domingo, 27 de julho de 2014

Campina Verde - Cidade está se transformando em “depósito ao ar livre” de entulhos

 E os problemas dos depósitos de lixo em caçambas parecem não ter fim. A cidade de Campina Verde vem se transformando em um depósito ao ar livre de lixos, composto por todos os tipos, desde o lixo doméstico, restos de material de construção a ossadas de animais, que certamente são abatidos de forma clandestina e a ossada despejada nas caçambas e nas imediações.
Uma ação da prefeitura que poderia minimizar a questão do descarte de lixo doméstico vem se transformando em desastre ambiental e visual.
A reportagem do Blog de Notícias Campina Verde registrou na manhã de hoje (27/07), logo na entrada da cidade, pelas rodovias MG 497 e BR 364, duas caçambas, que devido à chuva vem acumulando água, misturada com todo tipo de lixo naquele local. Como pode ser visto através das fotos, percebe-se que as referidas caçambas foram esvaziadas recentemente, já que no interior contém pouca quantidade de lixo, mas ao redor, uma grande quantidade de lixo espalhado. Vários sacos, pneus velhos e carcaças de animais que estão ao ar livre, espalhados e a mercê dos cães de rua que estão fazendo do local um ponto para saciar a fome.
Se não bastasse este problema de um visual deplorável, na entrada da cidade, a menos de 50 metros, está localizado um restaurante que foi inaugurado recentemente, onde o proprietário certamente efetuou um grande investimento, inclusive para adequação às normas de vigilância sanitária.
Onde estaria a vigilância sanitária, o setor de meio ambiente, CODEMA ou a fiscalização da prefeitura? Sim, pois as caçambas são terceirizadas ou contratadas pelo município, portanto é de responsabilidade do município exigir a prestação de serviço adequada.
Sabemos que a população também não colabora, pois jogam lixo fora das caçambas, mas já registramos ocasiões em que as caçambas estavam superlotadas e que por este motivo os lixos eram descartados nas imediações. E ao recolher o lixo das caçambas, o excesso, ou os lixos espalhados nas imediações não são recolhidos? Não sendo recolhidos, eles se espalham pelas imediações, para o meio da mata causando enormes danos ao meio ambiente.
Além dos danos ao meio ambiente, a imagem é um péssimo cartão postal da cidade também prejudica o visual do novo restaurante que se instalou muito próximo dali, questões que deveriam ser mediadas pela administração municipal, já que a instalação de novos empreendimentos é louvável para o município.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário