quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dicas Animais:  PET SHOP TOCA DO BICHO




 Cuidados para evitar viroses nos cães e gatos
A vacinação é a melhor forma de proteger os cães e gatos de doenças virais, os vírus são responsáveis por quase 80% das mortes em filhotes.Não apenas filhotes, mas os adultos, embora mais resistentes, também podem adoecer.Alguns proprietários por falta de informação ou por esquecerem alguns detalhes que parecem de pouca importância, sem querer, submetem seus animaizinhos a situações de risco.
Vacinação não é brincadeira..... Vacinar um animal requer muita responsabilidade, porque exige, além da avaliação do estado de saúde, os conhecimentos científicos relacionados com o produto a ser aplicado, domínio das técnicas de aplicação, motivo pelo qual somente o Medico Veterinário está habilitado para realizar esse procedimento.Somente o veterinário tem conhecimentos para avaliar as condições clinicas do animal para ser vacinado, informar e assegurar que a vacina a ser utilizada é de boa procedência e se está devidamente conservada e somente ele poderá emitir corretamente o atestado (certificado de vacinação).
No certificado deve constar a vacina que foi efetuada, o adesivo (rótulo) com o prazo de validade, data de fabricação, numero da partida, data da efetuação da vacina, data do reforço e a assinatura e carimbo do medico veterinário. Atenção!!!! Atestado de vacinação emitido sem estas informações não tem nenhuma validade.
Veja abaixo algumas dicas importantes para garantir a saúde do seu amiguinho.
- Nenhum filhote deve sair à rua ou ter contato com outros animais antes da completa vacinação.
- Apenas uma ou duas doses da vacina não são suficientes para imunizar o animal.
- Após ter tomado a última dose de vacina, o animal deverá aguardar um período de 15 dias antes de sair à rua ou ir para um hotelzinho.
- Quando for vacinar seu filhote em uma clínica veterinária, não o coloque no chão ou deixe que ele cheire outros animais da mesma espécie.
- Nunca atrase a vacinação anual do seu animal. Se não puder vaciná-lo na data, prefira vaciná-lo antes do vencimento.
-Alguns criadores, por excesso de zelo ou desconhecimento, aplicam a primeira dose da vacina em animais muito jovens. Dependendo da vacina, ela não trará benefício algum, nem irá conferir proteção. O ideal é iniciar a vacinação a partir de 45 dias de idade ou a critério do veterinário.
- Cães e gatos não podem ser vacinados se estiverem no cio, gestantes, com febre, debilitados, com diarréia ou com vermes. Animais que receberem a vacina nessas condições podem não produzir defesas suficientes para sua total proteção.
- Nunca coloque um animal, principalmente um filhote, num ambiente que foi freqüentado por outro que adoeceu e/ou morreu com alguma virose. Os vírus resistem por mais de 1 ano no ambiente. A desinfecção não garante total eliminação do vírus.
- Sempre que adotar um animal de um abrigo ou recolhê-lo das ruas procure aguardar 15 dias antes de colocá-lo junto com o outro animal da casa. Após esse período, se o novo cão ou gato não apresentar vômitos, diarréia ou apatia, você terá certeza que ele não estava incubando uma virose.
- Não hospede seu animal em hotéis que não exigem a carteira de vacinação comprovando que o cão ou gato está com a imunização em dia.
- Mesmo com todas as vacinas em dia, não deixe seu cão/gato ter contato com animais sabidamente doentes por viroses. Nenhum laboratório garante 100% de eficácia da vacinação, pois a resposta de cada organismo é diferente.
- Nos dias posteriores à vacinação você pode banhar seu animal, exceto se estiver muito frio.
- Não se devem acasalar parceiros sem vacinação.
O seu cãozinho deve ser vacinado contra varias doenças: cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, coronavírus canino, parainfluenza canina, parvovírus canino, quatro tipos de leptospira, estas dez doenças são prevenidas em uma só vacina conhecida déctupla ou V10 (vacina polivalente). A raiva pela vacina anti-rábica, giárdia pela giárdia Vax e a tosse dos canis ou gripe canina pela vacinação especifica. (ex: pnemodog, bronch).
Assim como o cão, o gato também deve ser vacinado contra as doenças: rinotraqueíte viral felina, calicivirose felina, panleucopenia felinae clamidiose felina-quádrupla felina ou V4.
        A primeira dose de vacina deve ser aplicada aos 45 dias de vida, podendo seguir o seguinte esquema de vacinação citado abaixo, ou a critério do seu medico veterinário.
Esquema de cães:
- 45 a 60 dias: 1ª dose V10
- 21 dias após a 1ª: 2ª dose V10+ giárdia.
- 21 dias após a 2ª: 3ª dose V10+ giárdia + vacina contra tosse dos canis(dose única).
- a partir dos 4 meses  de vida: anti-rábica, esta dose única..
- Revacinar o animalzinho anualmente.
A primeira dose de vacina do seu gatinho deve ser feita com 60 dias de idade (2meses), são necessárias apenas 2 doses, sendo o intervalo entre elas de 30 dias. A vacina anti-rábica a partir dos quatro (4) meses de idade.
O gato também deve ser vacinado anualmente.
As vacinas podem causar algumas reações nos cães e gatos como febre, dor local, vômito e fezes moles.
Lembre-se, a vacinação é muito importante para imunidade do seu filhote, conseqüentemente, sua saúde. Seguindo corretamente o esquema de vacinação dos seus filhotes aconselhado pelo seu medico veterinário você evita doenças muito graves e até mesmo fatais, além de economizar com consultas, internação e medicamento.


*** Localizado na Avenida 15 nº 398, Telefone (34) 3412- 1721, o PET SHOP TOCA DO BICHO em Campina Verde, dispõe de toda infra-estrutura que o seu "bichinho" de estimação necessita. Oferece o que há de melhor em produtos e serviços, através de um atendimento diferenciado, cheio de amor e carinho para seu animal. O Pet Shop Toca do Bicho possui diversas marcas de rações, produtos veterinários, acessórios etc...O serviço de banho e tosa é realizado por profissionais treinados e experientes, com equipamentos devidamente higienizados, tudo como seu animal de estimação gosta e merece.Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário