quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campina Verde terá mutirão de combate ao câncer de pele neste sábado

Médica dermatologista Carolina Dantas que estará realizando o mutirão de combate ao câncer de pele neste sábado em Campina Verde
Neste sábado (19), a dermatologista Carolina Dantas estará atendendo gratuitamente à população, no Posto de Saúde “Dr. Ademar Geraldo de Queiroz”, localizado na Avenida 25, nesta cidade, das 8 às 15 horas.
O atendimento gratuito à população da cidade faz parte da XIII Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
Dermatologistas de todo o País vão realizar exames gratuitos e encaminhar os casos suspeitos de câncer da pele para diagnóstico complementar e tratamento. A campanha acontece simultaneamente em 23 estados e Distrito Federal e, em 2009, entrou para o Guiness, o livro dos recordes, como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia.
Em Minas Gerais, a Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele é coordenada pela regional mineira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-MG) e tem o apoio da Associação Médica de Minas Gerais. Os atendimentos serão realizados nas cidades de Alfenas, Belo Horizonte, Barbacena, Campina Verde, Juiz de Fora e Uberlândia. A expectativa é superar os 2.329 atendimentos feitos no ano passado no Estado.
Na cidade de Campina Verde, a campanha teve inicio no ano de 2009, através da iniciativa da médica paulista, Carolina Dantas que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia e também da equipe do Instituto de Estética “Harmonia”, localizado em Sorocaba-SP que, atendendo um convite do contador Rondon Paulo, amigo particular da médica e membro da Loja Maçônica desta cidade, entidade parceira do evento, iniciou este atendimento, beneficiando sobremaneira a população local e teve a adesão da Secretaria Municipal de Saúde a qual oferece suporte necessário para o atendimento. 
“O objetivo do mutirão é avaliar pacientes que apresentam suspeitas de câncer de pele, ou seja, uma triagem para descobrir o numero de casos da doença no município e com estes resultados em mãos iremos encaminhar estes pacientes para tratamento já que, quanto antes for detectado o câncer da pele, maior são as chances de cura”, informou a médica Carolina Dantas..
A médica adverte que uma das maneiras de prevenir o câncer da pele é o uso de bonés ou chapéus de abas largas, roupas e filtros solares e a não exposição ao sol de maneira excessiva, entre os horários das 10h às 16h, período em a radiação ultravioleta é mais intensa. “De acordo com a recomendação da Academia Americana de Dermatologia, a aplicação de produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 e Radiação Ultravioleta (UVA) 15 é o mínimo necessário para uma proteção solar adequada”, informou ela.

                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário