domingo, 30 de novembro de 2014

Água brota da nascente histórica do Rio São Francisco após chuvas
Seca da principal nascente em MG foi descoberta em incêndio há 2 meses.
Diretor do Parque da Serra da Canastra diz que chuva foi suficiente.


Registro de quando a principal nascente do Rio São
Francisco secou
Após dois meses seca, a nascente histórica do Rio São Francisco brotou novamente. Segundo o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, o fato foi oficializado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta sexta-feira (28), mas ainda não se sabe o dia exato em que ocorreu o fenômeno. Até o momento foram registrados mais de 370 milímetros de chuvas na região. “O volume foi o suficiente para alimentar o lençol freático e brotar de novo a água da nascente”, afirmou o diretor do parque.

Segundo o chefe substituto do local, Vicente Faria, a natureza tem se recomposto com o período de chuvas que teve início recentemente na região. As plantas, as flores e o mato verde a perder de vista no chapadão da Canastra indicam uma nova fase. E quem viu de perto a nascente chamada de "histórica" seca e tomada por fuligem agora comemora o ressurgimento. “Sim, estamos muito felizes. Faltou chuva, mas ela veio”, destacou o brigadista Paulo Moisés da Silva, que foi quem descobriu a nascente seca, em setembro deste ano.
Ainda conforme Castanheira, técnicos foram enviados ao local durante a semana passada para constatar o ressurgimento da nascente já que outros "olhos d'água" pequenos que também estavam secos voltaram a brotar água. "Foi então que confirmamos. Já sabíamos que isso iria ocorrer, era questão de chuva e tem chovido de fato dias seguidos na região", comentou.
Contudo, o registro da principal nascente do Rio São Francisco cheia novamente ainda não pode ser feito pela imprensa e visitantes, pois a intensidade das chuvas tem sido significativa e provocou deslizamentos na estrada que dá acesso a uma das portarias do parque e que leva até a nascente. Por isso está interditada e não é possível chegar até o local. "Tentei subir de jipe hoje pela manhã para poder fazer fotos, mas é completamente impossível. Há placas indicando a interdição e elas devem permanecer até que seja possível chegar até o parque", disse o secretário de Meio Ambiente André Picardi.
A seca da nascente - Foi durante um incêndio em setembro,quando os brigadistas do parque tentavam impedir que o fogo atingisse a nascente do rio, que Paulo Moisés da Silva sentiu que o trabalho foi em vão. "Desci 500 metros com a bomba nas costas para colocá-la na nascente e quando cheguei vi o que de fato ninguém esperava. Foi a pior surpresa daquele dia. A nascente estava seca", lembrou.
Na ocasião, a seca foi tratada como a pior já vista em todos os tempos. “Não há registros históricos de seca dessa nascente. Essa estiagem simbolizou uma mudança climática rigorosa e serviu de alerta para toda humanidade", afirmou o diretor do parque.
Ambientalistas fizeram visita oficial à nascente quando ela secou (Foto: Anna Lúcia Silva/G1)
O São Francisco tem mais de 2.700 km e corta sete estados brasileiros - Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal - o que dá a ele o título de maior rio totalmente brasileiro, com uma bacia hidrográfica que abrange 504 municípios.
Na Serra da Canastra ele percorre 14 quilômetros até cair na cachoeira Casca Danta, onde inicia a jornada para o Sul e em seguida muda o curso para o Nordeste do Brasil.
Impactos no turismo - Após as queimadas constantes e a divulgação de que a nascente do Rio São Francisco havia secado houve queda no turismo na região e, de acordo com a Associação de Turismo da Serra da Canastra (Atusca), a baixa no número de visitantes chegou a 60%. Há sete meses, quase toda a vegetação tinha sido consumida pela estiagem, mas nas últimas semanas o cenário tem sido outro e o o turismo que havia sido comprometido agora está em ritmo normal, segundo a diretora da associação Daniela Labônia.
Serra da Canastra mudou de cenário após chuvas na região (Foto: Daniela Labônia/Divulgação)Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas

Câmara Municipal realiza cerimônia de entronização da imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

CAMPINA VERDE – Na ultima terça-feira, dia 25, aconteceu na Câmara Municipal de Campina Verde a cerimônia de entronização da imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
Antes de iniciar a reunião ordinária, o vereador Marcos Roberto, presidente do Legislativo informou a todos que seria promovida a cerimônia de entronização da imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ao recinto da câmara, convidando para compor a mesa principal o pároco da comarca, Padre João Donizete Dombroski que marcou presença na Câmara Municipal para participar da cerimônia. 
Ao dar início a cerimônia a vereadora Olívia Nahass lembrou que a entronização da imagem da Medalha Milagrosa naquele recinto, que ocorre todos os anos neste período, foi uma iniciativa da ex-vereadora Rúbia Caetano enquanto vereadora, salientando a importância do ato naquela Casa de Leis bem como sobre o seu significado.  
Após a condução da imagem pelos vereadores, João Silva e Janete Martins, o pároco  Padre João Donizete Dombroski proferiu uma benção e falou sobre a importância dos trabalhos do legislativo para a comunidade. 
SOCIAL/ENEIR MANNA/CAMPINA VERDE

Na última sexta-feira (28/11) a diretoria do Sindicato Rural de Campina Verde realizou uma solenidade para descerramento dos quadros da Rainha Expoverde 2014, princesas e Garota Internet 2014.
Na ocasião marcaram presença os funcionários, colaboradores, diretores da entidade e imprensa, além da Rainha Expoverde 2014, Paula de Cássia Nunes Assunção Guimarães, as Princesas, Maria Eduarda Ferreira Brito e Jéssica Serafim Queiroz Borges e seus respectivos familiares, e demais garotas que participaram do concurso para a escolha da Rainha Expoverde 2014, oportunidade em que a diretoria do Sindicato Rural aproveitou a oportunidade para realizar um jantar de confraternização de final de ano com os funcionários e colaboradores da entidade. 
Confira mais alguns flashes no álbum abaixo:

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Campina Verde - Vereadores solicitam prestação de contas da câmara
Os vereadores  Mário Machaim, João Batista, João Silva e Olívia Nahass registraram na sessão ordinária, realizada no último dia 25, em forma de requerimento ao Presidente do Legislativo para que disponibilize a totalidade dos documentos que compõem a prestação de contas da Câmara Municipal referente ao ano de 2014, até a presente data. 
Segundo o requerimento eles justificam que o papel do vereador, como representante do povo é estar atualizado com o andamento do Legislativo para dar ciência aos munícipes e sanar questionamentos destes. 

Presidente do Sindicato Rural de Iturama foi eleito como diretor da FAEMG no Triangulo Mineiro

Tomou posse na terça-feira (25/11) a diretoria da FAEMG eleita para o triênio 2015-2017. A diretoria é composta por representantes dos Sindicatos Rurais de todas as regiões do estado.
No Triângulo Mineiro foi eleito Diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) o agropecuarista, Edivaldo Pádua de Lima (Tibil), presidente do Sindicato Rural de Iturama/MG.
Com o slogan “O Produtor em Primeiro Lugar”, Tibil vem demonstrando dia a dia a sua atuação e comprometimento com a classe ruralista.
A diretoria executiva da FAEMG será liderada pelo presidente Roberto Simões, reeleito em chapa única com uma aprovação que somou 99% dos votos válidos, Simões esta à frente da entidade desde 2005.
A nova diretoria terá como principal meta para o triênio 2015/2017 a consolidação e ampliação de projetos que priorizam a gestão, a tecnologia, a inovação, a qualidade e a sustentabilidade do agronegócio. Esses serão os pilares para que Minas Gerais continue se destacando na produção agropecuária nacional.
A solenidade de posse aconteceu no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, as 20h e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, o governador mineiro Alberto Pinto Coelho e o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, dentre outras autoridades do mundo político e empresarial.
Fonte: Diário do Triângulo
Polícia Militar efetuou a prisão de dois homens acusados de explodir agência bancária em Itapagipe

A Polícia Militar conseguiu prender dois homens acusados de explodir caixa eletrônico da agência Bradesco na cidade de Itapagipe na madrugada desta sexta-feira (28/11). Foram presos Diego Silva, 23, e Jerônimo Paulo, 24. Ambos tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e por assalto.
Segundo informações do comandante da operação Capitão Ivanildo e do comandante do 3º Pelotão de Itapagipe SGT Evangelista, os autores explodiram o caixa da agência por volta das 4hs da manhã de hoje e fugiram em um VW Gol de cor preta, sentido à cidade de Frutal. Na cruzeta, entroncamento da MG 255 com a BR 153, perderam o controle do veículo, passando direto e caindo na vala do canteiro central.
Abandonaram o carro e voltaram à pé sentido Itapagipe. Foram avistados por um caminhoneiro que soube da explosão do caixa por uma emissora de rádio e informou à Polícia da suspeita.
Momento em que policiais já se deslocaram para Itapagipe para dar apoio e providenciavam o cerco e bloqueio da região. Nesse deslocamento avistaram dois suspeitos próximo a um trator que ao avistarem a viatura tentaram se esconder.
Os policiais conseguiram efetuar a prisão de um deles neste local enquanto o outro fugiu para um canavial, nas proximidades.
Foi solicitado reforço da cidade de Uberaba com a utilização de cães farejadores, enquanto os militares faziam o cerco ao canavial, utilizando trator tipo 'gafanhoto' da Usina Cerradão, garantindo assim mais visibilidade, além de cavalos emprestados por proprietários rurais.
Assim que os cães adentraram o canavial o suspeito saiu e foi preso pelos policiais que estavam à cavalo. Jerônimo Paulo estava armado com revólver calibre 38 e seis munições intactas. Ele não disparou contra os policiais.
Os dois foram conduzidos para o 3º Pel PMMG de Itapagipe e depois apresentados à Polícia Civil que providenciará diligência para que ambos sejam levados para outra cadeia.
Com Diego Silva (na foto de camiseta preta) foram apreendidos um rádio que pega a frequência da polícia além de R$ 1.116,00 em dinheiro.
Com Jerônimo (na foto sem camisa), além da arma, foram apreendidos em dinheiro R$ 3.432,00.
O comandante Capitão PM Ivanildo agradeceu a sociedade que contribuiu com a polícia em especial aos proprietários rurais da região e a Usina. Também parabenizou sua equipe pela dedicação que resultou na prisão dos autores.
De acordo com informações, os dois acusados presos são da cidade de Uberlândia.
Com informações: Jornalista Márcio Garcia/Itapagipe
Fotos: Márcio Garcia e Cassiano Ricardo.
Vereadores registram Moções de Pesar aos familiares de Cercício Gabriel dos Santos e Avenir Ferreira Borges
A Câmara Municipal de Campina Verde registrou Moção de Pesar, de autoria dos vereadores, Olívia Nahass, Mário Machaim, João Silva e João Batista às famílias de Senhora Avenir Ferreira Borges "Dona Nenzica e Senhor Cercídio Gabriel dos Santos, ocorrido nos dias 17 e 23/01, respectivamente.  


Bandidos explodem agência bancaria em Itapagipe. 
Uma pessoa foi presa e outra está escondida perto da Cruzeta
Caixa eletrônico do Banco Bradesco da cidade de Itapagipe foi estourado por bandidos na madrugada de hoje, 28.
Segundo informações do jornalista Cassiano Ricardo, após explodir um dos caixas os bandidos fugiram do local, porém, a Polícia Militar, o encalço dos suspeitos, acabou prendendo um e recuperado parte do dinheiro roubado.
Ainda segundo o jornalista, outro suspeito pode estar cercado em meio ao matagal e canavial próximo a Cruzeta. O veículo usado na ação criminosa havia sido furtado dias antes.
Fonte: AlôFrutal

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Campina Verde – Teve início as festividades da 26ª Festa da Medalha Milagrosa

A festa da Medalha Milagrosa, padroeira do município teve início na última terça-feira (18/11) com programação prevista até dia 27/11.
Com grande solenidade, o Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e comunidade religiosa preparou uma extensa programação e um grande numero de fiéis tem comparecido nas celebrações diárias, sendo o Terço dos devotos de Nossa Senhora e Bênção do Santíssimo às 15 horas e celebração da Missa no Santuário que ocorre às 19 horas. A liturgia da missa a cada dia é preparada por grupos distintos da comunidade religiosa, bem como diariamente conta com a participação de segmentos da comunidade.
Ainda na terça-feira ocorreu a carreata com a imagem de Nossa Senhora e benção dos veículos que saiu do Santuário da Medalha Milagrosa, percorrendo diversas vias da cidade.
A celebração da Missa na terça-feira foi preparada pelas equipes da Catequese, Comunicação, Pastoral, Liturgia do Batismo e Liturgia do Santuário com a participação especial do Poder Judiciário local. 









Na quarta-feira, a preparação da liturgia foi a cargo do JUPE (Grupo de Jovens Pai Eterno) e Comunidade Pai Eterno.
Neste dia, houve a participação das Escolas Estaduais do município e dos Poderes Executivo e Legislativo, ocasião em que estiveram presentes os vereadores, Olívia Nahass, Mário Machaim e Marcos Roberto.











Após a coroação de Nossa Senhora que ocorre todos os dias, durante a missa, a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças realizou uma belíssima apresentação com a participação da comunidade escolar.
Já na quinta-feira com o Tema: "Maria, modelo de coragem e perseverança", a celebração da Missa mais uma vez lotou o Santuário da Medalha Milagrosa, sendo que na data a liturgia foi preparada pela Renovação Carismática Católica (RCC) e Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Jovina de Oliveira), com a participação especial do Colégio Objetivo e profissionais da comunicação.

Diariamente os fiéis tem realizado doações durante a celebração da missa, alimentos e materiais que serão doados às instituições da cidade, Creche, Asilo e Apae. 
A Festa da Medalha Milagrosa padroeira de Campina Verde é tradicional, fazendo parte do calendário de eventos do município
Desde o início das celebrações, o Santuário tem ficado lotado de fiéis, deste município e vários visitantes de outras cidades da região e de outros Estados que vem prestigiar as comemorações. Nesta sexta-feira tem início as festividades sociais, com a realização de barraquinha, shows leilões e outras atividades festivas.
O pároco do município, Padre João Donizete Dombroski juntamente com os festeiros, Jales, Arlene e filhas, José Nunes "Ziquita", Henrique, Amabile Suzana e filho convidam todos para as festividades que encerram dia 27, Dia da Padroeira, ocasião em que serão celebradas nove missas no decorrer do dia, além da Procissão de Luz que tem início às 5:30h da manhã.
Confira o restante da programação completa (religiosa e social):
21 de Novembro - Sexta-feira - 4º dia da Novena:
Tema: "Maria, Mulher decidida a cooperar com o Plano de Deus"
15 horas - Santuário - Terço dos Devotos de Nossa Senhora e Benção do Santíssimo
19 horas - Missa - Santuário da Medalha Milagrosa 
Responsáveis Liturgia: Catequeses Infantil, Equipe da Missa das Crianças, Coroinhas, Acólitos e Pastoral da Criança.
Participação Especial: Bancários e Escolas Municipais.
Gesto concreto: Café em Pó.
Após a Missa - Barraquinha, Show com Eliseu Neto e Rafael - Banda
22 de Novembro - Sábado - 5º dia da Novena
Tema: "Com Maria contemplamos Jesus face a face"
10 horas - Santuário - Casamento Comunitário
15 horas - Santuário - Terço dos Devotos de Nossa Senhora e Benção do Santíssimo
19 horas - Missa Sertaneja - Santuário da Medalha Milagrosa 
Responsáveis Liturgia: ECC (Encontro de Casais com Cristo)
Participação Especial: Comunidades Rurais, Fazendeiros, Trabalhadores Rurais, Cooperativa Agroverde, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Gesto concreto: Material de limpeza e higiene pessoal.
Após a Missa: Barraquinha, Show com Nayara Deyse e Banda
23 de Novembro - Domingo - 6º dia da Novena
Tema: "Maria, Mãe atenta às necessidades de Seus filhos!"
10 horas - Santuário - Batismo de Crianças
12 horas - Almoço - Animação Magali
15 horas - Santuário - Terço dos Devotos de Nossa Senhora e Benção do Santíssimo.
18 horas - Procissão luminosa em honra de Nossa Senhora, saindo da igreja Divino Pai Eterno para o Santuário da Medalha Milagrosa.
19 horas - Missa Sertaneja - Santuário da Medalha Milagrosa 
Responsáveis Liturgia: Grupos de Nossa Senhora de Fátima, Rosa Mística e Mãe Rainha, Legião de Maria e Comunidade São Sebastião.
Participação Especial: Empresários, Comerciários, Escola Próton e Colégio Positivo.
Gesto concreto: Feijão.
Após a Missa: Barraquinha, Show com Guilherme Tenório
24 de Novembro - Segunda-feira - 7º dia da Novena
Tema: "Maria, coração humano que acolheu o próprio Deus!"
15 horas - Santuário - Terço dos Devotos de Nossa Senhora e Benção do Santíssimo
19 horas - Missa - Santuário da Medalha Milagrosa 
Responsáveis Liturgia:Pastoral do Dízimo, Apostolado de Oração e Comunidade Imaculado Coração de Maria.
Participação Especial: APAE e Trabalhadoras do Lar. 
Gesto concreto: Leite em caixinha.
Após a Missa: Barraquinha, Show com Banda RTM.
25 de Novembro - Terça-feira - 8º dia da Novena
Tema: "Temos uma intercessora no céu!"
15 horas - Santuário - Terço dos Devotos de Nossa Senhora e Benção do Santíssimo
19 horas - Missa - Santuário da Medalha Milagrosa 
Responsáveis Liturgia:Ministros da Comunhão, Terço dos Homens e Comunidade São José. 
Participação Especial: Artistas, cantores e músicos. 
Gesto concreto: Arroz.
Após a Missa: Barraquinha, Show com Banda Off set/ Jodelson
26 de Novembro - Quarta-feira - 9º dia da Novena
Tema: "Maria aos pés da Cruz! Valei-me, Mãe de Jesus!".
15 horas - Santuário - Terço dos Devotos de Nossa Senhora e Benção do Santíssimo
19 horas - Missa - Santuário da Medalha Milagrosa 
Responsáveis Liturgia: Filhas de Caridade, SSVP, SAVV, AIC, Amor Exigente, Comunidade São Vicente de Paulo e Seminaristas. 
Participação Especial: Profissionais da Saúde.
Gesto concreto: Arroz.
Após a Missa: Barraquinha, Show com Renan e Banda Sintonia.
27 de Novembro - Quinta-feira - Dia da Padroeira - Feriado Municipal
5:30h - Procissão da Luz (levar velas)
07:00h - Missa - Responsável: ECC
08:00h - Missa - Responsável: Comunid. São José
09:00h - Missa - Responsável: RCC
10:00h - Missa - Responsável: Catequese
11:00h - Missa - Responsáveis: Ministros da Comunhão, SSVP, AIC, e Filhas da Caridade.
12:00h - Almoço - Animação Bruno César e Rafael c/ Tim Sanfoneiro.
15:00h - Missa - Responsáveis: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição de Maria e São Vicente de Paulo.
16:00h - Missa - Responsável: Comunidade Divino Pai Eterno.
17:00h - Missa - Responsável: Comunidade São Sebastião.
18:00h - Missa - Responsáveis: Festeiros e Equipe Liturgia Santuário.
Confira mais fotos das celebrações no álbum abaixo:

sábado, 15 de novembro de 2014

Campina Verde - Dois acidentes registrados na Rodovia MG-497 neste final de semana.
Duas pessoas morreram e outra continua hospitalizada
Na tarde de sexta-feira (14/11), uma carreta com placas da cidade de Iturama, carregada com 59 cabeças de gado tombou na MG-497 – km 159, neste município. O acidente ocorreu por volta das 17h.
De acordo com a Polícia Rodoviária, o condutor da carreta, identificado pelo nome de Francisco, informou que teria perdido o controle direcional da carreta em uma curva ocasionando o acidente. Dois bois morreram no local, o condutor nada sofreu.
Já neste sábado (15/11), por volta das 06:40h da manhã, a Policia Rodoviária foi acionada e compareceu na Rodovia MG-497 - km 221 também no município de Campina Verde, próximo ao distrito de Honorópolis onde havia ocorrido um acidente envolvendo um veiculo VWGol, placas da cidade de Uberlândia que seguia sentido Honorópolis/Iturama e uma camionete GM S10 placas da cidade de Iturama que seguia sentido contrario.
Segundo dados policiais o condutor da camionete, Rodrigo M. A., 21 anos, estava com sintomas de ter ingerido bebida alcoólica e teria provocado o acidente após invadir a pista contraria. O veículo VWGol que vinha sentido contrario teria chocado na lateral traseira da camionete. 
No veiculo Gol, além do condutor, Elson Marques Trindade, 61 anos, estava a esposa do mesmo, Maria do Carmo Trindade, 63 anos e Maria Luzia Vinhal Silva, 65 anos.
Todos os envolvidos no acidente foram socorridos pela ambulância de Iturama até ao pronto atendimento do Hospital do Povo. Maria do Carmo, faleceu a caminho do hospital e o seu marido, Elson Trindade, faleceu após dar entrada no pronto atendimento, Maria Luzia teve fraturas na bacia e continua hospitalizada. Já o condutor da camionete, Rodrigo M. A. teve apenas escoriações leves e foi conduzido pela guarnição policial para a delegacia onde foi apresentado à policia judiciaria.
Fonte: Diário do Triângulo

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Campina Verde - Vereador pede instalação de redutores de velocidade
Preocupado com a segurança dos pedestres e especialmente de alunos, o vereador Mário Machaim Franco protocolou nesta terça-feira (11/11), na Câmara Municipal requerimento  a ser encaminhado ao Prefeito do município, solicitando a instalação de redutores de velocidade na Avenida 11, nas imediações da Escola Estadual "Ana Chaves". 
O requerimento recebeu a associação dos vereadores, Olívia Nahass, João Silva, Alan Borges e João Batista.
“A presente solicitação deve-se a pedidos dos transeuntes e pais de alunos que alegam a segurança dos alunos e a colocação de redutores tem a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos nas proximidades da escola", destacou o vereador. 

Movimento Sem Terra interdita BR 153 próximo à cidade de Prata
Grupo representa 90 famílias 
Cerca de 50 pessoas participaram do movimento entre Frutal e Prata. Congestionamento chegou a 12 km e começou por volta de 13h, diz PRF.

Um grupo com cerca de 50 pessoas, entre representantes e integrantes do Movimento Sem Terra (MST), interditou o trecho do km 130 da rodovia BR-153 por pelo menos seis horas na última segunda-feira (10). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto começou no início da tarde, entre Frutal e Prata, e terminou pouco depois das 19h.
Segundo um dos integrantes do movimento, as reivindicações são por reforma agrária, vistoria em fazendas da região passíveis de assentamentos e pela presença de representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cadastro de famílias. A assessoria de comunicação do Incra informou por telefone que a direção nacional do instituto não foi oficialmente informada da manifestação.
O grupo usou pneus, faixas e galhos de árvores para impedir a passagem de veículos no local. De acordo com a Polícia Rodoviária, o congestionamento foi de pelo menos 12 km em cada um dos lados da pista. Após cerca de seis horas de interdição, o tráfego começou a ser liberado a cada 10 minutos.
De acordo com o integrante do Movimento Terra Trabalho Dignidade Social, Luiz Fernando de Miranda, o instituto desapropriou o assentamento Bela Vista onde o grupo estava instalado com a garantia de fiscalização. “O Incra se comprometeu perante as autoridades de vistoriar a fazenda até o final de outubro. Eles não fizeram isso e nem nos deram uma posição”, afirmou.
Além de Prata e Frutal, o grupo representa acampamentos situados em Veríssimo, Campo Florido, Fronteira e Uberlândia. Segundo o manifestante, a reforma é necessária para cerca de 90 famílias, totalizando quase 200 pessoas.
Interdição começou no início da tarde e longo congestionamento se formou na rodovia (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Fonte: G1/Minas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Campina Verde - Banco do Brasil retoma serviços em caixas eletrônicos até as 20 horas todos os dias da semana
Iniciativa do vereador Mário Machaim Franco foi primordial para ampliação do horário de atendimento aos clientes e usuários da agência


A agência do Banco do Brasil de Campina Verde já esta funcionando com todos os serviços dos caixas eletrônicos de 8h às 20h todos os dias da semana, inclusive nos feriados. 
O horário de funcionamento dos terminais de autoatendimento que havia sido reduzido pelo banco, passando a funcionar de 9h às 17 sendo totalmente fechados nos finas de semana e feriados, deixando clientes e usuários insatisfeitos, levou o vereador Mário Machaim Franco a registrar na Câmara Municipal uma Moção de Protesto, a qual foi aprovada por todos os vereadores e que foi encaminhada para a direção do Banco do Brasil. 
Na ocasião, a vereadora Olívia Nahass associou à Moção do vereador Mário Machaim e sugeriu ainda que a cópia da moção fosse encaminhada ao Ministério Público para que o órgão pudesse interceder também junto à agência buscando solução do problema, conforme publicado neste Blog de Notícias no dia 14/10. 
Porém, atendendo a demanda do vereador e consequentemente a ação do Ministério Público, que na ocasião instaurou procedimento próprio por solicitação dos vereadores, a agência retomou o atendimento, ampliando o horário de funcionamento, inclusive aos finais de semana, conforme solicitado pelo vereador, com o objetivo de  atender as demandas da população, que estava efetivamente prejudicada pela redução do horário de acesso aos serviços.
A ampliação do horário de funcionamento dos terminais de autoatendimento na agência local do Banco do Brasil foi comunicada ao vereador de forma oficial nesta terça-feira (11/11), durante reunião ordinária na Câmara Municipal, através de ofício (ao lado) onde a direção do banco informa que a redução do horário havia ocorrido em função de sinistros em terminais, inclusive com a utilização de explosivos e teve como objetivo aumentar a segurança de clientes e funcionários. Porém justificou que, diante do novo cenário, das medidas de segurança implementadas e da manifestação da comunidade, representada pela Câmara Municipal, o serviço foi retomado.

O vereador ressaltou sua satisfação pelo atendimento ao seu pleito, enfatizando que "temos que agradecer a intervenção do Ministério Público que intercedeu junto conosco nesta demanda e evidentemente à direção do Banco que nos atendeu, porém lembrando que temos que acompanhar todos os avanços da tecnologia moderna e ter cada vez mais acesso e facilidade aos serviços que nos são oferecidos, o que não podemos é retroceder. Fomos muito cobrados pela população no sentido de exigir dos responsáveis pelo banco uma solução do problema, ou seja, a população precisa e tem necessidade dos serviços e a questão de segurança é relativa ao banco que tem que investir em seu sistema de segurança, sem contudo prejudicar seus clientes e usuários", disse o vereador Mário Machaim. 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Justiça Federal do Trabalho destina recursos para Lar “Padre João Anesi” em Campina Verde



A Vara do Trabalho em Iturama, através do Juiz Federal Alexandre Chibante Martins destinou ao Lar do Idoso “Padre João Anesi” de Campina Verde, recursos no valor de R$19.217,82 (Dezenove mil, duzentos e dezessete mil e oitenta e dois centavos), originários de penas e outras medidas aplicadas em processos trabalhistas. Os recursos foram usados para aquisição de 5 camas “fawler” com grade, 36 colchões e 15 almofadas para cadeiras de rodas, para uso dos internos da instituição.
A diretoria do Lar “Padre João Anesi”, falou sobre a necessidade de parcerias, salientando a importância do recurso viabilizado, o qual foi usado para a aquisição dos materiais extremante necessários para os idosos do local, ressaltando os agradecimentos ao Juiz Federal Alexandre Chibante, ao Procurador da Justiça, Eliaquim Queiroz e especialmente ao campinaverdense, João Mamede Nunes que foi o responsável por levar a demanda da instituição.

“Temos que agradecer imensamente a colaboração da Justiça do Trabalho, através do Juiz Federal, Dr. Alexandre Chibante e do Ministério Público, através do procurador, Dr. Eliaquim Queiroz e especialmente ao João Mamede que levou a nossa demanda viabilizando o repasse do recurso para que os idosos fossem beneficiados com esta importante aquisição”, destacou a coordenadora do Lar “Padre João Anesi”, Silvia Barcelos.
Dirigentes sindicais de várias cidades da região participam de curso de qualificação da FESEMPRE em Iturama


O Sindicato dos Servidores Públicos de Campina Verde foi representado pela secretária Rose Alves e pela advogada Valtiva Maciel

A Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) realizou nos dias 23 e 24 de outubro, o Curso de Qualificação de Dirigentes Sindicais no município de Iturama. O Evento teve o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iturama (Sepum).
Diversos temas foram apresentados e debatidos como: Organização e Fortalecimento do Movimento Sindical, Gestão Pública, Direitos e Deveres dos Servidores, Processo Legislativo, Assédio no Serviço Público, Insalubridade, Saúde do Trabalhador e Fundeb.
Os palestrantes foram: os assessores sindicais, Afonso Donizete, Valdeci dos Santos e Antônio Sardinha, o assessor educacional, Silvério Prado, o assessor jurídico, Marcos Penido e as diretoras regionais, Marlene Gonçalves e Luciana Santos, todos membros da Fesempre.
A Fesempre é pioneira na qualificação sindical e vem ministrando o curso desde 2005 - quando a atual gestão encabeçada pelo presidente Aldo Liberato assumiu a Federação. " O objetivo do curso é levar conhecimento para que o movimento sindical cresça e seja cada vez mais fortalecido nos municípios", destacou o presidente da Fesempre, Aldo Liberato.
De Campina Verde participaram do curso, a secretária e a advogada do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rose Alves e Valtiva Maciel.
Fonte: Fesempre