quinta-feira, 21 de maio de 2015

JBS é condenada por irregularidades em unidade de Iturama
Decisão judicial dá prazo de 48 horas para empresa cumprir obrigações.
Foto: Divulgação
O grupo empresarial JBS tem 48 horas para resolver irregularidades trabalhistas encontradas na unidade da cidade de Iturama. A empresa foi condenada pela Justiça após ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Dentre as irregularidades apontadas está a submissão de funcionários a baixas temperaturas por tempo maior do que o previsto em lei. De acordo com o site de notícias G1 Triângulo, a assessoria de imprensa da JBS foi procurada para se pronunciar sobre a decisão judicial, porém não atendeu as ligações.
A decisão foi proferida pelo juiz Alexandre Chibante, da Vara do Trabalho de Iturama. A empresa tem até 48 horas para “cumprir as obrigações concernentes à parada térmica, ao pagamento de adicional de insalubridade e à proibição da prorrogação de jornada suplementar em ambiente insalubre”. A pena para o descumprimento da sentença é de R$ 10 mil por dia.
Segundo o Ministério Público, em Iturama, mais de 200 funcionários trabalhavam em ambientes artificialmente frios, como câmeras de estocagem e túneis de congelamento, mas não tinham respeitados os intervalos para recuperação térmica. Ainda de acordo com o MPT, a exposição a baixas temperaturas, que chegavam a -17,9ºC, ocorria durante toda a jornada de trabalho.
O juiz também fixou prazo de 100 dias para que a empresa coloque em funcionamento um registro de ponto específico para o controle das paradas térmicas.

Com informações: G1 Triângulo Mineiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário