terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escola Estadual de Campina Verde foi premiada por ações voltadas para a preservação ambiental
Escola Estadual Ana Chaves conquistou o primeiro lugar dentre as escolas participantes da SRE de Uberlândia
A diretora da Escola Estadual Ana Chaves, Aparecida Urzedo e demais professoras recebendo a premiação 
 
Nos últimos meses escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Uberaba e de Uberlândia que participam do Projeto Escola de Tempo Integral (Proeti) elaboraram e executaram projetos com a temática meio ambiente. A culminância das ações aconteceu na semana passada quando os três melhores projetos de cada SRE foram premiados. Na SRE de Uberlândia a entrega dos prêmios aconteceu na manhã da última quinta-feira (17-11). Nessa Superintendência 21 escolas inscreveram seus projetos.
A Escola Estadual Ana Chaves, de Campina Verde, conquistou o primeiro lugar com o projeto ‘Lixo em defesa da Vida’. As duas turmas da escola que participam do Proeti desenvolveram diferentes ações em defesa do meio ambiente. “Além de palestras sobre a importância do meio ambiente, os alunos participaram de uma trilha ecológica e fizeram sabão e detergente a partir da reutilização de óleo de cozinha”, conta a supervisora da escola Algenira Aparecida da Silva. O sabão feito pelos alunos e distribuído para a comunidade.
Mesmo sendo um trabalho focado para os alunos do Tempo Integral, os próprios estudantes tiveram a iniciativa de disseminar as boas práticas ambientais para os pais e colegas. “Alguns pais comentaram que os alunos falavam em casa sobre a preservação do meio ambiente e sobre consumo consciente. Foi um trabalho que além deles gostarem de fazer também foi repassando para o resto da escola”, completa Algenira. A escola foi premiada com um notebook.  Já a Escola Estadual Alda Motta, de Uberlândia, que faturou o segundo lugar ganhou uma filmadora e a Escola Estadual Sete de Setembro, na cidade de Uberlândia, conquistou o terceiro lugar e ganhou uma câmera fotográfica digital.
Parceria com a Fundação Mapfre - Os projetos foram realizados depois que os educadores das duas Superintendências receberam uma capacitação de profissionais da Fundação Mapfre, que por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação, incentivaram a realização de ações voltadas para a conscientização ambiental.
Informações: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Um comentário:

  1. Esta escola foi fundada pela minha bisavó, Ana Chaves, tenho muito orgulho, na nossa família, um batalhão de professores.

    ResponderExcluir