segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Agora em Campina Verde e Região
Críticas, sugestões e opiniões: eneir.diario@netsite.com.br

domingo, 29 de janeiro de 2012


UMAS & OUTRAS/Eneir Manna/Campina Verde

Lamentável - A imprensa não pode ter memória curta, já que recebemos com frequência questionamentos sobre as notícias que publicamos.  Em outubro de 2011, um homem foi morto em uma estrada vicinal, próximo à Igreja Matriz. Duas hipóteses foram levantadas pela investigação: a de acerto de contas e a de vingança. Quase três meses se passaram e a policia ainda não tem uma resposta para o assassinato de Ricardo Oliveira Assis, alvejado com 23 projéteis, possivelmente de arma PT-380.

Revoltante - O Estado usa as polícias para fechar o cerco sobre o cidadão comum. Multa-se por tudo: utilização de pneu remold (antes permitido) em moto, falta de documento de porte obrigatório, do cinto de segurança e outros itens, extintor envolto no plástico e muito mais. Tudo em nome da segurança do cidadão fiscalizado. Mas, raios, não existem outras formas de garantir a nossa segurança? Como, por exemplo, pôr e manter bandidos na cadeia. É mais que justificável a revolta do cidadão comum, muito mais vulnerável aos rigores do Estado do que os marginais.

Perguntando – Ondes estará o Código de Posturas do município e a fiscalização?  Onde estás que permitiu uma tenda montada no meio da via pública desde o final do ano passado e que somente foi retirada na semana passada? Seria com o consentimento do município? Imagina se cada comerciante resolve montar uma tenda em seu quarteirão..... Sem contar que impede a circulação segura de veículos e que já ocorreu até mesmo alguns incidentes. Rua é lugar para colocar tendas definitivas?
 Sem entender - Voz corrente na cidade - e eu concordo: o trânsito piorou muito depois das alterações feitas na Avenida 11. Inúmeros motoristas e, principalmente motociclistas, ignoram a sinalização e continua circulando na avenida como antes. Isso sem contar quando todos resolvem parar nas esquinas, principalmente naqueles construídos na Rua 30 e Rua 26 com a Avenida 11 e ninguém sabe quem vai primeiro, e quando resolvem, vão todos de uma vez. Os leitores não são, nem eu sou técnico em trânsito ou autoridades constituídas. Mas não custa perguntar, precisa mudar? Acham que vai ser bom? Estudos indicam necessidade? Ok. Mas, dá licença, a coisa tem que vir acompanhada de orientação no local por determinado período e fiscalização, garantindo informação, segurança e punição a quem ignora as regras. Do jeito que a coisa está em Campina Verde, tem horas que a gente acha que desaprendeu a dirigir.


Placa de atenção a buraco denuncia descaso
Cratera vem engolindo a Rua 30 bem próximo a Prefeitura Municipal e Fórum local, desde o ano passado.
 
 
Preocupados com o avanço de uma cratera que desde início do ano passado engole a Rua 30, esquina com a Avenida 03, localizada a menos de 30 metros da Prefeitura Municipal e mais próximo ainda do Fórum local, moradores perderam a paciência. Cansados do jogo de empurra – e sem solução do problema, moradores acionaram a justiça denunciando a situação.
Uma das moradoras das imediações, Talita Menezes Marques, contou a reportagem do Jornal “Notícias da Região”, o drama vivido pelos moradores daquelas imediações.
“Quando não havia construções, abaixo da Rua 30 passava uma tubulação de água no meio dos terrenos. Mas quando deu início a estas construções a prefeitura foi procurada para transferir a tubulação, já que é evidente que teríamos problemas futuramente. Como o setor competente da prefeitura não tomou as providências, o construtor “Cássio”, fez a obra com recursos próprios, sem ajuda da prefeitura, ou seja, tirou a tubulação que passava pelos terrenos onde iria construir as casas e transferiu para a calçada, onde ele colocou uma caixa pra que armazenasse a água das enxurradas e fosse pra outro lado para não causar problema do tipo: inundar as casas das pessoas que ali moram. Mas foi um serviço mal feito, ou seja, não poderia ter sido feito pelo construtor e sim pela prefeitura, através do setor competente, portanto, com as chuvas estão abrindo crateras nas ruas, já que a tubulação não comporta e a enxurrada toma conta e inunda as ruas, chegando até as residências. Na minha casa a água fica prestes a inundar tudo, quando chove muito”.
Quando questionada sobre quais as ações tomadas pelos moradores, Talita respondeu que “Nós, moradores fomos até a prefeitura pedir a ajuda do prefeito, várias vezes, desde a primeira vez que o buraco se abriu, mas todas as vezes que íamos lá pedir essa ajuda, ele nunca estava, ou diziam que não estava então tomamos uma providencia, cada pessoa que mora por aqui, procurou um advogado e fez um denuncia contra o município e o processo esta em andamento. A principio pensamos em fazer um abaixo-assinado, mas sabemos de pessoas que havia conversado com o prefeito e ele disse que não podia fazer nada, então resolvemos  procurar a justiça”, relatou a moradora, lembrando ainda que “não é somente as pessoas que moram na região que estão reclamando sobre o buraco. Muitas pessoas que por ali passam já foram reclamar e também já tomaram suas providencias, já que a cratera aberta na rua representa risco para os transeuntes e motoristas que passam pelo local. O que mais me deixa indignada é que esses buracos são na esquina da Prefeitura e acho tamanha falta de respeito conosco morados da cidade e também com os visitantes. Será que a Prefeitura vai deixar esses buracos aí até o carnaval para nossos visitantes verem essa vergonha bem na porta do Fórum e na esquina da Prefeitura?”, questionou ela.
Outra pessoa ouvida pela reportagem foi Heloisa Monteiro, funcionária da Subseção da OAB que demonstrou sua preocupação com o problema ressaltando que, “os moradores das imediações do Fórum e da Prefeitura de Campina Verde não devem estar conseguindo conciliar o sono já que desde o ano passado vários buracos veem engolindo o cruzamento da Rua 30 com Avenida 3 e até hoje sem nenhuma solução para o problema. O que percebemos é um jogo de empurra, empurra entre órgãos públicos – que não resolvem o problema e ficam atribuindo a responsabilidade um ao outro, os cidadãos estão colocando a boca no trombone, com o intuito de denunciar a situação. Há proprietários de residências próximas que estão com dificuldades de acesso às próprias residências A preocupação é geral, já que os tais buracos crescem a olhos vistos e, a cada dia o asfalto parece ceder em lugares diferentes. A única atitude que vimos até agora foi que recentemente o local foi isolado, impedindo o acesso no cruzamento”, concluiu.


Campina Verde - Árvores derrubadas. Além das trapalhadas ...e a consciência ambiental?
Infelizmente é lamentável o péssimo tratamento dado ás questões relacionadas à Preservação Ambiental, que nós moradores da cidade de Campina Verde temos visto ao longo desses últimos anos. Estamos a concluir que não existe nenhuma fiscalização e responsabilidade ambiental de vários órgãos públicos, principalmente da prefeitura, através dos setores competentes que além de não fiscalizar dá o mau exemplo, descartando diversas árvores aleatoriamente, aleatoriamente porque, de acordo com informações, não existe sequer um laudo elaborado para justificar tais ações.
Na correria do dia a dia quase não observamos o que está nítido aos nossos olhos. A referência se baseia nas árvores que estão plantadas nas ruas do município – POR ENQUANTO – contribuindo significativamente para melhoria do ar que respiramos e proporcionando ainda tantos outros benefícios, como sombra fresca.
POR ENQUANTO, a maioria ainda pode ser encontrada nas vias públicas. Mas, ao trafegarmos pela cidade notamos que aos poucos elas vão sumindo. Nem precisaria lembrar várias árvores que foram cortadas ao longo da Avenida 11.
Não bastassem esses crimes ambientais cotidianos, nos últimos dias a população de Campina Verde foi surpreendida por uma derrubada de 26 árvores em torno de um imóvel localizado no quarteirão circundado pela Avenida 19, Rua 16 e Praça da Capela. Procuramos informações sobre a licença para a derrubada, deparamos com um documento expedido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Após isso, começamos uma maratona com o objetivo de verificar o procedimento. O presidente do CODEMA no município, Amiraldo Teixeira dos Santos nos forneceu um documento expedido em julho de 2011, destinado ao requerente com a seguinte avaliação: “Retirar 02 árvores com a saúde comprometida, apresentando galhos secos, o proprietário se responsabiliza em plantar 02 árvores em reposição as retiradas. As demais árvores existentes no passeio em torno do prédio da Creche Divino Pai Eterno, encontra-se com perfeito estado de saúde, não foi encontrado danos no passeio provocado pelas mesmas e nem em murro e paredes, portanto a decisão da equipe formada pelo Superintendente da Prefeitura Municipal de Campina Verde, Marino, do Presidente do CODEMA, Dr. Amiraldo e dos agrônomos da EMATER, André e Wellington é que seja feito apenas a poda das mesmas em uma altura de 3 metros”, diz o documento.
Ora, se o CODEMA não autorizou, por que o IEF deu a autorização? Sim, porque de acordo com o entendimento de legisladores, quem possui competência para autorizar o corte de uma árvore situada em área urbana é sempre o órgão ambiental municipal, o qual deverá ser procurado.
Entretanto, a competência do órgão ambiental municipal ainda é determinada pelo interesse predominantemente local nos casos de árvore situada em área urbana, conforme estabelece a Constituição Federal em seu artigo 30, I e II e o Código Florestal, em seu artigo 2°, parágrafo único. Ainda, por a autorização para corte nesses casos, configurar atividade administrativa, competência do município, conforme artigo 23 VI e VII da Constituição Federal e adequada interpretação do princípio federalista segundo o qual nada será exercido por um poder superior quando se possa ser cumprido pelo poder inferior.
Entendimento este também compartilhado inicialmente por uma pessoa que trabalha no IEF, que se identificou como Leonardo, do escritório regional de Uberlândia, para onde fomos direcionados após várias ligações telefônicas, ao nos informar sobre os procedimentos necessários para a aquisição de uma autorização para corte de árvores em perímetro urbano.
Já quando informamos a ele sobre o fato ocorrido em Campina Verde, ele solicitou o numero do documento dizendo que iria analisar, retornando posteriormente a ligação telefônica, alegando que seria necessário acessar o sistema de informática do órgão para verificar de onde e porque foi expedida a autorização, dizendo ainda que a pessoa que possui acesso ao sistema de informática estaria de férias, o que não seria possível naquela ocasião.
Portanto, estamos aguardando maiores informações, bem como aguardando também atitudes dos órgãos competentes, já que na ocasião devida não vislumbramos nenhuma, ou seja, se quem possui competência para autorizar o corte de uma árvore situada em área urbana é sempre o órgão ambiental municipal, porque não impediu a derrubada? Fica a dúvida, quem expediu a autorização no IEF não conhece as suas atribuições? E o CODEMA? Também não?
Não se trata de discurso de ambientalista, é apenas a opinião de quem está atento para este fato e preocupado com a derrubada em grande escala de árvores em Campina Verde, mesmo quando isso vem sendo feito a “conta gotas”, talvez para não assustar ou alardear a população que anda pra lá de distraída ou sem tempo para observar que as aos poucos, dia a dia, as árvores da cidade estão sendo decepadas, com ou sem autorização.
Tomara que este quadro mude num curto espaço de tempo para o bem de toda população. Que os discursos só venham a ser proferidos em defesa do meio ambiente por quem realmente entenda do assunto e que seja capaz de colocar em prática suas palavras, para que elas não sejam simplesmente lançadas ao vento para projetar – quem sabe – as pessoas que as proferem.
A constatação é triste. Para piorar, alegam variações climáticas intensas que vem acontecendo ultimamente, como o excesso de chuvas que vem caindo, causando inúmeros danos em vias públicas. Mas, ao se queixarem as pessoas se esquecem de que o corte de árvores indiscriminado pelas ruas da cidade também contribui para a ocorrência de fenômenos naturais impossíveis de serem controlados pelo homem.
É nessa hora que qualquer um que se julga “poderoso” ao autorizar, ou mesmo fazer “vista grossa” a derrubada de uma árvore deveria notar que, na verdade, não detém poder algum frente à força implacável da natureza, que cobra um preço muito alto pelas ações cometidas contra ela.
O alerta dos atos indiscriminados do homem contra a natureza vem sendo feito há muito tempo, mas infelizmente são descartados por aqueles que deveriam tomar a frente na defesa do meio ambiente.
A preocupação com o meio ambiente já vem de longa data, mas ao que parece, a maioria finge que ouve, finge que está fazendo a sua parte no que diz respeito à preservação ambiental, mas... sempre tem um mas, a natureza não finge. Ela é implacável e cobra muito caro pelos abusos cometidos pelo homem. Olha que a derrubada de uma simples árvore em uma das ruas ou praças de Campina Verde, como vem acontecendo ultimamente a “conta gotas” será cobrada. Podem acreditar nisso. A natureza não perdoará e muito menos deixará que esta quota vá parar na dívida ativa do município. Para a natureza, a cobrança pelo descaso é fatura liquidada. Ah...ainda em tempo. Além do CODEMA, o município também possui uma Secretaria de Meio Ambiente? Onde estás a sua atuação?

sábado, 28 de janeiro de 2012


Principais indicações da vereadora Olívia Nahass em destaque no ano de 2011
Seja por discernir as carências e perceptiva na capacidade de enxergar o que é prioridade no município, ou pelo fato de lutar no sentido de se melhorar o aspecto visual da cidade e proporcionar melhor qualidade de vida para a população, a vereadora Olívia Nahass realiza um trabalho incansável, demonstrado através do seu conjunto de indicações, que marcaram o ano de 2011, reunidas aqui, as principais delas, as quais foram encaminhadas para as autoridades competentes.
- Em associação com o vereador Franco Nero, indicação ao Prefeito Municipal, solicitando que sejam promovidas, junto aos órgãos competentes, as ações necessárias para a colocação de placas indicativas e a pintura das rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais;
- Apresentação, juntamente com os vereadores, João Silva, Batista e Wagner, de documento reivindicatório, encaminhado ao chefe do executivo, relatando reunião realizada, com representantes das Associações de Moradores da Região Córrego Fundo, neste município, onde os mesmos relataram as diversas demandas, dentre elas, falta de maquinários para recuperação da estrada principal e das estradas vicinais, recuperação de ponte que na ocasião, tornou o local intransitável, Posto de Saúde emergencial na sede do assentamento; alfabetização de adultos; ônibus coletivo pelo menos uma vez por mês, visando facilitar o deslocamento até a cidade para fazerem compras; moradias; assistência ao idoso e à criança, dentre outras;
- Solicitação ao Presidente do Legislativo, juntamente com os vereadores, João Silva, Batista e Wagner, a alteração do horário de reuniões da Câmara Municipal;
- Solicitação ao Prefeito Municipal, juntamente com os vereadores, João Silva, Batista e Wagner, para recuperação de ambulância, marca DUCATO, placa HMG 2927, que se encontra no pátio da prefeitura, desde o mês de maio do ano de 2010;
- Em associação com o vereador João Batista Barbosa e Janete Martins de Oliveira Atoui, indicação ao prefeito municipal para que sejam promovidas as ações necessárias no sentido de disponibilizar espaço suficiente e adequado para os pacientes que aguardam atendimento no PSF e Ambulatório Medalha Milagrosa;
- Em associação com o vereador João Batista Barbosa e Janete Martins de Oliveira Atoui, indicação a secretaria municipal de educação, solicitando que seja determinado ao setor competente daquela secretaria, que o ônibus escolar transporte três alunos residentes naquela região;
- Indicação encaminhada ao Prefeito Municipal, atendendo solicitação do Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alvorada, Sr. Valdeon Campos, a disponibilização de transporte gratuito aos moradores de assentamentos do município, por ocasião das festividades da 40ª Expoverde;
- Requerimento encaminhado ao prefeito municipal, reiterando pedido de informações sobre a aplicação e destinação dos recursos dos programas Pro jovem, Cras e Peti, neste município;
- Solicitação ao prefeito municipal, com a associação do vereador João Silva, de informações sobre possível exigência por parte do município, de titulo eleitoral aos usuários de serviços de saúde, para atendimento em unidades de saúde no município;
- Indicação encaminhada ao Prefeito Municipal, com a associação do vereador João Silva, da necessidade de recomendar aos motoristas de ônibus da área de saúde que transporta pacientes para a cidade de Barretos, maior tolerância ao horário de saída daquela cidade, já que recebeu reclamações sobre a intransigência no horário, quando alguns pacientes ainda estariam recebendo atendimento medico-ambulatório;
- Indicação encaminhada ao Prefeito Municipal, com a associação dos vereadores, João Silva Filho, Amarildo Faria, Vanderlei Ferreira e Franco Nero, para que fosse considerada a possibilidade de prorrogação do prazo para negociação e parcelamento por parte dos contribuintes em atraso com o município, dos débitos fiscais inscritos em divida ativa e objetos de execução;
- Requerimento ao Prefeito Municipal solicitando a construção de acessos (rotatória) na Avenida Guilherme Ribeiro de Souza com a Rua Salvador, justificando a dificuldade de acessibilidade dos moradores daquelas imediações à única farmácia existente naquele local, citando casos de cadeirantes e demais pessoas que necessitar de atendimentos imediatos;
- Requerimento ao Prefeito Municipal, juntamente com os vereadores, João Silva, Batista e Wagner Faria, solicitando as seguintes informações:
- Informações sobre a existência de convênios ou transferências de recursos do Ministério do Turismo para o município de Campina Verde, detalhando inclusive, caso exista, o valor e onde o mesmo foi aplicado;
- Lista do nome dos beneficiários das casas entregues da COHAB, na atual administração e quais os critérios adotados para aqueles que firmaram o contrato;
- Cópia do acordo que a municipalidade firmou com Milton de Freitas Borges, na Ação de Indenização por danos morais e materiais, ajuizada por  este ultimo e qual a lei que embasou para proceder o referido acordo;
- Valores gastos efetuados com a reforma (concerto) da camionete/Toyota SD 4x4 HILUX SRV cabine dupla, preta, automática, completa, combustível diesel, 163 cavalos, ano e modelo 2006, placa NFX-0650;
- Valor recebido pela municipalidade do leilão da referida camionete;
- Cópia do processo licitatório do aluguel da escola do Bastos, acompanhado de contrato;
- Quais os recursos financeiros utilizados no asfaltamento da serra em nossa municipalidade (convênio ou recurso próprio). Valores gastos;
- Cópia dos processos licitatórios dos combustíveis no ano de 2009, 2010  e 2011;
- Cópia dos processos licitatórios dos carnavais de 2009, 2010 e 2011;
- Cópia dos processos licitatórios bem como dos contratos, dos maquinários locados para fins de conservação e reparos nas estradas da municipalidade dos anos de 2009, 2010 e 2011;
- Lista atual de todos os funcionários com respectivos cargos e vencimentos;
- Quais os imóveis pertencentes à municipalidade que foram vendidos, o nome dos adquirentes e os valores de cada um;
- Motivo pelo qual a ambulância do Distrito de Honorópolis se encontra parada há quase 02 anos;
- Quais os valores gastos para trucar os dois caminhões novos IVECO, da ultima aquisição da municipalidade.
Este é o saldo ou balanço do trabalho da vereadora Olívia Nahass a favor de um município mais humanizado e melhor para se viver. É claro que além destas indicações ora apresentadas à sociedade, estão incluídas as demais prerrogativas do vereador que são fiscalizar, discutir e aprovar a legislação municipal.

Sindicato Rural de Campina Verde divulga programação de shows da 41ª Expoverde
O Presidente do Sindicato Rural de Campina Verde, Rondon Paulo de Faria Silveira, brinda a primeira edição do Jornal Notícias da Região e aos leitores divulgando a programação da 41ª Expoverde, que acontece no Parque de Exposições Homero Santos de 02 a 07 de Junho de 2012.
A diretoria do Sindicato Rural que encerrou o ano de 2011, com muito sucesso já está trabalhando nos preparativos da grande festa de tradicional de pecuária, a qual atrai grande público deste município e de várias cidades da região e de outros estados.
Visando manter e elevar ainda mais a tradição da festa, a diretoria do Sindicato Rural programou uma grade com excelentes shows de artistas de renome e sucesso entre todas as camadas da população, além de organizar uma extensa programação como o Festival de Intérpretes de Música Sertaneja, palestras, mostras agropecuárias, leilões, missa sertaneja, rodeios, Parque de Diversões e a tradicional cavalgada que reúne comitivas de várias localidades.
O evento realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais tem como objetivo promover a integração entre pecuaristas do município e de outras regiões bem como a mostra e comercialização de animais de variadas raças, além de diversão a todos os moradores e visitantes, tendo em vista a extensa e excelente programação da festa.
Além disso, o presidente Rondon Paulo informou que a venda de passaportes para a 41ª Expoverde já está disponibilizada na secretaria do Sindicato Rural, visando favorecer a todos interessados que queiram adquirir o seu passaporte em até cinco parcelas mensais.
“Antecipamos a programação da 41ª Expoverde com o objetivo de garantir shows de excelente aceitação do público e para que possamos trabalhar com mais tranquilidade na organização da festa, portanto, gostaria de aproveitar a oportunidade e conclamar a participação efetiva da comunidade nos eventos da 41ª Expoverde. Esperamos contar com o apoio significativo das empresas de nosso município e da região e já temos assegurado junto ao Poder Público Municipal o seu apoio, bem como do Banco Credicampina, através do Presidente, Honório de Souza Rosa que não mediu esforços para manter conosco uma excelente parceria. Nossa expectativa é realizar mais uma vez, uma festa de alto nível e de grande sucesso, pois trata-se de um período de confraternização do produtor rural e é compromisso da atual diretoria do Sindicato Rural priorizar, acima de tudo, a valorização de nossos produtores”, destacou o presidente.
Confira a programação:
Dia 12 de Maio – Escolha da Rainha Expoverde/2012, com a animação da dupla “Neto e Ralf” – Urupê Tênis Clube;
De 02 a 05 de Junho – Realização do Festival de Intérpretes;
De 03 a 05 de Junho – Show de Calouros;
Dia 03 de Junho – Cavalgada;
De 06 a 09 de Junho – Rodeio Profissional;
Dia 06 de Junho – Quarta-feira – Dupla – Matogrosso & Mathias
Dia 07 de Junho – Quinta-feira – Dupla – César Menotti & Fabiano
Dia 08 de Junho – Sexta-feira – Dupla – Munhoz & Mariano
Dia 09 de Junho – Sábado – Dupla – Gian & Giovani
Dia 10 de Junho – Domingo – Dupla – Thales & Thiago (entrada franca)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Política - Prefeitos devem ficar atentos a regras para evitar ações de improbidade administrativa 
É ano eleitoral e os prefeitos têm de ficar espertos, porque terão de cumprir várias regras para não ser alvo de ações de improbidade administrativa. É momento também de os eleitores ficarem de olho para denunciar e impedir abusos nas prefeituras, comuns neste período. A atenção deve se voltar, neste momento, de início do ano, para os excessos na publicidade e no incremento de programas sociais, principais ferramentas usadas pelos gestores interessados em se reeleger, conforme ressaltou o coordenador do Ministério Público estadual, promotor Edson Resende.
Enquanto não é possível avaliar exageros na aplicação de recursos em publicidade, os eleitores devem ficar atentos aos conteúdos das propagandas. Edson Resende alerta que o prefeito não pode enaltecer a sua imagem mais do que a própria administração, a obra ou o serviço prestado pela prefeitura. “Se o eleitor perceber que houve abuso, deve procurar o promotor eleitoral da sua cidade com a peça publicitária”, observa. E fica a dica para os administradores: “O limite de gastos com publicidade não pode ser maior do que em 2011 nem do que a média dos últimos três anos”.
Os prefeitos estão proibidos também de criarem programas sociais. O eleitor deve ficar esperto à manobra usada por eles para não serem pegos pela legislação eleitoral. Ao invés de criar programas sociais, eles acabam incrementando os já existentes e, que, muitas vezes, estavam praticamente inativos. A administração não pode, desde o primeiro dia do ano eleitoral, fazer distribuição gratuitas de bens, valores ou benefícios. O prefeito não deve, por exemplo, fazer doações para entidades, como organizações não governamentais (ONGs) ou associações. “Os prefeitos acabam usando essas entidades para angariar votos”, ressaltou o promotor.
Outra forma de captar eleitores, que acontece durante o período eleitoral, conforme ressaltou Edson, é com o aumento salarial dos servidores municipais. Ele lembra que é proibido o reajuste dos servidores a partir de 10 de abril.
Os prefeitos e vices não podem também, a partir julho, participar da inauguração de obras e contratar shows artísticos com recursos públicos. Os gestores que vão se candidatar não poderão, também a partir de julho, se pronunciar em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral.
Desobediência
O gestor que desobedecer à legislação corre o risco de ser cassado, como aconteceu com o prefeito de Mata Verde, no Vale do Jequitinhonha/Mucuri. Reeleito em 2008, Florisvaldo Alves Martins (PSDB) foi cassado em 2009 por ter feito doações e promessas de dinheiro. O relator do caso, na época, ressaltou que houve uso da máquina pública para conseguir votos. Além de perder o mandato, ele teve de pagar uma multa de R$ 1.596,15. A cidade passou por nova eleição.
Fonte: UAI

DNIT sem gestão: Mais de 70% das estradas danificadas no País são mineiras – barreiras, erosões no asfalto e cheias dos rios isolaram o Estado

Ministro admite que 71,4% das BRs mais danificadas pela chuva no país estão em Minas. Para especialistas, queda de barreiras e erosões revelam política de conservação ineficiente
As estradas que integram Minas Gerais ao restante do Brasil não suportaram a prova das chuvas do fim de 2011 e início deste ano. Desmoronamentos de barreiras, erosões no asfalto e rios que inundaram o pavimento praticamente isolaram o estado por via terrestre, num estrago tamanho que já engloba 30 dos 42 pontos de restrições totais ou parciais de tráfego no Brasil. “Minas é o estado mais afetado. Mais de 70% (71,4%) das estradas danificadas são mineiras”, disse o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. E a precariedade não se restringe às situações mais graves.
Em levantamento feito pelo Estado de Minas sobre as condições das estradas sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), 61,5% da extensão das 30 vias monitoradas eram merecedoras de cautela dos motoristas. O índice de vias precárias, onde a recomendação de segurança do Dnit é para circular com cuidado ou atenção, se refere a 4.721,7 quilômetros com excesso de buracos, sinalização ruim, erosões e barreiras que despencaram, dos 7.677,7 quilômetros classificados pelo departamento. Apenas 2.956 quilômetros (38,5%) estão em bom estado.
“O problema nacional de política de conservação se reflete com mais gravidade aqui (em Minas Gerais) por termos a maior malha viária do país. À exceção das rodovias com pedágio, as demais recebem apenas reparos superficiais, que não suportam chuvas e ainda têm a topografia acidentada, o que piora a situação”, avalia o engenheiro, consultor de infraestrutura viária e especialista em transporte e trânsito Everaldo Cabral. “O índice é grave e mostra que é preciso uma política mais séria. Mais investimentos em projetos aprofundados e eficientes”, afirma.
Os dados não refletem toda a realidade das rodovias federais mineiras, uma vez que dos 10.666 quilômetros monitorados pelo Dnit em 30 estradas, 3.028 quilômetros (28,39%) aparecem sem qualquer informação aos condutores que precisam passar, como nas extensões completas das BRs 120, 122, 342, 352 e 479.
Outro exemplo é a Rodovia São Paulo Cuiabá, a BR 364 que liga Campina Verde ao KM 80 na BR 153 que apresenta alguns pontos críticos com muitos buracos na pista no trecho da serra da moeda na São Paulo – Cuiabá, há locais que o asfalto acabou, restando somente indícios do mesmo e buracos (conforme se vê na foto que ilustra a matéria). Veículos de passeio e caminhões estão trafegando bem devagar, devido à precariedade da malha viária.
Até hoje não foi executado o término da ponte do rio verde, próximo ao frigorifico. A rodovia foi inaugurada sem a concretização da obra.
O asfalto da rodovia que tem não tem 10 anos de uso, já apresenta muitos buracos.
E agora com as chuvas e o tráfego pesado de caminhões, a situação da rodovia tende a ficar mais crítica.
Com informações: Jornal Estado de Minas

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campina Verde realizou eleição da nova diretoria
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campina Verde realizou no mês de dezembro, a eleição para a escolha de sua diretoria. Com apenas uma chapa, “Fortalecer para crescer”, Jeová da Silva Andrade foi eleito o presidente. 

Segue abaixo a composição da nova diretoria:
Presidente: Jeová da Silva Andrade
Vice-Presidente: Wilson Cunha Maluf
Tesoureiro: Onivaldo Pereira de Morais
Secretário: Luciano Gonçalves Lacerda
Diretor Esp/Cul/Lazer: Neilon Nunes Beraldo
Diretor Assuntos Jurídicos: Wilmar Donizete Andrade
Diretor Formação e Relação Sindical: Maurilo Faria de Queiroz
Diretora Assuntos da Mulher Servidora, Políticas Sociais anti-racista: Meire Aparecida de Arruda
Diretora de Saúde do Trabalho: Maria do Carmo Ferreira Rufino
Diretor de Comunicação e Imprensa: Marco Antônio da Silva
Diretor de Assuntos de Aposentadoria: Jadir Pereira Duarte
Diretor de Assuntos Aut/Fund/Câmara Municipal: Sebastião Querino de S. Filho
Delegado junto a Federação: Dan Freitas
Conselho Fiscal:
1-   João Aparecido da Silva
2-   Neilton Souza
3-   Coleto Martins da Costa
Suplentes:
1-   Carlos Roberto Dias da Silva
2-   Armando Alves Dias
3-   Ramiro Franco da Costa

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


GIRO SOCIAL/CAMPINA VERDE/ ENEIR MANNA
Confraternização – Polícia Militar de Campina Verde realiza confraternização. Foi na Barraca do Produtor, localizada no Parque de Exposições “Homero Santos”, uma festa de confraternização entre os policiais militares, familiares e demais convidados. O evento contou ainda com a presença do Comandante da 3ª Companhia Independente, Capitão PM José Luiz da Costa, o comandante do Terceiro Pelotão da Polícia Militar de Campina Verde, Tenente Orlando e ainda o novo comandante designada para esta cidade, Sargento Paulo Henrique Fagundes Oliveira. Confira as fotos:
 
 
 
 
 
 
Aniversário – Mesmo com atraso não poderíamos deixar de registrar em nossa coluna a festa de aniversário de José Luciano de Paula Manna.
Cercado de seus familiares que reuniram em uma tarde super festiva para comemorar em grande estilo esta data especial.
A celebração aconteceu em ritmo de descontraídas musicas, um delicioso churrasco que veio acompanhado de cervejas geladíssimas entre outros drinks, durante esta o aniversariante circulou entre os presentes recebendo os abraços e cumprimentos pela data especial. A coluna deseja muitas felicidades e sucesso. Parabéns!
Confira alguns flashes: 
 
 
 


Polícia frustra tentativa de furto em agencia bancaria de Iturama

Em plena luz do dia, por volta das 14:20hs, 04 homens adentraram a agencia do Banco do Brasil de Iturama/MG, distante (756 km) da Capital BH, desarmados, se fizeram passar por clientes e tentaram dispersar a atenção do gerente e dos seguranças, um dos homens adentraram  no recinto de um dos caixas tentando pegar um malote, uma das funcionarias assustou e começou a gritar, momento em que os seguranças da agencia travaram as portas de saída impedindo a fuga dos mesmo.
Pelo fato da 3ª CIA IND. da PM estar instalada no piso superior da agencia e um posto policial a frente da agencia facilitou ainda mais a ação dos PM,s que chegaram em questão de segundos prendendo os homens em flagrante delito.
 As primeiras ações da polia foram feitas pelos Cabos, Gilson e Wendel, em seguida mais reforço policial chegou e através de um forte esquema de segurança os homens foram levados para a delegacia onde permanecem a disposição da Policia Judiciária.
Foram presos: Givanildo Eusébio da Silva, 27 anos e um menor de 17 anos, W.T.M. ambos de Ituiutaba/MG e os irmãos Roberto Vargas de Araujo, 45 anos e Renato Vargas de Araujo, 52 anos, ambos de Brasília/DF, contra Renato existe um mandato de prisão em aberto e Givanildo Eusébio da Silva tem passagem por roubo na mesma Agencia (Banco do Brasil de Iturama) ocorrido em 2008.
No momento em que os homens eram ouvidos, um dos telefones celular tocou e a pessoa que estava ligando perguntou se tinha dado certo “o lance do banco” o que levou a policia acreditar que do lado de fora da agencia havia comparsas, principalmente pelo fato de terem entrado na agencia sem armas.
 Roberto Vargas de Araujo, 45 anos

W.T.M, 17 anos (camisa branca) e Givanildo Eusébio da Silva, 27 anos (camisa listrada)

Renato Vargas de Araujo, 52 anos.
 Fonte: Diário do Triangulo 

Vacina que protege contra sete doenças de uma só vez será fabricada em Minas
A previsão é de que a imunização comece a ser feita pelo SUS em cinco anos.
Foi assinado no último dia 18, em Brasília, um acordo entre o Ministério da Saúde e três laboratórios públicos brasileiros, que autoriza Minas a fabricar uma vacina que protege contra sete doenças, de uma só vez.
O ministro Alexandre Padilha esteve reunido com os presidentes da Fundação Ezequiel Dias, o Instituto Butatã de São Paulo e também a presidência da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.
A expectativa do governo federal é de que a vacina esteja disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos cinco anos. Ela trará proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite ou paralisia infantil e dois tipos de meningite.
O farmacêutico bioquímico da Funed, Homero Jackson de Jesus Lopes, explicou detalhes deste acordo.
"Essa vacina já existe no mercado internacional. O Ministério está preocupado em facilitar a logística de aplicação na população brasileira atendida pelo SUS. Então, se você pode, com uma dose única, agrupar sete vacinas, você facilitará toda a logística de imunização das nossas crianças.", disse.
Quanto aos riscos, ele afirmou que é uma questão de tempo para que os testes sejam realizados.
"Isso só será disponibilizado após todos os testes serem realizados. Precisamos desse tempo todo para o desenvolvimento, fazer os testes clínicos para, realmente, dentro de cinco anos, estarmos em condições de aplicarmos essa vacina na população.", finalizou.

Motorista tem que reconhecer firma para transferir multa a partir de julho


A partir de julho, quem quiser transferir pontos de multas de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para outra terá de ir a um cartório ou órgão de trânsito reconhecer assinaturas, tanto para se livrar da pontuação quanto para recebê-la. A mudança foi determinada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2010, mas só agora foi definida a data de início. O objetivo é aumentar o controle sobre a operação e reduzir o número de fraudes.
Hoje, quando o condutor do carro não é identificado no momento da infração, a multa é enviada para o dono do veículo. Ele também recebe um formulário para poder indicar quem estava dirigindo o carro no momento da multa. O formulário deve ser assinado pelo dono do carro e pelo motorista e ter a cópia da CNH do infrator. Em seguida, basta enviá-lo pelo correio ou entregá-lo diretamente no Detran. Segundo especialistas, o sistema atual abre espaço para fraudes.
Em alguns casos, as vítimas tiveram as carteiras de habilitação furtadas ou falsificadas, já que uma cópia do documento tem de estar junto ao formulário de indicação do condutor. A maioria dos casos envolve motoristas que recebem dinheiro para assumir os pontos em sua carteira.
Além da mudança no procedimento de assinatura do formulário, a Resolução 363 do Contran determina que os sistemas de informática dos órgãos de trânsito sejam aprimorados para identificar os fraudadores.

IMA lança novo sistema de controle e comércio de agrotóxicos

Já está disponível no site do IMA o novo sistema de controle e comércio de agrotóxicos - SICCA. Ele substitui o antigo Sistema de Controle Semestral de Agrotóxicos (Sisagro) e tem como objetivo monitorar o uso do produto no estado, além de assegurar o fornecimento de informações de uma forma mais ágil e segura.
Com o SICCA os revendedores poderão acessar o sistema diretamente pelo site do IMA. Outra vantagem é o acesso através do endereço www.sicca.ima.mg.gov.br utilizando qualquer navegador de internet.
Todas as movimentações comerciais de agrotóxicos referentes ao segundo semestre de 2011, ou seja, de 1º de julho a 31 de dezembro, já podem ser lançadas. O prazo para enviar o primeiro relatório semestral de 2011 utilizando o novo software, excepcionalmente, será no período de 1º até 15 de fevereiro.
Pelo antigo sistema, o procedimento era realizado de maneira mais burocrática, pois havia a necessidade de se baixar um programa para enviar o relatório de controle do produto. O SICCA é um software desenvolvido exclusivamente pelo IMA e proporciona relatórios mais detalhados, o que consequentemente, garante um maior controle e confiabilidade no armazenamento das informações.
Atualmente, 994 revendas de agrotóxicos no estado são registradas no Instituto.
Registro
O IMA fiscaliza o comércio, o armazenamento e uso de agrotóxicos na agricultura. Portanto, todo estabelecimento comercial e prestador de serviço de aplicação de agrotóxicos no estado, tem que obter o registro, obrigatório, no IMA e o certificado deve ser afixado em local visível. Para se registrar é necessário procurar uma unidade do Instituto próxima ao estabelecimento comercial.
Por se tratar de produto tóxico para o homem, animais e meio ambiente, o agrotóxico exige cuidados especiais na sua armazenagem, comercialização e uso, podendo ser adquirido, somente, com a apresentação da receita agronômica, emitida por profissional legalmente habilitado.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Toma posse a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Campina Verde
 

A cerimônia de posse que aconteceu no distrito de Honorópolis, a pedido da nova presidente do legislativo, a vereadora Janete Martins de Oliveira Atoui, contou com a presença de autoridades, amigos e familiares dos vereadores que compõem a nova mesa diretora, no ginásio poliesportivo daquele distrito.
Foram empossados os novos membros da mesa para o exercício de 2012, os vereadores, Janete Martins de Oliveira Atoui – Presidente; Franco Nero de Moura Souza – Vice Presidente; Alexandre Freitas Macedo –1º Secretário e Amarildo Faria Assis – Tesoureiro.
A nova presidente, Janete Martins Atoui, ressaltou mais uma vez que fará uma gestão democrática, de valorização dos trabalhos da Casa, dos Vereadores, com responsabilidade e equilíbrio na condução da Câmara, porém com muita rigidez no que diz respeito aos gastos do legislativo.
 “É uma responsabilidade muito grande. É uma tarefa muito árdua, mas eu vou conseguir da melhor forma possível presidir essa casa de leis”, disse Janete, logo após a cerimônia de posse em uma entrevista coletiva a imprensa. Perguntada sobre como serão os trabalhos a partir de agora e ainda sobre os projetos da nova gestão, a vereadora foi enfática: “a câmara tem sido muito bem representada, mas cada um tem uma linha de pensamento. A minha será outra, mas quero com muita cautela não só passar pela câmara, mas sim, deixar a minha marca”, salientou ela.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Ladrões explodem caixa eletrônico em São Francisco de Sales-MG

Eles abriram um buraco no equipamento e implantaram a dinamite.
Ação foi flagrada pelas câmeras do circuito interno da agência.

Quatro homens encapuzados invadiram uma agência bancária em São Francisco de Sales, no Triângulo Mineiro, na madrugada desta segunda-feira (23), e explodiram o caixa eletrônico da unidade, segundo a Polícia Militar.
A ação ocorreu por volta das 02h38min e foi flagrada pelas câmeras do circuito interno de segurança da agência Bancária da CREDICOOPERTRIL. Um dos ladrões usou uma barra de ferro para abrir um buraco no caixa eletrônico e outro implantou a dinamite. A agência ficou destruída.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os criminosos estavam em um carro cor prata, mas a placa do veículo ainda não foi identificada. A agência bancária da CREDICOOPERTRIL QUE fica no Centro da cidade, não divulgou a quantia levada, mas pelos levantamentos, havia pouco dinheiro no caixa eletrônico, em torno aproximadamente de R$ 5.000 (cinco mil reais) em dinheiro.
Nas imagens abaixo, captadas pelas câmeras de circuito interno da agência, mostra em seqüência a ação dos bandidos até a explosão do caixa eletrônico. 




Fonte: G1 e No minuto noticias.