terça-feira, 22 de julho de 2014

Frigoríficos do Triângulo Mineiro podem exportar carne para China
Estado tem 31 unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF) (Foto: Divulgação)
A reabertura do mercado chinês para a carne bovina brasileira, anunciada na semana passada pelo Ministério da Agricultura anima o setor em Minas Gerais. Apesar de nenhuma das primeiras nove unidades autorizadas estarem localizadas no Estado, Minas poderá entrar em futuras listas de estabelecimentos habilitados, segundo o assessor Técnico de Pecuária, Bruno de Barros Ribeiro de Oliveira, da Secretaria estadual de Agricultura.
Oliveira observou que Minas tem um grande número de frigoríficos, entre os quais de grandes grupos do setor. “Temos 31 unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Somente no Triângulo Mineiro, são nove e de grandes grupos, como JBS e Marfrig. Tenho certeza de que eles vão solicitar o quanto antes as autorizações para exportar ao país”, afirmou o assessor.
Ainda segundo Oliveira, Minas Gerais tem o segundo maior rebanho efetivo de bovino do Brasil, com 24 milhões de cabeças, o que corresponde a 11,5% do total nacional, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De janeiro a junho, o Estado exportou US$ 11,7 milhões em carne bovina, alta de 3,20%, e 4,2 mil toneladas em volume, acréscimo de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ainda conforme o especialista, o reflexo da abertura do mercado chinês, no âmbito nacional, melhorará não somente as exportações, mas o mercado interno, com melhores preços aos pecuaristas.
Suspensão aconteceu em 2012 com suspeita da vaca louca
As vendas de carne bovina para a China haviam sido suspensas em função da suspeita, em 2012, de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a doença da vaca louca, em um animal morto em 2010 em Sertanópolis (PR). Mais tarde, foi constatado que o caso era atípico, menos perigoso que a variedade clássica da doença. Segundo o ministro da Agricultura, Neri Geller, o entendimento com a China foi oficializado durante a reunião do presidente da China, Xi Jinping, com a presidenta Dilma Rousseff, no último dia 17, e as exportações devem ser retomadas ainda este ano.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário