domingo, 3 de agosto de 2014

Comunidade Católica em luto - Faleceu em Uberaba o Arcebispo emérito dom Benedito Ulhoa
Dom Benedito estava internado desde o dia 26 de julho.
Velório e outras solenidades serão na Catedral Metropolitana da cidade.

O arcebispo emérito de Uberaba, dom Benedito Ulhoa Vieira, morreu na tarde deste domingo (03/08) na cidade de Uberaba. 
Dom Benedito tinha 93 anos e estava internado desde o dia 26 de julho, sendo que seu estado tinha piorado na noite do último dia 31, quando foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José. Ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. O arcebispo tinha cardiopatia, asma crônica e insuficiência renal. 
O corpo de Dom Benedito Ulhoa Vieira será velado na Catedral Metropolitana, a partir das 21 horas deste domingo. Ás 22 horas, será celebrada a primeira missa de corpo presente, presidida por dom Paulo Peixoto e concelebrada pelos padres das paróquias de Uberaba.
Ás 17h desta segunda-feira (4) será celebrada nova missa de corpo presente, na oportunidade com a presença de todo o clero arquidiocesano, bispos do Brasil, parentes de dom Benedito e fiéis. Encerrada a celebração, o corpo será sepultado em Jazigo dos Bispos no lado direito do altar da Catedral. 
Em nota Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano, lamentou a perda do amigo no episcopado.
Atuação em Uberaba - Natural de Mococa (SP), dom Benedito Ulhoa Vieira foi o quinto bispo e segundo arcebispo da Arquidiocese de Uberaba. Em 1978, quando era auxiliar da Arquidiocese de São Paulo foi nomeado pelo papa arcebispo de Uberaba, tomando posse em 15 de setembro de 1978. Ficou 18 anos, passando o episcopado em 1996 para dom Roque Oppermann, que faleceu em abril.
Dom Benedito foi responsável pela ordenação de 30 padres, criação de 11 paróquias e a reabertura do Seminário São José, tendo construído novo prédio ao lado da igreja Santa Luzia. Ele foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1983 a 1987.
Dom Benedito escreveu 10 livros, milhares de artigos e por décadas foi membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
Com informações: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário