terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estudantes de Campina Verde se formam no Proerd


O Ginásio Poliesportivo “Pedro Caetano de Oliveira”, em Campina Verde recebeu no último dia 23, um grande numero de alunos das escolas particulares, estaduais e municipais para a cerimônia de formatura do Proerd – Programa de Resistência às Drogas e à Violência.
Marcaram presença na solenidade, alunos, pais, professores, autoridades, representantes da comunidade, parceiros do programa, além do instrutor do Proerd e comandantes da Polícia Militar, desta cidade, Tenente José Orlando da Silva, da 3ª Cia. Ind. PM, Capitão Costa e demais militares desta cidade e da região.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência é desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil. Ele começou em 1983 na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, tendo como base o projeto D.A.R.E. (Drag Abuse Resistance Education). Nos últimos anos o programa vem se espalhando por todo o mundo na tentativa de prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas unidades escolares.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, educadores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e jovens, bem como ajudar os estudantes a reconhecer e resistir às pressões e influências em relação às drogas, além de estabelecer uma relação de confiança entre a polícia militar e o cidadão. O Proerd envolve atividades educativas destinadas aos educadores, aos pais e, sobretudo, aos estudantes. A participação ativa e efetiva dos professores e dos pais é importantíssima e indispensável.
Os professores atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e os pais alavancam o programa na família.
O Proerd oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, os referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de envolverem-se com drogas e problemas de comportamento.
Tais ensinamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, desmistificando propagandas comumente veiculadas reforçando a ideia de que para se obter sucesso deve-se experimentar e usar drogas”.


Durante a solenidade de formatura os alunos fizeram o juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência e cantaram com entusiasmo a musica do programa, considerada por todos como o hino de combate a tudo que é maléfico para uma convivência saudável, tanto na família e na escola, como em toda a sociedade, juntamente com o instrutor do Proerd e com o Leão DARE e o Amigo Legal – símbolos do Proerd.
Cada criança recebeu um certificado do Programa onde se compromete a ficar longe das drogas.
Durante a solenidade, os presentes acompanharam a entrega de premiações especiais aos alunos vencedores das melhores redações com relatos do que eles aprenderam durante as aulas, os quais foram classificados em 1º, 2º e 3º lugares, recebendo como premiações uma bicicleta cada um, doados pelos parceiros dos programas, Rondon Paulo, Casa dos Pisos, Lojas Amarelinhas e Sal Grama (Proerd de Honorópolis).
O instrutor do Proerd Cb PM Luis Carlos em entrevista a reportagem falou de sua satisfação em ter participado do programa salientando que “o Proerd foi uma missão recebida de Deus que quero estar desempenhando da melhor forma, gostei muito de estar com as crianças já que elas são o futuro de nosso País. Essa luta contra as drogas tem que ser feita não só nas escolas mas também em casa junto aos pais de cada uma delas. Espero que os alunos do Proerd, possam estar plantando também o que aprenderam na escola juntamente com os seus pais, pois tive conhecimento de que alguns pais ou mães pararam de fumar por causa dos filhos que os alertaram com o que aprenderam conosco e isso significa que já estamos colhendo alguns fruto, além de estar contribuindo para um País melhor.
Gostaria de ressaltar ainda que a PMMG precisa da ajuda de todos para fazer segurança pública e ajudar o Proerd é de certa forma também estar participando da melhoria na segurança pública, portanto, precisamos do apoio de todos para juntos lutar por uma vida sem drogas. “Que Deus retribua em dobro e manifeste seu poder na vida de todos que nos ajudaram”, finalizou ele.

Instrutor do Proerd em Campina Verde juntamente as alunas classificadas com as melhores redações e com Leão DARE e o Amigo Legal – símbolos do Proerd.

Comandante da 3ª Cia. Ind. PM, Capitão Costa, juntamente com as diretoras das escolas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário