segunda-feira, 2 de julho de 2012


Uberlândia - Estudante que fraudou provas poderá disputar novo vestibular da UFU
Primeira fase do processo seletivo está marcado para os dias 4 e 5 de agosto

A estudante Deborah Maia, acusada de fraudar o Processo Seletivo 2012-2, poderá disputar novamente o processo seletivo remarcado para o mês de agosto. Segundo o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Cléber Eustáquio Neves, legalmente não há nada que impeça a candidata, que está inscrita no processo de seleção no curso de Medicina, de refazer as provas de primeira e segunda fases, marcadas para os dias 4 e 5 de agosto, e 18 e 19 do mesmo mês, respectivamente.
“Não há impedimento legal para que ela faça novamente as provas do processo seletivo”, disse o procurador federal.
FRAUDE - O vazamento de 20 questões das duas fases do vestibular da UFU à enfermeira Deborah Maia, aluna do Colégio Nacional, foi confirmado pela Reitoria da UFU, o MPF e a PF, na manhã do dia 24 de junho, quando seria realizado o segundo dia da última fase do vestibular.
Surpreendida pelos policiais federais em casa, na mesma manhã, Deborah Maia teria confessado que recebeu a informação do funcionário da UFU Nilton dos Santos, de 58 anos, é funcionário da UFU desde agosto de 1977, que ontem teve o nome divulgado no Diário Oficial da União, citado como investigado em um processo administrativo instaurado pela instituição.
PROCESSO ADMINISTRATIVO - A UFU instaurou nesta segunda-feira (02/07) a comissão de processo administrativo disciplinar que vai apurar as irregularidades supostamente praticadas por Nilton Batista dos Santos, que resultaram no vazamento do conteúdo das questões das provas da primeira e da segunda etapa.
Em 2008, o servidor foi nomeado secretário da coordenação do curso de Licenciatura em Química, cargo que exercia até a semana passada. Segundo o reitor da UFU, Alfredo Júlio Fernandes Júlio Neto, o servidor ficará afastado de suas funções durante os 60 dias que a comissão tem para investigar a participação de Nilton Santos na fraude que levou ao cancelamento do vestibular.
A portaria de número 736, com os nomes da comissão disciplinar (servidores da UFU Adailton Borges de Oliveira, Alexey Gerkman Kil e João Batista Borges), também foi no Diário Oficial da União. Segundo investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), Nilton dos Santos teria vazado cerca de 20 questões das duas fases do vestibular para a enfermeira Deborah Cristina Silva Maia.
Na tarde de ontem, a reportagem do CORREIO esteve na casa do servidor acusado da fraude, no bairro Minas Gerais, na zona Norte de Uberlândia, mas só conseguiu falar com Nilton dos Santos por telefone. O funcionário da UFU, entretanto, disse que não falaria com a imprensa, pois já havia prestado depoimento aos policiais federais na semana passada. “Não tenho nada a declarar”, afirmou.
 Fonte: Pablo Pacheco - Repórter
Jornal Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário