quinta-feira, 22 de dezembro de 2011



Campina Verde - Vereadores solicitam informações do executivo
 Vereadora Olívia Nahass
 Vereador João Silva
Os vereadores, João Silva Filho, Olivia Maria Nahass Franco de Sousa, João Batista Barbosa e Wagner Borges Faria, apresentaram ao Presidente do Legislativo na última reunião ordinária realizada no dia 13 de dezembro, requerimento, para que seja encaminhado ao chefe do executivo, ofício solicitando diversas informações inerentes ao município.
- Informações sobre a existência de convênios ou transferências de recursos do Ministério do Turismo para o município de Campina Verde, detalhando inclusive, caso exista, o valor e onde o mesmo foi aplicado;
- Lista do nome dos beneficiários das casas entregues da COHAB, na atual administração e quais os critérios adotados para aqueles que firmaram o contrato;
- Cópia do acordo que a municipalidade firmou com Milton de Freitas Borges, na Ação de Indenização por danos morais e materiais, ajuizada por  este ultimo e qual a lei que embasou para proceder o referido acordo;
- Valores gastos efetuados com a reforma (concerto) da camionete/Toyota SD 4x4 HILUX SRV cabine dupla, preta, automática, completa, combustível diesel, 163 cavalos, ano e modelo 2006, placa NFX-0650;
- Valor recebido pela municipalidade do leilão da referida camionete;
- Cópia do processo licitatório do aluguel da escola do Bastos, acompanhado de contrato;
- Quais os recursos financeiros utilizados no asfaltamento da serra em nossa municipalidade (convênio ou recurso próprio). Valores gastos;
- Cópia dos processos licitatórios dos combustíveis no ano de 2009, 2010  e 2011;
- Cópia dos processos licitatórios dos carnavais de 2009, 2010 e 2011;
- Cópia dos processos licitatórios bem como dos contratos, dos maquinários locados para fins de conservação e reparos nas estradas da municipalidade dos anos de 2009, 2010 e 2011;
- Lista atual de todos os funcionários com respectivos cargos e vencimentos;
- Quais os imóveis pertencentes as municipalidade que foram vendidos, o nome dos adquirentes e os valores de cada um;
- Motivo pelo qual a ambulância do Distrito de Honorópolis se encontra parada há quase 02 anos;
- Quais os valores gastos para trucar os dois caminhões novos IVECO, da ultima aquisição da municipalidade.
De acordo com os vereadores, as solicitações, através de ofícios  foram necessárias já que as maiores dificuldades enfrentam por eles, é a de fazer valer as suas prerrogativas como fiscalizadores dos atos do executivo, e o que de certa forma, vem comprometendo o papel da própria instituição, pois predomina a subordinação da maioria dos vereadores à vontade do prefeito, alegaram eles.
“Como vereadores de oposição nesta casa, temos encontrado dificuldades em receber informações advindas do Executivo, e de uma forma responsável e respeitosa é que solicitamos através de ofício, estas informações já que temos recebido pelas ruas da cidade diversas criticas e questionamentos sobre atos da administração e é nosso dever tomar conhecimento destes fatos”, disse o vereador João Silva.
 “A imensa maioria dos projetos de lei encaminhados ao Legislativo é votada em regime de urgência sem um debate aprofundado e isso desqualifica o papel da Câmara, pois sabemos que o debate é necessário e temos que ter  consciência do nosso papel de parlamentar. Uma Câmara comprometida com os reais interesses da população pode contribuir significativamente para melhorar os serviços públicos. Mas a nossa maior dificuldade é a de fazer valer as nossas prerrogativas como fiscalizadores dos atos do executivo, até porque as ferramentas mais poderosas de fiscalização dependem de aprovação no plenário”, completou a vereadora Olívia Nahass.


 Campina Verde – Delegacia de Polícia reativa o Setor de Identificação
A Delegacia de Polícia Civil de Campina Verde reativou os trabalhos no setor de identificação e comunica que o serviço vem sendo disponibilizado diariamente, no período da manhã com a confecção de Cédulas de Identidade, proporcionando a população local mais rapidez na aquisição deste documento, já que não há mais necessidade de se dirigir a outro município para aquisição do mesmo. O Posto de Identificação da Delegacia de Campina Verde está sob a responsabilidade do Delegado de Polícia, Dimer de Toledo Ribeiro e da Identificadora Aline Cândida Borges de Macedo. “A identificadora fez o curso de especialização na Academia de Polícia Civil e no Instituto de Identificação em Belo Horizonte durante o mês de outubro, visando maior conhecimento para prestar um serviço com mais qualidade e presteza a toda a população”, informou o delegado.
Dimer de Toledo informou ainda que a reativação do Posto de Identificação contou com o apoio do Vereador Franco Nero de Moura Souza, o qual fez a doação de uma Máquina de Plastificação para a Delegacia de Polícia, possibilitando maior rapidez na elaboração das Carteiras de Identidade.




Sua majestade, “O Mogno”
Quem passa pela Praça Padre Jerônimo nota uma bela árvore, majestosa, elegante e jovial nos seus 40 anos.
É um mogno, plantado por um cidadão campinaverdense: Edilton Nunes da Silva, que hoje vive “bem juntinho de Nosso Senhor” e feliz, ao ver valorizada sua obra de idealista, empreendedor incansável e amigo da natureza.
Regozija-se, com certeza, com sua história.
No ano de 1971, o Sr. Arlindo e sua esposa, D. Paixão, trouxeram de sua fazenda no Pará umas sementes de mogno e doaram ao Sr. Edilton que estava arborizando as praças da cidade.
Em 1972, já com suas mudas germinadas e sadias, foram plantadas e três sobreviveram:
• Uma na Praça São Vicente de Paulo;
• Uma na Avenida 25 (hoje arrancada);
• E a terceira na Praça Padre Jerônimo, hoje firme e elegante, encanta a todos.
Árvore frondosa, sólida, a cada ano se renova e solta suas sementes que, levadas ao vento, rodopiam como um pião, para alegria daqueles que acorrem para apanhá-las.
Em todo tempo balança, ora com brandura, ora farfalhando sua ramagem nos fortes galhos, como um canto prenunciando a chuva...
É como a mãe valente que a todos acolhe:
• Para o idoso representa o refúgio, o consolo;
• Para o solitário, a companhia;
• Para o deprimido, a alegria;
• Seus galhos viçosos e fortes, estímulo para os jovens;
• Para a criança, o colo, o brinquedo;
• Para a viúva, tronco de firmeza e bravura;
• É sombra para os cansados, inspiração para os sábios, encantamento para os românticos, abrigo para os pássaros.
“Madeira de lei” em construções grandiosas, aqui na Praça é somente uma linda árvore, jamais esquecida, sempre perseverante e altaneira.
É a “menina dos olhos” para os familiares de quem a plantou.
Enxertada no seio da Praça Padre Jerônimo, frutifica anualmente, gerando novas vidas como uma benção do Criador e como esplendor para uma Nação!

***Terezinha Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário