domingo, 6 de janeiro de 2013


Um dos bandidos que assaltaram agência dos correios e residência em Campina Verde foi preso na cidade de Caiapônia-GO

Ele foi preso juntamente com mais duas pessoas. De acordo com o serviço de inteligência da Polícia Militar de Goiás ele integrava uma quadrilha perigosa e juntos protagonizaram ações terríveis em Minas Gerais e Goiás.

Eduardo de Oliveira Santos, apelidos de “Dudu” e “alface”, foi preso na madrugada da última sexta-feira (04/01), na cidade de Caiapônia. Ele é um dos acusados, e que já foi reconhecido pelas vitimas, de ter participado de assalto à agência dos correios e em uma residência em Campina Verde no dia 19 de dezembro.
A sua prisão se deu após o serviço de inteligência da Polícia Militar de Goiás apurar que estava sendo preparado um assalto para esta primeira semana do ano na agência do Banco do Brasil de Doverlândia. Isso fez com que o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Iporá fosse escalado para uma ação naquela cidade. Lá chegaram na quarta-feira, 2, para um trabalho associado à PM de Doverlândia.
Juntamente com a Polícia militar daquela cidade começaram a monitorar os arredores da cidade, onde bandidos costumam preparar esses assaltos. Neste patrulhamento, deparou com um Fiat Punto de cor branca, o qual, ao avistar o policiamento evadiu do local, na direção da cidade de Caiapônia.
Foi feito cerco-bloqueio na entrada desta cidade, constatando tratar-se de elementos suspeitos e com passagem pela polícia, em autoria de assaltos nos últimos 3 meses e que estavam de posse de um veículo furtado.  Tratava-se de Eduardo de Oliveira Santos, vulgo Alface, de 20 anos, natural de Ituiutaba. Desta mesma cidade era seu acompanhante, Lucas Valadares da Silva, de 19 anos. No dia 26 de dezembro, esses dois fizeram parte da quadrilha que fez um assalto em banco na cidade de Gouverlândia, quando desferiu tiro no pescoço de um guarda.  Outro crime deles foi o recente furto de uma pick up e de um saveiro, com os quais assaltaram a agência dos Correios de Riberãozinho (MT), ação na qual feriram um militar mato-grossense.
Ao serem presos na entrada de Caiapônia os meliantes confessaram que estavam acampados próximo à uma fazenda. Diante dessas informações e  com o objetivo de evitar um confronto armado dentro da cidade de Doverlândia, quando da hora do programado assalto ao banco, as equipes do GPT e as de apoio, deslocaram para uma operação policial no local. A 600 metros da sede da fazenda, depararam com a camionete GM D-10, de cor verde, ocupada pelo restante da quadrilha: Alberto Morais, conhecido como Goiano, de 36 anos; Sebastião Neto, de 18 anos e Elson, conhecido como Bacadinha e ainda Libertino Nunes Morais, o Morais, um senhor de 52 anos, gerente da fazenda, e que estava dando um apoio logístico para o assalto planejado.  O confronto com os meliantes foi de troca de tiros em plena noite de quinta-feira. Eles fugiram para o mato, deixando o veículo. O gerente da fazenda foi preso.
Na fuga, os bandidos deixaram cair um fuzil calibre 762 de uso exclusivo das Forças Armadas, uma cartucheira 28 e uma Flaubert calibre 22. O acampamento dos meliantes foi encontrado, onde havia farto material destinado a uso em assaltos: banana de dinamite, munições de diversos calibres, colete balístico, estopins de detonação, alabanca para arrombar caixa eletrônico e vários relógios que eram frutos de assalto a joalheria.

Buscas continuam – De acordo com informações da Polícia Militar daquela região, as diligências na zona rural continuam sendo feitas por várias equipes da PM, inclusive, de Mato Grosso. O 12º BPM coordena esse trabalho. A qualquer hora pode ocorrer a prisão de algum dos três que ainda estão em fuga, ora embrenhados na mata.  “O fato positivo é que, de fato, era verdadeira a informação de que haveria assalto na agência do Banco do Brasil de Doverlândia, mas a ação preventiva impediu isso”, ressaltou o comando do 12º BPM de Iporá. Os três que foram presos estão no presídio de Caiapônia.
A reportagem do Blog de Notícias Campina Verde não conseguiu contato com o delegado de polícia desta comarca, Dimer de Toledo para informar se o outro preso, Lucas Valadares da Silva, “Luquinha”, 19 anos, natural da cidade de Ituiutaba (foto abaixo)  seria integrante da quadrilha que realizou assaltos nesta cidade no dia 19 de dezembro.

Outro elemento preso juntamente com Eduardo nesta ação da Policia de Goiás foi Lucas Valadares da Silva, “Luquinha” de 19 anos, natural de Ituiutaba.

A quadrilha estava com nove detonadores, colete balístico, um fuzil calibre 762, duas espingardas de calibres 22 e 28, toda estrutura para acampamento e a dinamite que seria utilizada era de 40 centímetros.

Com informações: Imprensa do estado de Goiás
Fotos: Diário do Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário