segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

0800-900-300 é o novo número para solicitação de manutenção de pontos de iluminação pública 

No dia 1° de janeiro de 2015, atendendo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), todos os equipamentos relativos à iluminação pública foram transferidos às prefeituras. Portanto, demandas relacionadas ao assunto, devem ser tratadas junto ao poder público municipal e não mais com a Cemig, como era antes.
A medida da Aneel cumpre o disposto na Emenda Constitucional nº 39, de 2002, que transferiu aos municípios a competência para organizar os serviços públicos de interesse local, como a iluminação pública, e, desde 2013, a Cemig, junto com o governo de Minas Gerais, orienta os representantes de municípios e associações a respeito da transferência de ativos de iluminação pública para as prefeituras.
De acordo com nota encaminhada pela concessionária, faz parte da iluminação pública a manutenção de lâmpadas, luminárias, reatores, relés e postes utilizados exclusivamente para iluminação das ruas, avenidas e praças da cidade. Com isso, as solicitações de serviços relativas à iluminação pública devem ser feitas às prefeituras ou aos órgãos credenciados pelos municípios, por meio de suas próprias centrais telefônicas de atendimento à população. 
No caso de Campina Verde, a informação é de que o município participa de um consórcio denominado Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) que administrará a manutenção da iluminação. A empresa Remo Construtora Ltda., é uma das empresas que prestará o serviço de manutenção do parque de iluminação pública nas cidades de Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara. 
A população deve ficar atenta ao novo serviço. Um telefone de acesso gratuito já está disponível pelo número 0800 0900 300. Com ele todo cidadão pode informar problemas com a iluminação pública, solicitar reparos ou até mesmo notificar irregularidades como a ocorrência de luz acesa durante o dia ou apagada durante a noite.

Outros serviçosVale lembrar que serviços como religações, notificações de interrupção no fornecimento de energia elétrica, problemas com a conta e vários outros, continuam sendo de responsabilidade exclusiva da companhia de fornecimento de energia elétrica.
Em todo o estado a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig atende as demandas da população pelo telefone 116. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário