quinta-feira, 5 de julho de 2012

 POR UM PROJETO POLÍTICO CIDADÃO E EVANGÉLICO
 Por Pe. Marcus Alexandre Mendes de Andrade, C.M.

Pensamentos ouvidos, pensamentos partilhados

A Igreja Católica no Brasil está se mobilizando para ajudar os cristãos e demais pessoas de boa vontade a se prepararem para as eleições municipais deste ano de 2012, quando serão eleitos prefeitos e vereadores para os mais de 5500 municípios do país.
Duas frases ditas neste contexto político merecem aqui destaque, uma bem distante e outra bem próxima.
A primeira vem do Arcebispo de Salvador – BA, Dom Murilo Krieger: “A idéia é que os padres incentivem a leitura e a reflexão nos vários grupos. Enfim, queremos que todos tomem consciência, pois estamos preocupados com o seguinte: diante do que aparece na mídia sobre os políticos há o perigo das pessoas descrerem da política, acharem que é uma coisa ruim, quando ela é a arma do cidadão para se defender da corrupção. Se há corrupção é porque a escolha dos candidatos foi errada da parte de quem os elegeu”.

Nesta frase, primeiramente o Arcebispo deixa claro o significado da atuação da Igreja no debate político: longe de ser partidária, a Igreja precisa ajudar a clarear as consciências, especialmente por causa do descrédito existente nos dias de hoje em relação à política. De fato, quando olhamos a televisão, discutimos com os amigos, percebemos as disputas tão acirradas entre partidos e vemos as notícias do mundo político, bate um desânimo até nos mais entusiasmados. Não é à toa que as piadinhas sobre política se multiplicam a cada dia... Isso tudo se deve à decepção do povo.
Mas aí cabe uma pergunta: o desânimo pode nos abater e, por isso, deixaremos a situação piorar? O voto consciente é fundamental neste momento eleitoral! Não votar ou votar de qualquer jeito é a pior atitude que podemos ter. Eleitor, seu voto vale muito! O voto consciente pode mudar os rumos da cidade e do país, pode provocar uma renovação total em todas as esferas da vida pública!
Outro comentário que vale a pena partilhar foi dito na abertura do rodeio na 41ª EXPOVERDE, a exposição agropecuária de nossa cidade. E, diga-se de passagem, entre tantos pronunciamentos de políticos e autoridades diversas, foi este comentário que arrancou do povo ali presente uma entusiasmada e efusiva salva de palmas: “É preciso acabar com esta política safada de Campina Verde”. O comentário depois dessa fala e no dia seguinte era o mesmo: “Que bom ter escutado aquilo”, “Que confirmação o povo deu com os aplausos a esta ideia”, etc, etc, etc... De fato, a partir desse acontecimento, qualquer um ali presente, naquela arena de rodeios, pôde perceber que o anseio das pessoas é por uma política mais justa e honesta, limpa e sem revanchismos, uma política que verdadeiramente não busca interesses particulares nem partidários, mas sim voltada para o bem comum e para o desenvolvimento total de nossa cidade. Nossa esperança agora é para que os aplausos ali dados se transformem em consciência e gerem maior clareza e discernimento nas eleições municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário