quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Informativo: PET SHOP “TOCA DO BICHO”
CÃES IDOSOS
Se você tem um cão idoso, este artigo o ajudará a entender suas necessidades especiais, para que permaneça saudável durante a velhice.
Os cães têm basicamente três fases de vida:
1) infância (nascimento até o primeiro ano de vida);
2) idade adulta (entre os 12 meses de idade até aos 7anos);
3) terceira idade.
Temos que levar em consideração que a idade dos cães pode variar muito, dependendo da raça, sendo que animais de raças maiores tendem a envelhecer mais rápido do que as raças menores, embora outros fatores também podem influenciar, lembrando que que os animais começam a sua vida geriátrica a partir 7 a 8 anos idade.
Dentre as doenças mais comuns destacamos:
1) Obesidade - é muito comum em cães idosos, pois são menos ativos que os cães jovens, portanto, é importante oferecer uma alimentação com menos energia (calorias), para evitar o ganho de peso. Neste caso a indicação seria a Ração Sênior e dieta balanceada pelo Médico Veterinário.
2) Artrite - com o passar dos anos os nossos companheiros diminuem seu ritmo e suas atividades físicas, ficam dormindo por mais tempo e apresentam dificuldades de pular ou subir em locais alto (sofá, etc), quando apalpamos na região da coluna, o cão sente dor devido à calcificação nas vértebras da coluna (bico de papagaio), podendo também ocorrer à artrose (desgaste das articulações). Apresentando estes sintomas você deve levar seu cão para efetuar exercícios controlados e apropriados e com a orientação de seu Medico Veterinário.
3) Audição, visão e olfato - podem piorar com a idade, e está ocorrendo quando os animais não conseguem obedecer aos comandos, já que a visão fica comprometida pela catarata, quando observado à luz o olho fica com manchas brancas e a perda do olfato faz com que o animal começa a recusar a comida.
4) Gengivite - inflamação das gengivas, podendo causar a perda dos dentes. Procure dar alimentos especialmente preparados para cães idosos, pois são mais facilmente digeríveis.
5) Incontinência urinária - com a velhice os rins perdem a capacidade de reter a água passando a repentinamente urinar em locais não apropriados.
6) Redução de apetite - cães idosos muitas vezes enfraquecem o apetite e neste caso, devemos insisti-los a comer, a dica para incentivar o seu cão a alimentar é oferecer pequenas refeições, mas com frequência, ou seja, passe a oferecer de duas a quadro refeições ao dia.
7) Doenças cardíacas;
8) Diabetes;
Você é o responsável pelo seu cão, portanto proporcione a ele uma terceira idade digna do melhor amigo que ele é, dando-lhe conforto, mantendo sua cama em locais de fácil acesso a ele, aquecido, livre de correntes de ar e bem acolchoada para evitar a formação de “calos” ou hematomas em sua pele. Mantenha a pelagem de seu cão bem cuidada, isso ajuda a fazer com que se sinta mais confortável e saudável já que a escovação melhora a circulação sanguínea da pele e mantém o brilho da mesma, livres de nós. É importante também observar a perda de pêlos, presença de feridas, pulgas e ectoparasitas (carrapatos). Não descuidar também do tamanho das unhas e esporões.
Leve sua animalzinho idoso para visitar regularmente o seu Médico Veterinário, para ser examinado clinicamente, verificando seu quadro de saúde, sua carteirinha de vacinação e vermifugação.
A perda de um grande companheiro nunca é fácil e aceitar que seu cão não irá durar para sempre é muito difícil, então procure cuidar dele com muita paciência e carinho, para que os últimos anos de seu cão sejam mais confortável e divertido possível.

·       Fernanda Barbosa - Medica Veterinária
Pet Shop Toca do Bicho

Aviso: PET SHOP “TOCA DO BICHO”, informa que atualmente encontram-se com três cães-filhotes de porte médio, disponíveis para doação.
*** Pet Shop “Toca do Bicho” está localizado na Avenida 15 nº 398 – Centro – Fone: (34) 3412-1721 – Campina Verde - MG





Nenhum comentário:

Postar um comentário