terça-feira, 24 de julho de 2012


Policia Militar do Meio Ambiente de Campina Verde recupera gado roubado

A Polícia Militar de Meio Ambiente recuperou na tarde desta segunda-feira (23), dezesseis cabeças de gado que foram roubadas no dia 10 de maio. Os animais são oriundos do município de Tupaciguara e estavam sendo transportados para um Frigorífico da cidade de Iturama quando ocorreu o assalto em estrada que liga a cidade de Ituiutaba ao Bastos.
Na ocasião o motorista do caminhão que realizava o transporte alegou que indivíduos encapuzados abordaram o veiculo, renderam a vitima e realizaram o transbordo do gado para outro caminhão, seguindo destino ignorado.
E na última terça-feira quando uma patrulha da Policia Militar de Meio Ambiente realizavam patrulhamento na zona rural, local denominado assentamento Capão Alto neste município, visualizaram alguns animais em um lote.

Em entrevista a imprensa local, o Comandante da Policia Militar de Meio Ambiente, Sgt Almiro contou que, o que despertou a atenção dos militares foi que se tratava de animais com idade para abate, porém em local não apropriado de pastagem.
Ao percorrer o local os militares constataram que os animais possuíam diversas marcas sobrepostas uma sobre outra e ainda sinais de que seriam animais “brincados”, porém que os brincos haviam sido retirados.
“A partir destas constatações começamos diligenciar no sentido de localizar a pessoa que seria o proprietário daquele local. Localizamos o proprietário Cleosmar Batista Silencio o qual nos informou que um indivíduo conhecido por “Valtinho”, havia desembarcado ali os animais há 90 dias, não retornando ainda para buscá-los. Ao aprofundar na conversa percebemos que o cidadão entrava em contradição em suas informações e ainda não possuía nenhum indício de legalidade daquele gado em seu lote, como contrato de aluguel do pasto ou nota fiscal e sequer caderneta de inscrição dos animais. Diante disso, aprofundamos na conversa e constatamos que se tratava de animais produto de furto ou roubo. Em incursão na propriedade, localizamos os “brincos” dos animais que haviam sido retirados e estavam escondidos. A localização destes “brincos” nos possibilitou checar as informações dos animais através de pessoas ligadas à atividade pecuária. Em contato com o Presidente do Sindicato Rural desta cidade, nos foi disponibilizado um caminhão para transporte dos animais apreendidos até esta cidade, os quais serão entregues a polícia judiciária para as devidas providências”, informou o militar, Sgt Almiro Domingos Carneiro.
Segundo o militar o valor estimado dos animais chega a um montante de R$27.000,00. Sgt Almiro destacou ainda a importância da ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental, presidida pelo Presidente do Sindicato Rural, Rondon Paulo a qual disponibilizou equipamentos de grande importância para o trabalho da Polícia Ambiental tais como, um notebook com internet 3G, um aparelho de telefone celular que está à disposição da população para acionar a patrulha ambiental, com o numero 9696-0007. “Esta parceria com a ARPA ajudou efetivamente a Polícia Ambiental na realização de seu trabalho na região, possibilitando que nós tenhamos maior agilidade e acessibilidade na efetivação de nosso trabalho, portanto temos que agradecer a diretoria da ARPA bem como aos diretores do Sindicato Rural os quais não tem medido esforços no sentido de ajudar e colaborar com o nosso trabalho”, salientou o militar.
Sargento Almiro finalizou a entrevista salientando ainda que através de reuniões e/ou palestras os diretores do Sindicato Rural tem cobrado resultados da polícia ambiental no sentido de promover um patrulhamento efetivo, visando trazer tranqüilidade à população, especialmente da zona rural. “A polícia ambiental não tem como função somente fiscalizar questões ambientais, nosso trabalho também se estende às questões inerentes a outros crimes, pois se estamos realizando um patrulhamento em determinado local e depararmos com qualquer modalidade criminosa é nossa obrigação averiguar e checar a situação. Então acredito que nosso trabalho vem sendo desenvolvido de forma satisfatória a exemplo deste importante trabalho realizado nesta data bem como de outros resultados apresentados, portanto, essa cobrança que recebemos vem de encontro com nossa expectativa que é trabalhar de forma efetiva em prol de nossa população e por isso só temos que agradecer a todos aqueles que de certa forma acompanha e colabora com nosso trabalho”, destacou ele.
Participaram da ocorrência os integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente: Sgt Almiro, Sd Valdo e Sd Murilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário