quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Operação Touro Branco
Polícia Federal faz operação contra tráfico em várias cidades de seis estados brasileiros, inclusive no município de Campina Verde

A Delegacia de Polícia Federal em Jales (SP) deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Touro Branco, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em vários estados brasileiros. Foram expedidos 30 mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão para São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Espirito Santo e Mato Grosso do Sul.
 As investigações estão sendo realizadas pela PF desde o final de 2014 e, neste período, apreensões e prisões foram realizadas em diversas cidades do país. Nos  últimos meses, 40 pessoas foram presas, mais de 600 kg de maconha e 97 kg de cocaína foram apreendidos, além de 23 veículos e 6 armas de fogo.
As investigações tiveram início a partir de informações recebidas pela PF sobre a atuação de traficantes da cidade de Ouroeste (SP), dentre eles um ex-peão de rodeio e empresário do ramo, que mantinham contatos com traficantes de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. A partir do início das investigações, dezenas de traficantes foram presos e diversas prisões e apreensões foram realizadas.
As investigações da PF demonstraram que a droga era proveniente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com posterior envio para Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Os criminosos eram muito cautelosos nas operações de transporte e armazenamento das drogas. Maconha e cocaína foram apreendidas em tanques de combustíveis, painéis e forros de veículos. As drogas eram também enterradas em fazendas, telhados de residências, transportadas por caminhões, carros, motos, passageiros de ônibus e até em veículos transportados por caminhões-guincho.
As drogas foram encontradas pela polícia enterradas em uma fazenda no município de Campina Verde, em Minhas GeraisAs prisões e apreensões realizadas no decorrer das investigações da Operação Touro Branco foram realizadas nos últimos meses em cinco estados: Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais.
Vários integrantes dos grupos criminosos identificados foram presos, porém, muitos outros ainda estavam em liberdade. Por esta razão, a PF representou ao juízo de Ouroeste (SP) por mandados de prisão e busca e apreensão destes investigados, bem como, em endereços que mantêm relação com eles. Os mandados objetivam localizar foragidos, investigados, drogas, armas, valores e bens adquiridos, em tese, com recursos do tráfico, além de documentos de interesse das investigações.
Os presos durante a operação, bem como os que estão sendo presos na data de hoje, ficarão à disposição da Justiça Estadual de Ouroeste/SP e responderão por diversos crimes, dentre eles tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Os mandados de prisão temporária expedidos tem duração de 30 dias de reclusão, prorrogável por igual período, com possibilidade de conversão em prisão preventiva por tempo indeterminado.
O nome da Operação Touro Branco foi utilizado em alusão à atividade de aluguel de touros de rodeio utilizada como fachada por um dos investigados de Ouroeste/SP, preso, que paralelamente atuava no tráfico de cocaína.
Com informações: Comunicação da Polícia Federal em Jales/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário