segunda-feira, 20 de junho de 2011



Campina Verde - Cavalgada contagiou os campinaverdenses e abrilhantou as festividades da 40ª Expoverde

Cerca de 1500 cavaleiros e acompanhantes participaram na manhã do último domingo (dia 19) da Cavalgada que abrilhantou as festividades da 40ª Expoverde – Exposição Agropecuária de Campina Verde que acontece de 17 a 26 de junho. A cavalgada teve início às 9 horas da manhã saindo da Praça da Igreja Matriz, percorrendo as principais ruas da cidade até o Parque de Exposições “Homero Santos”, onde chegou por volta das 12:30 horas.
Uma belíssima atração durante a cavalgada, assim como nos anos anteriores, é a apresentação da Fanfarra da Escola Estadual “Nossa Senhora das Graças” que abre a cavalgada e faz apresentação durante todo percurso, numa demonstração de integração, valorização e sintonia do produtor rural com a educação e cultura.
Um fato que mereceu destaque durante a realização da cavalgada neste ano, além da excelente organização que contou com a participação efetiva dos diretores do Sindicato Rural, foi a participação do Presidente do Sindicato Rural, Rondon Paulo de Faria Silveira que dispensou todos os meios de locomoção disponível e acompanhou todo trajeto da cavalgada caminhando pelas calçadas cumprimentando e agradecendo a população que foi de forma maciça para as ruas prestigiar e acompanhar a passagem  das comitivas.

Outro fato interessante foi a concentração de vários grupos de amigos que se organizaram em diversos locais, montando estrutura de camarotes com mesas, cadeiras, churrasquinhos e variados petiscos, bebidas e muita festa para prestigiar a passagem das comitivas.
Esta foi a sétima cavalgada que acontece durante a realização da Festa de Exposições em Campina Verde que contou com a participação de 24 comitivas deste município e dos municípios de Ituiutaba, Prata, Iturama, São Francisco de Sales, Itapagipe, Frutal, Colômbia (SP) e Caçu (GO).



Os tropeiros, compostos por integrantes de variadas idades, montados em belos animais ou em charretes e carros de bois desfilaram para um grande público muito animado que lotou as principais ruas da cidade e que depois seguiram para o Parque de Exposições, onde as comitivas foram recepcionadas com uma grande festa de confraternização e com a apresentação ao vivo da dupla Geraldo Viola e Paranaense.
De acordo com os organizadores, a realização da cavalgada é uma maneira de resgatar a história de Campina Verde e região revivendo esta época dos tropeiros. “Todos temos origem de peões e de vaqueiros, pais, filhos ou netos, portanto, cada um de nós tem uma história de nossos familiares que percorriam a extinta estrada boiadeira em grupos de peões de boiadeiro, montados em mulas e burros e em cavalos” ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Rondon Paulo de Faria.
Ao adentrar o recinto do Parque de Exposições houve a benção da cavalgada e da festa, proferida pelo pároco, Pe. João Donizete Dombroski e ao terminar houve a premiação para diversos itens da cavalgada, ficando assim classificadas:

COMITIVA MAIS ORGANIZADA – Só Lembranças

AMAZONA A CARÁTER – Fazenda Fortaleza

CAVALEIRO A CARÁTER       - Só Lembranças

CAVALEIRO MAIS VIVIDO – Fazenda Fortaleza – Lázaro Inácio Costa – 77 anos.

AMAZONA MAIS VIVIDA – Fazenda Fortaleza – Maria Aparecida Costa – 78 anos.

AMAZONA MIRIM – Fazenda Fortaleza, Taynara Alves Paula – 2 anos.

CAVALEIRO MIRIM – Comitiva Pede Pá Caí – Guilherme Santos Ribeiro – 3 anos.

COMITIVA MAIS DISTANTE – Clube dos Cavaleiros do Vale do Rio Grande – Colômbia – SP.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:
- Comitiva Rancho dos Tropeiros – Frutal – MG.

Houve ainda a participação especial da comitiva do Sindicato Rural de Campina Verde, a qual teve como integrantes, diretores e associados da entidade e as participantes do concurso de Rainha da 40ª Expoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário