segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

 Campina Verde – Bandidos explodem caixas eletrônicos em Campina Verde

Na madrugada desta segunda-feira (13/01), por volta das 03h30min, houve uma grande explosão nos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, que fica localizada na Avenida 11, no centro da cidade.
De acordo com o relatório da Polícia Militar, testemunhas informaram que estavam próximas da agência na hora da explosão, mas não souberam repassar as características dos indivíduos, somente informaram que eles estavam em dois veículos, possivelmente um tipo Monza e outro tipo Pálio, ambos de cor clara e ainda uma motocicleta.
Ainda de acordo com as informações, após a explosão saiu muito fumaça do interior da agência, prejudicando a visibilidade.
Foram encontrados na avenida e na Rua 22, onde fica localizado quartel da Polícia Militar, vários “miguelitos”, que são pregos retorcidos e soldados, os quais servem para danificar (furar) pneus de veículos. Os materiais possivelmente foram deixados nas respectivas vias com o objetivo de impedir a ação policial e assim facilitar a fuga.
Com a explosão, dos seis caixas eletrônicos da agência, um deles ficou completamente destruído e os demais apenas danificados. Já as vidraças da agência também foram destruídas. Durante os trabalhos de praxe, os militares localizaram três barras de ferro, utilizados como alavanca.
A informação é de após a explosão os bandidos fugiram em direção da MGT-497, que liga esta cidade à cidade de Prata.
A reportagem do Blog de Notícias Campina Verde, conversou com o comandante da Polícia Militar desta cidade, Tenente Lopes, o qual nos disse que a direção do banco ainda não informou a quantia levada pelos bandidos e que está aguardando as imagens do circuito de segurança, para posteriormente repassar maiores informações à imprensa.

(Nota da Redação) Tragédia anunciada
Nesta conversa informal, o comandante nos confirmou uma informação que tivemos de que no momento da explosão, a guarnição da Polícia Militar escalada para a ronda da noite não se encontrava na cidade já que havia ocorrido um flagrante e tiveram que se deslocar até a cidade de Iturama, onde ocorre o plantão da Polícia Civil em finais de semana e em dias úteis após as 18 horas.
Portanto, para atender a ocorrência, outra guarnição teve que ser composta por militares que se encontravam de folga do serviço, até que os militares retornassem da cidade de Iturama.
Sabemos que o plantão regionalizado da Polícia Civil foi implantado, em todas as regiões do Estado. Em Campina Verde, como em outras cidades com até 30 mil habitantes, (ou que não há Delegacia Regional da Polícia Civil), quando há ocorrência de flagrante delito em caso de prisão, a viatura da Polícia Militar desloca-se com toda a equipe para a Delegacia Regional, que no caso fica localizada na cidade de Iturama.
Sabemos também que a implantação do plantão regionalizado da Polícia Civil foi uma forma de minimizar os problemas pela insuficiência de efetivo da Polícia Civil, mas por outro lado os municípios atingidos pela regionalização ficam sem uma única viatura de serviço, durante horas, desprotegendo a população local. Por outro lado, esses deslocamentos também impõem risco de vida enorme dos policiais que já estão cansados pelo desgaste físico durante todo o turno de serviço que originou aquela ocorrência são obrigados a se deslocarem para outra cidade, conduzindo o preso que por maioria das vezes é liberado antes mesmo dos militares, já que os mesmos tem que finalizar a ocorrência na Delegacia Regional.
Seria de fato, salutar a regionalização de plantões da Polícia Civil no Estado, desde que a Polícia Militar estivesse também equipada e preparada para tal, ou seja, com a quantidade de viaturas suficientes e em excelente estado de conservação e, especialmente, efetivo suficiente para se formarem duas guarnições para que na saída de uma para conduzir presos em flagrante, a outra pudesse realizar a ronda na cidade e sabemos que em Campina Verde isso é impossível devido à insuficiência do efetivo policial.
Na madrugada desta segunda-feira, quando ocorreu o fato e não havia guarnição policial em serviço na cidade, sofreu danos materiais e possivelmente financeiros, uma agência bancária que possui seguro patrimonial, mas qualquer dia desses a vítima poderá ser uma pessoa que terá sua vida em risco ou até mesmo uma família inteira, para a qual não existe nenhum seguro que possa remediar.

Participaram da ocorrência os militares: Sgt PM Antônio Soler Pereira, Cb PM Guilherme Eterno Borges de Oliveira, Ten PM Rodrigo Otavio Pereira Lopes, Sgt PM Cristiano Roberto de Souza, Sd PM Andre Martins de Brito, Sd PM Gleydson Rodrigues Magalhães e Sd PM Bruno de Almeida Silva.
Fotos: Valter Galdino

Nenhum comentário:

Postar um comentário