quarta-feira, 8 de maio de 2013

RegiãoPolícia Federal apreende mais uma carga de cocaína transportada em avião no município de Santa Vitória
De acordo com o delegado-chefe da Polícia Federal de Uberaba, Luiz Henrique Cotta D’Ângelo, que comandou a operação, informações iniciais davam conta de que o avião pousaria em uma pista na região de Campina Verde. 


Cinco pessoas foram presas e 234 kg de pasta base de cocaína foram apreendidos em uma operação da Polícia Federal de Uberaba (PF) em Santa Vitória, nesta quarta-feira (8). Desde o início do ano cerca de duas toneladas de drogas já foram apreendidas pela PF.
Segundo a PF, a movimentação do grupo era investigada há cerca de 20 dias, após o recebimento de denúncias informando que o local - uma pista de usina de cana-de-açúcar - estaria sendo utilizada para a entrega da droga. Para impedir a fuga de parte do bando, os policiais federais colidiram um carro contra a asa do avião e atiraram nos pneus da aeronave. No entanto, ninguém se feriu. (confira no vídeo abaixo) 
Os agentes conseguiram interceptar uma caminhonete S10, em que estavam três dos cinco presos. Eles seriam responsáveis pelo recebimento e transporte da droga, que seria levada para refino e distribuição pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Os cinco homens e a droga apreendida foram levados para Uberaba. O avião continua na pista clandestina aberta no canavial em Santa Vitória

De acordo com o delegado-chefe da Polícia Federal de Uberaba, Luiz Henrique Cotta D’Ângelo, que comandou a operação, informações iniciais davam conta de que o avião pousaria em uma pista na região de Campina Verde, localizada a 130 quilômetros de Santa Vitória. No entanto, por volta das 10h, os agentes foram informados da mudança de rota.
“Chegamos à pista em Santa Vitória um pouco antes do horário previsto para o pouso e abordamos três suspeitos que aguardavam a aeronave com o carregamento. Após darmos voz de prisão a eles, colocamos todos em meio à plantação de cana e nossos agentes ocuparam o lugar desses suspeitos no interior do veículo que seria utilizado para o transporte.
Parte da droga chegou a ser jogada na pista e o piloto tentou fugir. Porém, com o próprio carro dos suspeitos atingimos a asa da aeronave e atiramos nos pneus, impedindo que ela decolasse”, contou o delegado, dizendo que apesar da quantidade de disparos, nenhum dos envolvidos foi ferido. Na tentativa de não chamar a atenção, os policiais chegaram até o local a pé.
Como os suspeitos se negaram a dar informações, até o início da noite não foi possível saber em qual região a droga seria distribuída. “Por meio dos equipamentos do próprio avião, vamos saber a rota que ele fez até chegar à nossa região. Além disso, o cruzamento de informações vai nos dizer se trata de tráfico internacional ou doméstico”, disse D’Ângelo.
Por outro lado, a Polícia Federal espera descobrir se há algum vínculo da droga apreendida nesta quarta-feira com as duas apreensões de pasta-base apreendidas na região no início do ano, em Indianópolis e Campo Florido, em ações semelhantes. “A população continua nos ajudando e, por isso, temos tido sucesso nestas ações. De qualquer forma, já apreendemos quase duas toneladas em operações realizadas neste ano”, ressaltou o delegado.


Veja o vídeo abaixo:

Agentes da PF usaram o próprio carro dos suspeitos para parar a aeronave

Nenhum comentário:

Postar um comentário