sábado, 29 de setembro de 2012


Campina Verde – Candidatos participam de debate


Os dois candidatos ao cargo de prefeito em Campina Verde, acompanhados de seus respectivos candidatos a vice-prefeito participaram de debate, no último dia 20.
O evento que foi uma realização da imprensa local, com a parceria do pároco, Padre Marcus Alexandre Mendes aconteceu no Centro Pastoral João Paulo II e foi transmitido ao vivo pelas emissoras de rádios e sites da cidade.
A abertura do debate foi feita pelo pároco, Padre Marcus Alexandre que falou sobre a importância do evento, conclamando os participantes para se concentrarem em assuntos de real interesse da comunidade.
Após a abertura feita por Padre Marcus Alexandre teve início o debate, sob a mediação do jornalista William Batista. Fradique Gurita da Silva (PSDB) e Reinaldo Assunção Tannús (PP) foram sorteadas perguntas sobre temas de interesse do município, ao longo de cinco blocos.
Ainda por determinação de sorteio, o primeiro a se manifestar foi o candidato Reinaldo Tannús e o primeiro tema abordado foi sobre Meio Ambiente, seguido pelos temas “Emprego e Renda, Educação, Segurança, Habitação e Infra-estrutura”.
Após o debate, o Jornal Notícias da Região com o objetivo de não emitir opinião sobre os pronunciamentos dos candidatos, solicitou a colaboração do pároco, Padre Marcus Alexandre Mendes para que fizesse a análise do evento:
Jornal Notícias da Região – Padre Marcus, ao fazer a abertura do debate você citou uma mensagem do Bispo Católico, Dom Hélder Câmara que diz o seguinte: “Pelo amor de Deus, guardem todos, no tocante à política partidária, a justa medida de interesse real pela vida pública, pelo bem comum (inclusive melhoria dos partidos), mas sem jamais deixar que o sangue ferva, que a cabeça vire e que se infiltre ódio em nossos corações” e a seguir falou sobre a importância do debate pedindo coerência e que não houvesse enfrentamento pessoal ou enfrentamento de grupos.
Padre Marcus Alexandre – Sim. Com estas palavras foi dado início ao debate político com os candidatos à Prefeitura Municipal de Campina Verde, no dia 20 de setembro. A expressão do Santo Bispo de Olinda e Recife mostra a tônica que se quis dar a este debate, espaço tão oportuno para o embate de ideias e para a discussão sobre os grandes temas e sobre as questões emergentes de nossa cidade.
O interesse da Comissão Organizadora não foi, de modo nenhum, orientar indecisos ou manipular ideias e pensamentos em vista deste ou daquele candidato. Ao contrário, a ideia-base de todo o processo do debate e dele em si foi o favorecimento do discernimento político, a clareza quanto às ideias de cada um e a divulgação de projetos e propostas. Tudo isso em vista do “interesse real pela vida pública, pelo bem comum”, sem devaneios ideológicos nem paixões incontidas. No nascedouro da ideia do debate, estava presente o interesse máximo pelo bem de Campina Verde e o desejo mais que explícito de favorecer os cidadãos, oportunizando lhes um espaço adulto, maduro, sensato e honesto para o debate e a discussão de ideias.
Até que ponto este plano de intenções foi cumprido? Pergunta que nos cabe responder alguns dias depois, após deixar a “poeira abaixar” e permitir à consciência uma análise mais límpida e descomprometida com interesses pessoais, grupais e partidários.
O primeiro grande ponto a ser ressaltado foi o show de democracia. Colocar em torno de uma mesa candidatos opostos, representantes legítimos de partidos que há décadas disputam o poder constituído, foi, sem dúvida alguma, um grande passo na história de Campina Verde. Provou-se que é possível discutir, apesar da troca de ofensas e de palavras por vezes duras demais. Provou-se que a cidade pode, de forma adulta e honesta, discutir seus problemas, partilhar suas dores, debater suas questões preponderantes. Não seria esta até uma boa dica para a Câmara dos Vereadores? Para a atual e a futura? Não seria a Câmara um espaço oportuno para discussões mais calorosas e pontuais, sobre problemas sérios que estão corroendo a cidade e minando suas forças vivas? Nós, o povo de Campina Verde, no debate representado pelas instituições, associações e entidades da cidade, demos a prova de que é possível tal debate, tal discussão. O que agora se torna urgente é que o poder constituído – e aqui nada melhor do que a Câmara – possa abrir e criar novos espaços para este tipo de debate. Temas como drogas e segurança pública, pobreza e geração de renda, conflitos agrários e latifúndios seriam alguns dos muitos temas que poderiam ser discutidos amplamente por aqueles e aquelas que querem ver Campina Verde cada vez melhor.
Além desse aspecto democrático e participativo, é preciso ressaltar o interesse com que grande parte da cidade acompanhou o debate e seus desdobramentos. Os telefones da Comissão Organizadora não pararam de tocar nos dias, chamados por pessoas que queriam convite de todo jeito. No próprio dia, muitos grupos se reuniram para escutar e acompanhar. Na cidade e na zona rural, muitíssimas pessoas estavam atentas. E nos dias seguintes (e eu fui testemunha disso) o comentário era um só: o debate dos prefeitos. Nesta expectativa e interesse popular, uma intenção clara a ser cultivada. O povo, ou grande parte das pessoas, quer uma política melhor, mais autêntica e menos interesseira, mais promissora em vista de uma cidade melhor e menos centrada em interesses e conveniências subjetivas.
Mas nem tudo são flores. Alguns fatos também nos mostraram que ainda temos muito que caminhar, muito que crescer e aprender no jogo político. Para citar algumas coisas apenas, não podemos deixar de falar do uso que foi feito do debate. Ambos os lados aproveitaram para dizer que o seu candidato ganhou o debate, transmitindo direta ou indiretamente a ideia de que a mesa julgadora, composta por juízes e advogados, estava lá para avaliar o desempenho de cada candidato, dando-lhes uma nota final. O que não é verdade. A mesa de autoridades ali estava para julgar possíveis ofensas ou desacatos. Uso impróprio como este não ajuda em nada o debate político. Apenas camufla a realidade em vista de benefício pessoal.
Sem contar ofensas e acusações, cuja gravidade é tão clara que não nem precisamos gastar linhas aqui, podemos citar também a insistência na comparação de mandatos e naquilo que foi feito. Ora, Campina Verde não está vivendo de seu passado. Se muito já foi feito, pela atual e pela anterior administração, ao povo interessa saber projetos a partir de 2013. A insistência no que já foi feito e a insistência ainda maior naquilo que o partido contrário não fez em nada acrescentam ao progresso e ao desenvolvimento de Campina Verde. Penso, seriamente, que algumas questões não foram devidamente respondidas, apesar de sua importância. Questões como segurança pública em relação ao aumento progressivo e agressivo das drogas no município, criminalização da juventude e descaso com a educação, pobreza e miséria na periferia da cidade, geração de empregos e possibilidades de estudo superior na própria cidade, dentre outros assuntos, ou não foram discutidos ou foram citados muito paralelamente, sem a discussão e o aprofundamento necessários. Veremos este aprofundamento nos comícios? Ou o encontraremos nos projetos de governo? Não sei bem...
De todo jeito, apesar dessas lacunas, que poderíamos chamar de lacunas políticas, que tocam a essência da política de Campina Verde, o debate político foi, de fato, um momento único e muito enriquecedor. Cabe a todos os organizadores a nossa verdadeira gratidão pelo esforço e pelas barreiras vencidas. Cabe ao povo o aplauso pelo interesse e pela participação.
E aos candidatos à Prefeitura Municipal, na reta final desta campanha, cabe-lhes aquilo que o povo tanto espera: mais clareza quanto aos projetos, mais verdade nos discursos, mais prontidão e coragem para merecerem nosso voto, esta força tão grande que temos para provocar e iniciar a transformação da sociedade no mundo novo possível e tão desejado por todos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nota de Pesar - Faleceu Padre João Carneiro Saraiva














Faleceu na manhã de hoje (19/09), por volta das 9 horas, em Belo Horizonte, Padre João Carneiro Saraiva.
À Família PBCM, nossos sentimentos e orações pelo falecimento de nosso querido Padre João Saraiva. Deus o recompense por todo trabalho realizado na Igreja e especialmente em nossa cidade. 


terça-feira, 18 de setembro de 2012


Campina Verde – Polícia cumpre mandado de reintegração de posse na Fazenda São José da Boa Vista

A Polícia Militar cumpriu no último dia 12, um mandado de reintegração de posse na fazenda São José da Boa Vista, neste município. A propriedade estava ocupada por integrantes dos movimentos “Liga dos Camponeses Pobres” e “ Movimento Unido dos Trabalhadores em Terra”, desde fevereiro deste ano.
Na ocasião, aproximadamente quarenta famílias invadiram a propriedade, construindo barracos no local bem como tomaram posse da sede da fazenda.
O proprietário através de seu procurador impetrou ação de reintegração de posse que foi deferida pelo juiz da Vara de Conflitos Agrários em Belo Horizonte, após uma vistoria no local e uma audiência realizada nesta cidade com os representantes dos invasores.
A medida liminar foi expedida, determinando um prazo de 60 dias para que os invasores deixassem a propriedade de forma pacifica, porém expirado o prazo, a desocupação não ocorreu.
No mês de abril, a juíza da comarca ordenou o cumprimento da liminar de maneira forçada, requisitando o apoio da polícia militar que por sua vez deu inicio aos trabalhos de reintegração, realizando diversas incursões no local, cumprindo todas as fases necessárias para efetiva desocupação. Trata-se de fases determinantes que envolvem amplo planejamento, até mesmo em razão da falta de contingente policial na região o que demanda o envolvimento de militares de outras companhias, inclusive a aprovação do comando geral da Polícia Militar para que tal operação possa ocorrer.
Concluída todas as etapas e sem êxito na saída dos ocupantes de forma espontânea, procede-se a desocupação.
Aproximadamente 100 policiais participaram da operação que esteve sob o comando do Comandante da 3ª Companhia Independente, Capitão José Luiz da Costa que acompanhou o Oficial de Justiça da Comarca e contou ainda com a colaboração da 6ª Cia de Missões Especiais. Além dos efetivos das duas Companhias, a assessoria de planejamento e operações da 5ª RPM também se fez presente, com a supervisão do Major Vicente Paulo Dias, Chefe do Estado-Maior e Sub-Corregedor da Região com sua equipe.
Foram vinte horas de negociação, sendo que os invasores se recusaram a acatar a medida de imediato o que demandou longo período de negociação e espera, culminando com a saída pacífica dos invasores os quais tiveram integral apoio para a retirada de seus pertences. Representantes do Conselho Tutelar também estiveram presentes durante a operação já que havia várias crianças no local, além de um representante do ITER, órgão que trata da mediação de conflito no campo, que também acompanhou os trabalhos bem como participou das negociações.

A operação teve início às 5 horas da manhã com uma reunião com todos os participantes, em espaço cedido pelo Sindicato Rural desta cidade.








Após a reunião um comboio composto por várias equipes se deslocaram para o local afim de dar cumprimento a reintegração de posse.







No local, o oficial de justiça procedeu a leitura da liminar ordenando a desocupação, acompanhado por uma equipe dos militares que compunham a operação.
(Fto 5) – De início os invasores se negaram a cumprir a ordem de desocupação, o que demandou várias intervenções do comando da PM.

Também fizeram parte do efetivo policial, uma equipe médica da Polícia Militar, assessoria jurídica, militares bombeiros e integrantes da PMAmb além de membros da corregedoria da PMMG.
Veja mais fotos da operação: 













segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Campina Verde – Procurador e Controlador Interno da Câmara Municipal foram agraciados com a Medalha Presidente Tancredo Neves



O advogado João Batista Teixeira (acima) e o controlador interno da Câmara Municipal, Fernando Ramos (ao lado) foram os homenageados







Em sessão solene realizada na capital mineira no dia 29 de agosto, dois campinaderdenses foram agraciados com a Medalha Presidente Tancredo Neves. João Batista Teixeira e Fernando Antônio da Silva Ramos receberam as homenagens nas categorias, Mérito Jurídico e Mérito Administrativo, respectivamente.
A Medalha “Presidente Tancredo Neves - Mérito Jurídico”, conferida ao procurador da Câmara Municipal, advogado João Batista Teixeira é conferida aos procuradores municipais, que honram as ciências jurídicas e a dignidade deste país, demonstrando respeito, transparência e zelo do patrimônio público e que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados á comunidade.
Já a Medalha “Presidente Tancredo Neves - Mérito Administrativo” conferida ao controlador Interno da Câmara, Fernando Ramos é conferida aos Controladores Internos em dia com o Tribunal de Contas, demonstrando respeito, zelo do patrimônio e transparência com o dinheiro público e que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade, tendo como base os cinco eixos da boa prática e zelo com a coisa pública, que são: disciplina, eficiência, responsabilidade, produtividade e assiduidade.
A entrega das respectivas medalhas ocorreu ao final do Seminário de Capacitação de Procuradores, Controladores Internos, Servidores Públicos e Vereadores, realizado no Minascentro em Belo Horizonte nos dias 28 e 29 de agosto, oportunidade em que foram discutidos temas de relevância para o Legislativo e Executivo Municipal como: Princípios da Administração Pública, Técnica de Redação, Tributos Municipais, Repasses Constitucionais e Orçamento, Cobrança da Dívida Ativa dos Municípios e as Prerrogativas da Advocacia Pública Municipal, Responsabilidade do Advogado Público pela Emissão de Parecer Jurídico, Direito Eletrônico e o Processo Virtual, Competência, Serviços e Obrigações Constitucionais do Município, e, Motivação no Trabalho.
Marcaram presença na sessão solene para prestigiar os homenageados, Zélia e Lívia Nunes e a médica Nali Rosa.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Debate entre os candidatos

Grande momento da democracia. Debate entre os candidatos a prefeito de Campina Verde neste dia 20 de setembro as 17 horas. Com transmissão ao vivo pela Rádio Sucesso FM. portalcv.com, Rádio Cidade e campinaverde.net 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Cooperativa Agroverde realiza Dia “C” em Campina Verde



Diretores e Colaboradores participaram de atividades e realizaram doações no Asilo “Padre João Anesi” no Dia de Cooperar.

A Agroverde – Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Verde Ltda promoveu no último dia 1º ação do Dia C no Asilo Padre João Anesi nesta cidade. No asilo os residentes participaram de várias atividades que teve início com um farto café da manhã, seguido de muita animação com violão, sanfona e muita conversa com os idosos.
A ação foi finalizada com um delicioso almoço e sobremesa em momentos muito descontraídos e com a presença de todos os residentes do local, diretores da Agroverde, funcionários e colaboradores, além dos diretores e funcionários do Asilo.
Os colaboradores da Agroverde fizeram doação de material de higiene pessoal para o asilo e a Cooperativa fará a doação de uma máquina de lavar industrial com capacidade de 30 kg para facilitar o dia a dia da instituição que promove a dignidade humana.
O Dia “C” – Dia de Cooperar é um evento de iniciativa do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), que conta, ano a ano, com a participação maciça das cooperativas de Minas Gerais e tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as instituições, cooperados, colaboradores e familiares com foco na solidariedade cooperativista.
Neste ano em que a Agroverde comemora 20 anos, abraçou mais esta causa, escolhendo uma instituição que presta efetivamente um importante serviço social à comunidade de Campina Verde, abrigando inúmeras pessoas que por um motivo ou outro necessitam serem abrigados no local, oferecendo tratamento impar, apesar das dificuldades.
De acordo com o Presidente da Agroverde, Silvan Antônio dos Santos “o Dia C foi um sucesso, não só pelas atividades realizadas ou pelas contribuições disponibilizadas para a instituição, mas principalmente pela alegria e carinho que proporcionamos a cada um dos idosos. No Ano Internacional das Cooperativas, Minas comprova como as Cooperativas constroem um mundo melhor. O Dia de Cooperar são ações que transformam e resultados que emocionam a todos nós”, frisou ele.
Confira as fotos: