoio de toda população", disse Waguinho. 
Em entrevista ao Blog de Notícias Campina Verde e à Rádio Cidade FM (Valter Galdino) o presidente Wagner Faria destacou ainda que a EXPOVERDE, além de trazer uma grande movimentação em negócios para o município, proporciona também diversão ao público. Além disso, busca a valorização do produtor rural e por isso, ele, juntamente com todos de sua diretoria não tem medido esforços para melhorar ainda mais a programação e o nível da festa. “Estamos preparando o que há de melhor, adequando as instalações do Parque de Exposições, buscando parcerias, incrementando ainda mais a programação e buscando melhorar o nível de nossa festa, pois a população de nosso município merece e principalmente os associados de nosso Sindicato Rural. Não esquecemos daquelas pessoas menos favorecidas que não tem condições de comprar o ingresso da festa, por isso, com a aprovação de todos da diretoria decidimos que teremos dois dias de festa com entrada franca, sendo no dia 04/06 (quinta-feira) e no domingo (07/06)", afirmou o presidente.
A 44ª EXPOVERDE é uma realização do Sindicato Rural de Campina Verde e será realizada no Parque de Exposições "Homero Santos" com uma extensa programação que tem início no dia 31/05 com a realização da Cavalgada. Os shows terão início no dia 03/06 com a dupla, Jads e Jadson, no dia 04/06, Victor e Matheus, no dia 05/06, Humberto e Ronaldo e no dia 06/06, Di Paullo e Paulino. Além dos shows a diretoria já está ritmo acelerado nos preparativos das demais atrações da festa, como o Torneio Leiteiro, Leilão Especial, Show de Calouros, Escolha da Rainha, Rodeio, dentre outras que serão divulgadas oportunamente neste espaço. 
Foi visando economia para os cofres da entidade que a diretoria antecipou a contratação dos shows, e além disso, com o objetivo de facilitar o acesso de toda população durante todos os dias de festa, é que os passaportes já foram colocados à venda, sendo o primeiro lote promocional no valor de R$70,00, e após isso o valor será de R$80,00 à vista ou R$100,00 parcelado nos seguintes pontos de vendas:
* Ana Laura Lingerie - * Ferragro com Flávio - * Supermercados Santa Rita com Flávia - * Siló Calçados com Vivian e na Sede do Sindicato Rural. 
Confira no áudio abaixo, na íntegra a entrevista do Presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges de Faria:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Revista Veja elege Zé Silva um dos melhores deputados do Brasil


O deputado federal Zé Silva (Solidariedade) foi eleito pela Revista Veja um dos melhores parlamentares da Câmara dos Deputados em 2014, segundo o "Ranking do Progresso", avaliação que afere o desempenho dos congressistas no Parlamento brasileiro. O mineiro alcançou a 23ª posição numa lista que contém 513 nomes da Câmara. Zé Silva obteve a nota global 7,99, ficando à frente de tradicionais nomes da política nacional, sendo o 4º dentre os melhores do Estado de Minas Gerais. 
A avaliação de Zé Silva no "Ranking do Progresso" ocorreu já no final de seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Eleito pelo povo mineiro em 2010, Zé Silva teve a maior votação do PDT em Minas e uma das maiores no Brasil conquistadas com apoio em 765 municípios mineiros, que o reconhecem como uma das maiores lideranças da agricultura familiar de Minas e do Brasil, e um gestor público que contribuiu efetivamente para transformar a extensão rural pública num serviço essencial para o desenvolvimento rural sustentável em nosso País. 
Em fevereiro de 2013, nomeado pelo Governador Antônio Anastasia, e por indicação do Partido Democrático Brasileiro, Zé Silva assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais. 
Em Janeiro de 2014 Zé Silva assumiu a Secretaria de Estado de Agricultura, e em menos de quatro meses lançou a Agenda Estratégica da Agricultura Mineira 2014-2030. 
Em março de 2014 o deputado Zé Silva assumiu a Presidência do Partido Solidariedade em Minas Gerais e em abril reassumiu seu mandato na Câmara dos Deputados, sendo reconhecido ao final de seu mandato pela revista de circulação nacional como um dos parlamentares que mais contribuiu em 2014 para transformar o Brasil em um país mais moderno e competitivo.
O parlamentar comemora esta avaliação de seu trabalho como um desafio para assumir o segundo mandato no parlamento federal já que nas eleições de 2014, foi reeleito deputado federal com 109.925 votos: "Excelente notícia, especialmente por estar encerrando o primeiro mandato, agradeço a confiança dos eleitores e apoio recebido ao longo dos quatro anos, "foi assim que construímos juntos um mandato com base nos princípios da boa política", disse o deputado.
Capotagem deixa cinco feridos na MG-497

Dentre os feridos estavam uma criança de 3 anos e um adolescente de 13 anos


Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na MG-497, no trecho entre esta cidade e a cidade de Iturama, nesta terça-feira (13). O carro saiu da pista e bateu em um barranco e capotou. Dentre os feridos estavam uma criança de 3 anos e um adolescente de 13 anos.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária o motorista cochilou ao volante. 
A batida aconteceu por volta das 6h desta terça-feira. O Corsa, placa HRM-6537, do Mato Grosso do Sul, seguia no sentido Campina Verde/Iturama com cinco pessoas. Quando passou pelo km 214, o condutor perdeu o controle da direção e bateu em um barranco às margens da pista. 
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, junto com uma ambulância do Pronto-socorro de Iturama, prestou socorrido às vítimas. Foram levados para a unidade de saúde, Leonardo Silverino Queiroz, de 32 anos, Janete Borges Pessoa, de 36, Pedro Aparecido Dias Pereira, 32, Renato Pereira dos Santos, 13, e Ana Júlia Pereira Queiroz, de 3 anos. 
Conforme os bombeiros, Janete sofreu fraturas em um braço e perna, Leonardo sofreu escoriações, Ana Júlia, que estava no colo de Leonardo, também sofreu escoriações, assim como Pedro e Renato.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

0800-900-300 é o novo número para solicitação de manutenção de pontos de iluminação pública 

No dia 1° de janeiro de 2015, atendendo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), todos os equipamentos relativos à iluminação pública foram transferidos às prefeituras. Portanto, demandas relacionadas ao assunto, devem ser tratadas junto ao poder público municipal e não mais com a Cemig, como era antes.
A medida da Aneel cumpre o disposto na Emenda Constitucional nº 39, de 2002, que transferiu aos municípios a competência para organizar os serviços públicos de interesse local, como a iluminação pública, e, desde 2013, a Cemig, junto com o governo de Minas Gerais, orienta os representantes de municípios e associações a respeito da transferência de ativos de iluminação pública para as prefeituras.
De acordo com nota encaminhada pela concessionária, faz parte da iluminação pública a manutenção de lâmpadas, luminárias, reatores, relés e postes utilizados exclusivamente para iluminação das ruas, avenidas e praças da cidade. Com isso, as solicitações de serviços relativas à iluminação pública devem ser feitas às prefeituras ou aos órgãos credenciados pelos municípios, por meio de suas próprias centrais telefônicas de atendimento à população. 
No caso de Campina Verde, a informação é de que o município participa de um consórcio denominado Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) que administrará a manutenção da iluminação. A empresa Remo Construtora Ltda., é uma das empresas que prestará o serviço de manutenção do parque de iluminação pública nas cidades de Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara. 
A população deve ficar atenta ao novo serviço. Um telefone de acesso gratuito já está disponível pelo número 0800 0900 300. Com ele todo cidadão pode informar problemas com a iluminação pública, solicitar reparos ou até mesmo notificar irregularidades como a ocorrência de luz acesa durante o dia ou apagada durante a noite.

Outros serviçosVale lembrar que serviços como religações, notificações de interrupção no fornecimento de energia elétrica, problemas com a conta e vários outros, continuam sendo de responsabilidade exclusiva da companhia de fornecimento de energia elétrica.
Em todo o estado a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig atende as demandas da população pelo telefone 116. 
Criança morre após se afogar na represa Capim Branco em Uberlândia

Afogamento ocorreu neste domingo (11). Bombeiros foram abordados pelo tio da vítima.


Weder Araújo Oliveira Silva, de 8 anos, morreu afogado, neste domingo (11), na represa de Capim Branco, na zona rural de Uberlândia. A criança chegou a ser encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (PS-UFU), mas não resistiu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma unidade atendia uma ocorrência de acidente de trânsito na Estrada do Pau Furado próximo à represa quando foi abordada por um homem que carregava Weder Silva no colo. Aos bombeiros, o homem disse ser tio do garoto e que a criança havia se afogado ao nadar em um ponto mais fundo da represa.
O corpo do garoto foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Weder é natural de Campina Verde.

Com informações: Correio de Uberlândia
Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 12 de janeiro

Nesta segunda-feira, a massa de ar quente e seco mantém o tempo estável na maior parte de Minas Gerais. Chuvas localizadas e de curta duração estão previstas para as mesorregiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas. As temperaturas permanecem estáveis e a máxima no estado supera os 35°C no Triângulo, Norte e Vale do Rio Doce. Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 30% à tarde, nos setores Centro, Oeste, Noroeste, Norte e Leste mineiro. Na capital mineira, o dia será de céu claro e as temperaturas oscilam entre 19 e 33°C.
No início da semana, o tempo permanecerá estável na maior parte de Minas Gerais, devido à presença da massa de ar quente e seco. Possibilidade de chuvas isoladas em áreas do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Noroeste. As temperaturas ficarão elevadas e a máxima poderá superar os 36°C nos setores Oeste, Norte e Leste mineiro. A umidade ficará abaixo de 30% à tarde na maior parte do Estado durante toda a semana. Em Belo Horizonte, o tempo ficará estável, sem chuvas por toda a semana. As temperaturas deverão oscilar entre 18 e 33°C.
Fonte: Agência Minas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Programação completa dos shows da 44ª EXPOVERDE será anunciada oficialmente pela diretoria do Sindicato Rural na próxima semana
O anúncio da Programação Oficial da 44ª EXPOVERDE será realizado na próxima terça-feira, informou o presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges de Faria ao Blog de Notícias Campina Verde
O evento já está sendo preparado com muito entusiasmo pela diretoria do Sindicato Rural que pelo segundo ano consecutivo deverá realizar uma grandiosa festa.
"Já estamos em fase adiantada de negociação para fechamento da grade de shows para a nossa festa, faltando apenas alguns nomes para confirmar a programação completa dos shows da 44ª EXPOVERDE", adiantou o presidente, afirmando que a dupla Jads e Jadson já é um show confirmado na programação.
"Nossa expectativa é de que, à exemplo dos anos anteriores, será uma festa de alto nível e de grande sucesso e não iremos medir esforços para suprir a expectativa de nossa comunidade já que é uma festa muito importante para o município e região", afirmou Wagner Faria.

Mais uma explosão de caixa eletrônico em Campina Verde

Mais uma vez bandidos explodiram caixa eletrônico de agência bancária em Campina Verde. Desta vez o alvo foi a agência da Caixa Econômica Federal que fica localizada no centro da cidade. 
De acordo com a polícia militar, apenas um caixa eletrônico foi explodido, porém a explosão danificou mais três caixas e foi o suficiente para danificar grande parte das instalações da agência bancária. 
O horário da explosão foi por volta das 4 horas da manhã e após a ação os indivíduos saíram pela Avenida 11, sentido ao trevo de saída para a cidade de Prata, informou a polícia militar. 
Testemunhas avistaram um veículo tipo Ford Focus, de cor cinza ou prata, sem placas de identificação o que pode ser o veículo com o qual os bandidos chegaram e fugiram após o fato.
"O veículo parou de frente à Caixa Econômica, momento em que desceram três indivíduos encapuzados e adentraram na agência, ficando o motorista ao lado do veículo com uma pistola na mão. Após a explosão, os indivíduos que adentraram e saíram rapidamente estavam com um objeto na mão, possivelmente uma das gavetas do caixa", informou uma testemunha.
"A perícia foi solicitada e compareceu ao local e também compareceu o gerente da agência que após a liberação do local pelo perito, fez o recolhimento de várias cédulas que estavam no meio dos escombros, porém não informou a quantia levada e nem a quantia recolhida no local", informou a PM.
As imagens abaixo mostram o estado de destruição que ficou a agência bancária. A perícia ainda está no local realizando os trabalhos de praxe.