quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Campina Verde – Cidade foi beneficiada pela Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
Campanha incentiva a prevenção ao câncer
A médica dermatologista Carolina Dantas que atendeu de forma voluntária em Campina Verde por ocasião da 13ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.
A 13ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele realizada em Campina Verde atendeu 61 pessoas, as quais todas já teriam passado por uma triagem antecipada na Secretaria Municipal de Saúde local, sendo que desse total foram constatados 05 lesões malignas (não melanoma) 14 lesões pré-malignas (queratoses actínicas de face, membros), 06 outras dermatoses (vitiligo / queratoses seborrêicas , etc., informou a médica dermatologista, Carolina Dantas. 
A campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele foi realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 23 estados brasileiros e no distrito federal, simultaneamente, sendo que a cidade de Campina Verde foi beneficiada através da iniciativa da médica paulista, Carolina Dantas que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia e é sócia-proprietária do Instituto de Estética “Harmonia”, localizado em Sorocaba-SP.
O atendimento teve duração de aproximadamente seis horas pela médica dermatologista que contou com a colaboração de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde local, os quais já haviam realizado um trabalho prévio de triagem dos pacientes a serem atendidos para minimizar a demanda.
É pelo terceiro ano consecutivo que a cidade de Campina Verde participa da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em entrevista a reportagem, a médica Carolina Dantas explicou como se deu esta inclusão bem como reafirmou a necessidade de conscientização e os principais meios de proteção contra o câncer de pele.
“Como membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia sabia da existência desta campanha a nível nacional e, há três anos, a pedido do atual presidente do Sindicato Rural e membro da Loja Maçônica desta cidade, Rondon Paulo, asseguramos o nosso compromisso de incluir o município na campanha, visando beneficiar principalmente pessoas carentes, já que a prevenção do câncer da pele não é tão difundida entre a população. Para a inclusão na campanha é necessário que se faça uma ação antecipada, já que a Sociedade Brasileira de Dermatologia fornece material de apoio para a realização do evento, portanto é preciso que algum médico dermatologista demonstre o seu interesse em atuar de forma voluntária no atendimento aos pacientes e foi o que fizemos e tivemos êxito em conseguir a inclusão do município de Campina Verde numa campanha realizada a nível nacional.
Após isso, tivemos a adesão da administração municipal na campanha, através da Secretaria Municipal de Saúde que desde o inicio nos ofereceu todo suporte necessário, tais como, local de atendimento e pessoal capacitado e posterior encaminhamentos, possibilitando, portanto, que pudéssemos fazer o atendimento”, explicou Carolina. 
Quanto aos meios de prevenção a médica explica que “o uso de bonés, roupas, sombrinhas e filtros solares adequados ainda são os principais meios de proteção contra os raios solares e, conseqüentemente, contra o câncer de pele. A doença é causada, principalmente, pelos raios ultravioletas, que penetram na pele e provocam o crescimento descontrolado das células.
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os raças e tipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.
As pessoas que têm maior risco são as pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas”, salientou a médica Carolina Dantas. 
Ao finalizar a entrevista, Carolina Dantas ressaltou sua satisfação em prestar o atendimento mais uma vez em Campina Verde, dizendo que, “estamos orgulhosos de termos participados da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, em Campina Verde, por mais um ano, onde, de certa forma estamos contribuindo e agindo ativamente na luta contra a doença no Brasil. Pessoas que realmente necessitavam tiveram atendimento e foram orientadas e conscientizadas sobre a importância da fotoproteção e, quando necessário, foram encaminhadas, através do município para tratamento gratuito. A nossa missão mais uma vez foi cumprida, o que se fez possível graças à colaboração da administração municipal, em especial da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Verde, através da secretária Juçania Ferreira que não mediu esforços para realização da campanha juntamente com os demais profissionais da saúde que estiveram participando, a quem gostaria de agradecer a participação e a colaboração de forma solidária e espontânea, reforçando o aspecto social e médico-comunitário deste município, cujo caráter preventivo multiplicando conceitos de saúde pública de fundamental importância na prevenção do Câncer Cutâneo”, finalizou ela.
A médica Carolina Dantas juntamente com profissionais da saúde desta cidade que estiveram participando da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário