sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Formatura do Proerd em Campina Verde


O Ginásio Poliesportivo “Pedro Caetano de Oliveira”, em Campina Verde recebeu no último dia 23 um grande numero de alunos das escolas particulares, estaduais e municipais para a cerimônia de formatura do Proerd – Programa de Resistência às Drogas e à Violência.
Marcaram presença na solenidade, alunos, pais, professores, autoridades, representantes da comunidade, parceiros do programa, além dos instrutores do Proerd e comandantes da Polícia Militar e demais militares desta cidade e da região.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência é desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil. Ele começou em 1983 na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, tendo como base o projeto D.A.R.E. (Drag Abuse Resistance Education). Nos últimos anos o programa vem se espalhando por todo o mundo na tentativa de prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas unidades escolares.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, educadores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e jovens, bem como ajudar os estudantes a reconhecer e resistir às pressões e influências em relação às drogas, além de estabelecer uma relação de confiança entre a polícia militar e o cidadão. O Proerd envolve atividades educativas destinadas aos educadores, aos pais e, sobretudo, aos estudantes. A participação ativa e efetiva dos professores e dos pais é importantíssima e indispensável.
Os professores atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula e os pais alavancam o programa na família.
O Proerd oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, os referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de envolverem-se com drogas e problemas de comportamento.
Tais ensinamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, desmistificando propagandas comumente veiculadas reforçando a idéia de que para se obter sucesso deve-se experimentar e usar drogas”.

Durante a solenidade de formatura os alunos fizeram o juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência.
Os formandos cantaram com entusiasmo a musica do programa, considerada por todos como o hino de combate a tudo que é maléfico para uma convivência saudável, tanto na família e na escola, como em toda a sociedade, juntamente com os instrutores do Proerd e os presentes.
Cada criança recebeu um certificado do Programa onde se compromete a ficar longe das drogas.
Durante a solenidade, os presentes, ouviram o hino nacional e acompanharam a entrega de premiações especiais aos alunos vencedores das melhores redações com relatos do que eles aprenderam durante as aulas, os quais foram classificados em 2º e 1º, lugares, de cada escola participante do programa, recebendo premiações de kits escolares e bicicletas.
Confira a relação das escolas participantes bem como dos alunos premiados que se destacaram com as melhores redações em 2º e 1º lugar respectivamente, prêmios e patrocinadores:
Escola Estadual Ana Chaves:
- Laylla Monique Pereira de Oliveira – 1 kit escolar – Supermercado Dumbo
- Mariana Santos – 1 bicicleta – Loja Arco Íris
Escola Estadual Nicodemus de Macedo:
- Barbara Almeida de Souza – 1 kit escolar – Supermercado Dumbo
- Kamila Alessandra Souza Silva – 1 bicicleta – vereador Franco Nero
Escola Municipal Presidente Tancredo Neves:
- Tulio Santos Almeida – 1 Kit escolar – Prefeito Reinaldo Tannús
- Layane do Prado Dias – 1 bicicleta – vereador eleito Alan Couto
Escola Municipal São Vicente de Paulo:
- Tamires Bendito Leonardo da Silva – 1 Kit escolar – Sicoob/Credicampina
- Renato Marinho – 1 bicicleta – Loja Top Center
Colégio Objetivo:
- Francisco Humberto Nunes Oliveira – 1 Kit escolar – Sicoob/Credicampina
- Alessa Alves Azevedo – 1 bicicleta – CDL – Clube dos Diretores Lojistas de Campina Verde
Escola Santa Terezinha – Sistema Positivo:
- José Lucas Azambuja Macedo – 1 Kit escolar – Sicoob/Credicampina
- Guilherme Augusto Oliveira Gurita – 1 bicicleta – Auto Posto Eldorado de Iturama
Escola Municipal Otávio Severino da Silva (Escola Grama):
- José Luiz Souza Lima – 1 Kit escolar – Sicoob/Credicampina
- Cristiane Lopes e Silva – 1 bicicleta – Construrama Ltda  (Iturama)
Escola Municipal Feliciano Antônio de Faria (Fazendinha):
- Alexandre Henrique Oliveira Freitas – 1 Kit escolar – Sicoob/Credicampina
- Eduarda Esthefany Marques Silva – 1 bicicleta – CBT Auto Center (Iturama)
Confira as fotos da premiação:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário