segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Campina Verde – Ocorrências Policiais

Veículo apreendido por infrações às leis de trânsito
  
Uma motocicleta marca Honda CG 125 foi apreendida pela Polícia Militar na tarde da última quinta-feira por infração às leis de trânsito.
De acordo com o Registro de Ocorrência da Polícia Militar, o fato ocorreu no Bairro Jovina de Oliveira, quando o condutor da referida motocicleta ao passar pela viatura, acelerou o veículo, realizando arrancada brusca. Os militares constataram que uma das setas traseiras estava quebrada, o que levou a guarnição realizar a abordagem ao condutor. De acordo com os militares, durante a abordagem foi constatado que o veiculo estava registrado e indevidamente licenciado, condutor não possui CNH nem PPD, o qual informou aos policiais que a motocicleta seria de propriedade do Sr. Alexandre de Freitas Macedo, vereador nesta cidade. Ao ser indagado pela guarnição PM o seu nome, o condutor forneceu um nome que não confere no sistema REDS dizendo aos militares que fica satisfeito quando é informado da morte de policiais, pois policiais não prendem bandidos e prejudica quem está trabalhando.
De acordo com os militares o Sr. Alexandre compareceu ao local e informou que o condutor do veículo seria seu funcionário, assegurando que não teria problema o veículo ser recolhido ao pátio, pois ele faria com que o veículo fosse liberado imediatamente, questionando a maneira e o procedimento padrão da abordagem usada pela guarnição PM.
“O condutor do veículo não recebeu voz de prisão em flagrante no local, devido a guarnição PM não possuir supremacia de força na ocasião, pois havia próximo, a uns 20 metros ao local, um grupo de aproximadamente dez ciganos em torno de um veículo GM S10, assistindo a ação policial e demonstrando solidariedade ao autor e ao vereador Alexandre de Freitas Macedo e apatia à ação policial. Diante do exposto, o veículo foi recolhido ao pátio, onde se encontra à disposição da autoridade competente”, declarou os militares.
No Registro de Ocorrência, lavrado pelos militares, consta as seguintes infrações: falta de documento de porte obrigatório, pelo condutor (CNH), falta de documento de porte obrigatório do veículo, sendo, falta de equipamento obrigatório ineficiente/inoperante e veículo registrado e que não está devidamente licenciado já que o último licenciamento ocorreu no ano de 2007.

Acidente de Transito entre carro e moto

Um acidente de transito no final da tarde do último domingo deixou um dos envolvidos com ferimentos, o qual foi encaminhado para atendimento médico. O acidente aconteceu em um cruzamento da Avenida Bahia com a Rua Florianópolis, no Bairro São Vicente, nesta cidade.
Segundo informações um dos envolvidos trafegava com seu veículo Gol, quando no referido cruzamento foi colidido por uma moto que havia dado sinal de conversão para a direita. Já o condutor da motocicleta alegou que ao cruzar a avenida o veículo Gol atravessou na sua frente, e assim não conseguiu evitar a colisão.
O condutor da moto afirmou que não estava com a seta ligada no momento do acidente.
Com o impacto o motorista da motocicleta sofreu várias escoriações sendo conduzido pela ambulância do município para o Pronto Atendimento Médico, onde recebeu atendimento pelo médico de plantão.  O motorista do carro não sofreu.
A Polícia Militar esteve no local e após realizar os procedimentos de praxe liberou o trânsito no local.

Vítima chega para trabalhar e descobre que seu comércio foi alvo de furto

Proprietária de uma loja localizada na Avenida 23, nesta cidade, solicitou a presença da polícia militar relatando que ao abrir sua loja na manhã desta segunda-feira (25/02), constatou que a porta estava sem fechadura e ao adentrar no local, verificou que a mesma havia sido furtada. De acordo com a vítima, foram levadas cerca de 50 peças de roupas, entre camisetas, bermudas e blusas, 30 peças de bijuterias, diversos pares de calçados e uma quantia de R$50,00 em espécie que se encontrava em uma gaveta.
A proprietária informou ainda que a porta do estabelecimento comercial não foi danificada, alegando que possivelmente o autor (s) havia usado ferramentas adequadas para desparafusar a fechadura da mesma. Até o momento ninguém foi preso.

Iturama - PM apreende mais de 180 kg de peixes e prende pescador

Pecadores usam estratégia do trafico de drogas para fugir da fiscalização, mas PM consegue prender pescador com grande quantidade de peixes.

A Polícia Militar Ambiental flagrou na manhã do último sábado (23/02), mais uma atividade de pesca predatória no período da piracema. Um pescador que estaria pescando em local proibido, não só no período de piracema e ainda com apetrechos de pesca de uso proibido, acabou preso conduzido até a delegacia. Com ele, os policiais apreenderam mais de 180 kg de peixes de variadas espécies.
De acordo com os policiais, eles realizavam patrulha de pesca embarcada a jusante da UHE de agua vermelha, quando se aproximaram da ponte de agua vermelha, perceberam um individuo do outro lado do barranco que ao notar a presença da policia ambiental, começou a soltar fogos de artificio. Embora a prática de soltar fogos de artificio, para avisar infratores da presença da policia, seja utilizada com mais frequência pelo tráfico de drogas, os policias, rapidamente associaram que a atitude do individuo no barranco seria para avisar pessoas que tivessem cometendo algum crime ambiental. Apressaram a navegação conseguindo assim visualizar uma pessoa, na área de segurança, desembarcando rapidamente, de um barco e correndo em direção a uma área de preservação permanente, onde funcionava um pesqueiro.
 Quando emparelharam com a embarcação, que estava a deriva, notaram que havia uma tampa aberta, e esta afundava lentamente, provavelmente tal ação tenha sido realizada no intuito de provocar o afundamento do barco; com isso dificultaria a identificação do ocupante da canoa, por conseguinte se eximiria das responsabilidades; dentro da embarcação havia redes de emalhar com grande quantidade de peixe emaranhados em suas malhas. Perante esse grave crime ambiental, os policiais desembarcaram e embrenharam-se na mata ciliar, realizando uma minuciosa varredura; durante o caminhar atento dos policiais, em meio a mata, perceberam a presença de um individuo escondido entre vegetação do local. Realizaram uma breve entrevista com o autor, que assumiu a propriedade das redes e do barco. Momento em que lhe foi dada voz de prisão em flagrante delito.  As redes estavam repletas de peixes diversos, sendo cascudo, curimba, mandi, pacu caranha, corvina de agua doce, pacamã e barbado.
O autor foi preso, as redes e o barco com motor foram apreendidos. Os peixes após a análise de um especialista foi doado para uma instituição beneficente.
O crime narrado esta previsto no artigo 34 da Lei 9.605, cuja pena prevista é de 1a 3 anos e multa. O autor foi autuado com multas que somadas ultrapassam o valor de R$13 mil reais.
“Tem-se no Direito Ambiental como basilar o principio da Prevenção, o qual tem por escopo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana' (Política Nacional do Meio Ambiente Artigo 2º da Lei 6.938/81)".
Neste contexto, também dispõe o artigo 225, caput, da Constituição Federal que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futura geração, ou seja, busca-se de todo modo evitar um resultado lesivo ao meio ambiente."
A prática da pesca predatória executada de maneira indiscriminada e irresponsável, diminui dia a dia a quantidade dos recursos pesqueiros na região. Denúncias de infrações e crimes ambientais poderão ser realizadas através do telefone 198 ou pelo 3411-0973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário